Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

domingo, 23 de agosto de 2009

HSC "Bencomo"- SC Tenerife

Este HSC " Bencomo" foi dos primeiros post deste blogue, porque na altura me fascinou o design do navio, mas tambem a rapidez com ele efectua as suas operações no terminal da Fred Olsen em Santa Cruz de Tenerife, um terminal dedicado apenas a passageiros da Fred Olsen que já teve nos Açores o ferry "Bajamar" ao serviço da Açorline.
O facto de este terminal ser especifico, faz com que a Fred Olsen tenha duas escadas de passageiros no cais perfeitamente adaptadas ao navio, e sendo duas permite maior rapidez no embarque e desembarque de passageiros.
Para o embarque e desembarque de viaturas e camiões, existem três rampas ro-ro, o que permite uma rápida operação relativamente a viaturas, o parque de viaturas para embarque como se pode ver nas imagens fica logo na popa do navio, perfeitamente ordenado, o que também contribui para a eficiência. A operação deste navio entrar no porto e sair dura cerca de 20 minutos.
Felizmente, nos Açores vão surgindo nos portos cais dedicados exclusivamente a passageiros, como é o caso das Portas do Mar, em Ponta Delgada, o cais ferry em Santa Maria ( este em obras), na Horta também irá ter um cais especifico, no porto da Praia da Vitória dispõe de um cais com gare marítima e rampa ro-ro. Como Jesus disse " nem só de pão vive o homem" isto para dizer que nem só de navios se faz o transportes marítimos de passageiros, sendo também importante as questões de logística relacionadas com esse transporte.
(©) Copyright fotos: António Saez, Tenerife.

Sem comentários: