sábado, 19 de junho de 2010

Adeus, Southern Cross.

A plataforma Southern Cross abandona Tenerife depois de uma comprida estadia de 18 meses -em vez dos três que tinha inicialmente previsto- para proceder a revisão, manutenção e modernização. durante este longo tempo se transformou em um ícone inseparável do porto de Santa Cruz (de acuerdo con MM
Bettancourt), presidindo a cena portuária.

Com vários dias de antecedência chegam os espetaculars rebocadores de altura Sea Bear (de apoio) e Sea Wolf (que realizasse o arraste) ambos com aproximadamente 74 mts de comprimento, 15.000 cv e um espetacular bollard pull de 185 mt. Os vemos no dique do leste a manhã da quinta-feira passada.Participam os dois Sea junto com o Boluda Mistral (vermelho, encarregado de rebocar-lo ao exterior do porto) e os VB Canárias e VB Risban que lo separam do dique.
Uma vez a plataforma se encontra no exterior, o Sea Wolf se encarrega do reboque, quando chega o HSC Bencomo procedente de Agaete. Se soma o Sea Bear para dirigir-se para o litoral de Túnis em onde os navios situarão a plataforma petrolífera. O viaje para a uma velocidade de quatro nós, durará mais de duas semanas.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

4 comentários:

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Saéz Obrigado, por esta janela virtual sobre o bem eestruturado porto de Santa Cruz de Tenerife e por nos permitir ver estas belas imagens da saida da Southern Cross, sinceramente deixa-me saudades esta plataforma.
Também consegui ver o meu Catamarã preferido.
Um Abraço
Manuel

Rui Carvalho disse...

Caro António S.

Salu2

Realmente já fazia parte da paisagem de Tenerife, ao ponto de quase não nos apercebermos de que a Southern Cross ali estava.
Interessante foi a manobra de saída com a coreografia dos rebocadores.
Espetacular.

Abraço

Rui Carvalho

P.S. - Foi o seu amigo piloto que fez a manobra de saída ?

antonio sáez disse...

Queridos amigos, Gracias por las amables palabras. No sé si fué Vicente quien realizó la maniobra, pero es dificil, pues creo que hay un total de diez pilotos en Santa Cruz. Un abrazo.

paulorenato disse...

simplesmente magnifico este trabalho fotografico,gostei em particular de ver estes "grandes" rebocadores.
Um abraco
Paulo