Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 10 de março de 2012

O Amigo, Francisco e a aventura "Montesperanza"


Por vezes desperto pela madrugada com uns violentos solavancos, é o mar que lá fora faz das suas graças, um pouco de vento e está tudo virado ao contrário, é uma bailarina esta dama de vestido negro, que com sua proa navega por estes mares pirateados, com piratas dos tempos modernos.

É uma nau que a todo o pano rasga as ondas que quebram violentamente na sua proa, um sorriso no rosto me despertou, durante a noite enquanto estava a descansar, das 4 ás 8 da manhã, entraram no meu quarto, e pimba, o resultado é o que está numa das fotos, puseram-me aquilo na porta, hahaaah, entre muitas outras partidas, afinal sou praticante de piloto, e isto faz parte!

 (©) Copyright texto e fotos: Francisco Nunes, Madeira.

22 comentários:

Victor disse...

Francisco: Começa a pensar em escrever um livro de crónicas. É um prazer ler os teus posts e ver as fotos, sempre acompanhados de um cheirinho a poesia. Se tens um blog onde costumas fazer o relato de tuas viagens dá-nos o endereço.
Cumprimentos da Madeira.

Manuel disse...

Amigo Victor, o Francisco colabora habitualmente com este blog que também é dele. Se o Francisco tivesse em terra de certeza que lhe respondia, mas nesta altura navega no mediterrãneo e nem sempre tem acesso à net.
Talvez ele decida fazer um blog, ou então escrever um livro com as suas crónicas.
Um Abraço,
Manuel

Vera Gomes disse...

O Francisco afinal de contas é um marinheiro cheio de habilidades, fotografa momentos maravilhosos e ainda nos delicia com uma poesia com sabor a mar, eu apostava num diário de bordo ...
Se todos os jovens fossem como ele a reforma era necessária mais cedo do que o previsto.
Fico sempre muito feliz, quando leio os relatos por ele elaborados porque mostram que o trabalho afinal não é um emprego mas sim uma paixão.

Obrigada por partilharem,

Cumprimentos Vera Gomes

Manuel disse...

Boas Vera, exactamente para o Francisco isto não é trabalho é mesmo paixão.
Cumprimentos,
Manuel

Anónimo disse...

Este rapaz, e simplesmente das melhores pessoas que conheço, tem uma força de vontade e um conheciemnto, e sem duvida uma pessoa plena.


Um beijinho meu querido

Joana Lopez

Anónimo disse...

Uma pessoa, um ser com um coraçao do tamanho do Mundo, es um ser lindo "Francisquinho".


Beijinhos

Andreia Silva Sousa

Manuel disse...

Andreia e Joana, Obrigada pela visita a este blog que também é do nosso Amigo Francisco, o nosso amigo está navegando não consegue ter um normal acesso à net, mas lhe direi que voçês gostaram do seu post.
Cumprimentos
Manuel

Anónimo disse...

Não deve have melhor sensação do que ir para o trabalho com um sorriso na cara. Deviamos fazer uma compilaçao dos mails do francisco, daria um excelente guia para ensinar o que é uma paixão.

Grande abraço para o rapaz que me ensinou a velejar e a amar cada vez mais o mar

Nuno André (Jasmins)

Renato Barros disse...

Ainda vai ser o comandante do principe

Anónimo disse...

Es um orgulho meu querido anjinho.

Beijinhos muito muito grandes para si, menino expecial:P


Ana Carolina

Anónimo disse...

Que surpresa agradavel, estava andando pela internet e deparei-me com uma carinha laroca, que por sinal, tâo bem conhecida:P

da gosto ver o quanto lutaste para chegar a onde estas, sinto-me orgulhosa por te conhecer, apesar de nunca mais termos falado, aqui a uns dias atras tentei te ligar mas o teu telemovel estava sempre desligado, agora sei porque, estas, foste atras do teu maior sonho:P

Adoro-te Francisquinho:P

PS. Tenho saudades tuas seu peste :S:S:S


Maria Ines M.A. Gomes

Victor disse...

O "Montesperanza". Mais um navio registado na Madeira. Alguns senhores "iluminados" que são contra o registo MAR (por razões que até me escuso a comentar) que vão pensando um dia se o mesmo acabasse, quantos navios deixavam de hastear a bandeira portuguesa por esse mundo fora. Deixávamos de contar sequer para as estatisticas. Sempre disse, o pior inimigo do português é o própio português.

Manuel disse...

