terça-feira, 21 de abril de 2015

Vianadecon SA remodelou os interiores do, "Express Santorini",





















© Copyright fotos: Rui Minas Agostinho, Lisboa.
Apresentamos uma excelente e alargada reportagem fotográfica da autoria do Amigo, Rui Minas Agostinho, que documenta a recente remodelação de interiores efectuada no ferry, "Express Santorini", pela empresa, Vianadecon SA. Com uma nova imagem interior, o navio prepara-se para dia 7 de Maio dar início a mais uma operação ferry nos Açores ao serviço da empresa pública, Atlânticoline.
História do ferry,  "Express Santorini" 
Dia 12 de Setembro de 1973, nos estaleiros, Dubigeon, ille de Nantes, França, o N/F "Chartres" (casco nº 137), desce a rampa e entra na água pela primeira vez. O, "Chartres" foi encomendado aos estaleiros Dubigeon, pela SNCF (Société Nationale dês Chemins de fer Francais), nasce assim um ferry com a acrescida capacidade de transportar vagões dos caminhos de ferro na ligação entre as margens do Canal da Mancha, as suas origens são uma das razões para a sua robustez, ainda hoje o navio possui os carris dos caminhos de ferro no seu car-deck. De forma simplista este (e outros) foi um dos antecessores do Euro túnel.

O, "Chartres", foi renomeado de,  "Express Santorini" (1993), pertence actualmente à Portucalence Shipping Company, com sede em Piraeus, que o adquiriu recentemente à Hellenic Seaways, sendo gerido pela, Hellenic  Shipping Transportes Lda., estando nos últimos anos durante o Verão a operar nos Açores ao serviço da Atlânticoline. Este ferry têm uma já  longa história (foi entregue à SNCF a 9-1-1974) , e efectuou desde então ligações entre as margens do Canal da Mancha, até ao transporte de tropas para a primeira guerra do Iraque, evacuação de estrangeiros da Líbia,  e claro o serviço na Grécia e Açores.

Se o, "Express Santorini", mantém-se em actividade infelizmente os estaleiros que o viram nascer fecharam em 1987, o primeiro estaleiro naval da família Dubigeon foi criado em 1760 por Julien Dubigeon, carpinteiro de profissão. No final do sec. XVIII, Nantes torna-se o primeiro porto de comercio francês, e isso contribuiu para o desenvolvimento da vila e para a prosperidade dos armadores de Nantes, com o consequente desenvolvimento do transporte marítimo o estaleiro Dubigeon também foi crescendo, tendo transformado-se num nome de destaque na construção naval. Para preservar esse orgulhoso passado histórico, a edilidade recuperou a zona dos Chantiers Dubigeon, criou-se a Maison des hommes et des Thécniques ( uma espécie de museu), e foi também restaurada e adquirida pela edilidade a grua TITAN.
Fontes: Commons Wikimedia;Wikipedia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite Manuel,

Eu pensava que s nova cede do Express Santorini ficava no Funchal e nao na Grecia.

Abraco,

Paulo Peixoto

Manuel Bettencourt disse...

Boas Paulo,

Hellenic Shipping Transportes Lda, é que tem sede no Funchal, mas posso estar errado.

Abraço
Manuel

Anónimo disse...

Boas,
Essa Portucalense Shipping Company tem alguma ligação a Portugal?
Abraço