quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O nosso N/P "Ponta Delgada"


N/P "Ponta Delgada", chegando ao porto da cidade que lhe deu o nome.
O N/P "Ponta Delgada",  apresentações, pois a maior parte dos açorianos ainda o recordam com saudade. Para mim este navio tem um valor especial, não por ter viajado muito, mas por ter feito nele a única viagem na companhia do meu pai. Certamente que muitos açorianos terão pelas mais diversas razões, um sentimento especial por este navio, que infelizmente deixou de existir.
Quem sabe se este não poderia ter sido remodelado e aproveitado para efectuar cruzeiros inter-ilhas?
Esta foto é pertença da colecção do nosso Amigo e Colaborador no Canadá, Paulo Renato, e é da autoria de um tio de nome José Soares, S. Miguel, Obrigado pela partilha!
(©) Copyright foto: José Soares, S. Miguel / Colecção de Paulo Renato, Canadá.

8 comentários:

João Bettencourt Mendonça disse...

PONTA DELGADA. Era um excelente navio, quando se viajava com bom tempo. Viajei nele até aos meus 16 anos e recordo-me do intenso cheiro quando vinha de S. Miguel carregado com ananases e a excitação que me causava, ao almoçar no seu restaurante, a caminho do Faial.

Em dias de mau tempo era aterrador o seu balouçar e o embarque e desembarque nas lanchas. Marcou-me especialmente uma viagem da Terceira para a Graciosa, quando não foi possível fazer o desembarque na Graciosa e seguimos viagem até S. Jorge. Imagine-se as condições do mar naquele dia.

Apesar de tudo ainda hoje seria inovador, pois o seu serviço era ANUAL.

Parabéns Manuel pelas recordações que vais relembrar a muita gente.

silva disse...

Infelizmente, a política do avião naquele tempo, fez com que o transporte marítimo de passageiros deixasse de ter importância. Estranhamente, os políticos que abandonaram o transporte marítimo agora são os primeiros a criticar as decisões do governo.

Elvio disse...

Boas Manuel
Embora não tivesse conhecido o navio pessoalmente, fiquei mt triste quando o vi afundado atracado em Lisboa, mais um que ja era. Pensei. Ficam as recordaçoes para quem la viajou, Espero que não aconteça o mesmo ao Funchal, mas pelo andar da carroça parece que vai ter um fim identico.
Abraço
Elvio

Mário Silva disse...

Viva Manuel, não podia deixar de comentar este teu post com um cheirinho nostálgico. Foi neste navio que fiz a minha primeira viagem de barco, da Terceira para S.Jorge, com passagem pela tua terra, desembarques e embarques com lanchas. "rolava" um bocado mas com uma linha tipo o paquete Funchal, conheces alguem dos Açores que não conheça este navio?

Manuel Bettencourt disse...

Amigos obrigado pelos vossos comentários, desculpem a demora em responder mas não foi possivel mais cedo.
Um Abraço
Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Jovem, hoje vou-te enviar material "virgem" :)
é verdade amigo um navio que nos diz muito!
Saludos
Manuel

Fernando Henriques disse...

Amigo Manuel boa noite desculpe pele minha ausencia do seu sempre simpatico blog,hoge ao ver o navio Ponta Delgada nao podia deixar de testemunhar aminha tristeza pelo fim que deram a um navio que optimo serviço prestou as nossas ilhas e que em muito dependiam dele.Muitas viagens fiz rolava e verdade mas unia as ilhas de verao e inverno ,e agora cmo sabemos no inverno nao ha nada.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Fernando Henriques, faço minhas as suas palavras, é sempre um prazer a sua presença por cá!
Abraço
Manuel