Caras Ana Carolina e Maria Inês, vou reencaminhar os comentários para o mail do Francisco, ele ficará certamente contente.
Em principo hoje à noite o Montesperanza irá passar por gibraltar, vou ver se o consigo apanhar no localizatodo.
Cumprimentos
Manuel


Amigo Victor, diz e diz bem, esse iluminados devem ter pensado isso numa daquelas muito produtivas conversas politicas, que fazem este país ir no sentido do abismo.
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Lembras-te quando me levaste a passear de veleiro? que eu nao queria porque tinha medo e tu naquela noite enganaste-me e fomos ter a marina com um pretexto de ires la buscar algo, mas afinal:P
Pois eu lembro-me dessa noite, foi tao giro e divertido, depois acordar atados a uma boia no cabo girao pela manha, com o som do mar a bater nas pedras da praia, uiii, tenho saudades desses pequenos momentos que so quem è teu amigo e que conhece e sabe dar valor, porque so os vive contigo, mas em breve estaras de volta, e ja sabes, nao me escapas:P


Beijinhos

Nancie Silva

Obrigado ao autor do blogue por postar sobre esta pessoa humildemente maravilhosa.

************************

Manuel disse...

Boas Nancie, obrigado pela visita, não tens que agradecer, faço-o com imenso prazer, como disse antes este humilde blog também é do Francisco e de todos os que fazem parte dele, seja colaborando com fotos ou simplesmente comentando, este serve principalmente para unir pessoas.
O Francisco não o conheço pessoalmente, mas falo com ele por mail e telefone, tem uma característica que aprecio numa pessoa " è apaixonado pelo que faz" e admiro-o por isso.

Para ti e para todos os Amigos e Amigas do Francisco,
Um Abraço com Amizade

PS: Se forem ao Localizatodo o navio já passou Gibraltar.

Manuel disse...

Boas Nancie, obrigado pela visita, não tens que agradecer, faço-o com imenso prazer, como disse antes este humilde blog também é do Francisco e de todos os que fazem parte dele, seja colaborando com fotos ou simplesmente comentando, este serve principalmente para unir pessoas.
O Francisco não o conheço pessoalmente, mas falo com ele por mail e telefone, tem uma característica que aprecio numa pessoa " è apaixonado pelo que faz" e admiro-o por isso.

Para ti e para todos os Amigos e Amigas do Francisco,
Um Abraço com Amizade

PS: Se forem ao Localizatodo o navio já passou Gibraltar.

Anónimo disse...

Grande Francisco. A essa bailarina vestida de negro correlhe sangue puro nas veias. Mais uns quantos como tu para voltarmos a ter marinha a sério. Um navio vale pela sua tripulação. Assim como um país vale pelo seu povo... Os melhores sonhos são os realmente vividos e tu começas-te o teu grande sonho. Defende e honra a nossa cruz de cristo, à muito, esquecida nos museus e despojada de todo o valor histórico e espiritual. Nacionalismos .... eu sei!
Boas viagens.
Brown Fox

Anónimo disse...

Vivas a todos e em especial para o Grande Francisco e sua bailarina vestida de negro.
Mais uns quantos como tu para fazer reviver a nossa marinha, fazer com que mais bailarinas sejam percorridas com puros sangues. Honrar a nossa Cruz de Cristo, à muito, esquecidas nos museus e á muito despojadas do seu real valor histórico e espiritual. Um navio vale pela sua tripulação, ..., assim como um país vale pelo seu povo.
Começas-te a viver o teu grande sonho, só assim interessa sonhar.

"Safe voyages"
Carlos (from Funchal).

Manuel disse...

Carlos e Brown, obrigado pela visita, em breve mais um post do Francisco.

O Montesperanza já passou gibraltar.

Um Abraço,
Manuel

Ana J.R disse...

Oiiiiiiiiiiiiiii Francisco, não é a toa que você é bonito. É bonito por fora e por dentro.Nossa! as pessoas gostam muito de você,você é muito querido pelos amigos,parabéns! Agora estou lhe entendendo, as suas fotos,o que você fala,quando diz que é muito expressivo. Você é um ser humano muito especial, você é do mar, do céu, da terra, dos ventos, da natureza, você é um ser muito iluminado mesmo. E quando você escreve, você exprime todo o seu sentimento pela vida, pelo prazer de viver e a felicidade está estampada na sua face.Mais uma vez parabéns,pela sua pessoa e deixar-me fazer parte dos seus amigos, beijinhos brasileiro.:) Ana JR.

E. e C. disse...

Francisco...

Suas palavras tem o poder de nos acariciar a alma. Sempre tão profundas, tão simples e tão verdadeiras.
Amo seu jeito de enxergar a vida, essas pequenas coisas que nos constituem enquanto seres humanos, mas que muitas vezes, nem sequer conseguimos enxergar.
Seus textos são tão doces e cativantes quanto você é.
É possivel visualizar o brilho dos seus olhos através de suas palavras. De sentir a vida que emana de você.

Te adoro muito, aquele um pouco mais e mais a cada dia, que vc já sabe bem. =D

Um beijo grande querido acaso do meu destino. Obrigada por fazer parte dos meus dias.


Eyla Campos

Manuel disse...

Olá, o nosso amigo Francisco nesta altura espera para passar o canal do Suez, mas os vossos comentários já seguiram nas linhas da net rumo ao pc do montesperanza.
Saludos,
Manuel