Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 22 de junho de 2010

Draga "Ilhéu da Mina"




Tal como aconteceu o ano passado, a draga "Ilhéu da Mina" visitou-nos com o objectivo de descarregar areia para reposição do areal da praia, o transporte da areia e colocação na praia ficou a cargo da empresa local Gracitrans, enquanto que todo o processo é da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.
Foto arquivo-2009

4 comentários:

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Devo lembrar que cada tonelada de areia colocada na praia da Graciosa vai por acção do mar assorear o porto comercial.
Se a maioria dos Graciosenses considera por ignorância normal que colocar areia na praia é uma coisa boa, dizemos nós que é mau e que a natureza trata de corrigir o que os humanos de errado fazem.
A praia desapareceu por nossa intervenção e nada do que artificial façamos corrige isso - apenas agrava.
Quando se contruiu o porto destruiu-se a praia - ponto final !

Abraço

ErrE

Manuel disse...

Amigo Rui, concordo contigo quando dizes que destruimos a praia com as obras que foram feitas, mas neste momento acho que se têm que repôr o areal pois faz falta, quanto ao futuro como tu dizes talvez passe pela contrução de uma protecção á praia, ou então talvez dragar na baia e coloca-la na praia.
Quando se falou na contrução do porto de pesca como tua sabes havia quem fosse contra a sua localização, pois implicou a destruição de uma praia, eu na altura era a favor da contrução naquele local hoje digo-te que estava enganado, ficamos sem a praia, por enquanto não temos local para barcos de recreio, parece-me que o porto está limitado em termos de futuro, pois a frota de pesca têm crescido em numero e tamanho, e como falamos hoje o acrescentar da cabeça do molhe do porte de pesca pode interferir com o porto comercial nomeadamente com a construção da rampa ro-ro.
Vi à algum tempo atrás um desenho de uma construção que visava proteger a praia e criar uma marina, vou tentar falar com o autor ou patrocinador do desenho talvez ele aceite divulgar o desenho públicamente.
Abraço
Manuel

Emanuel Sousa disse...

Boas Manuel, mais uma vez parabens pelo video e tambem a foto.
Gostava só de divulgar a minha opinião quanto à areia colocada a cada ano na praia: acho que é bom se remedear os erros que se cometeu no passado talvez até por se pensar que não haveria consequencias tão graves, talvez seria bom que se estuda-se, se a areia está a assorear o porto talvez devia sê bombeada de volta para a praia.

Manuel disse...

Amigo Emanuel, também pensei que não haveria consequências tão graves. Hoje dou grande importancia à nossa praia pois uma praia em termos de turismo é sem duvidas uma mais valia.
Abraço,
Manuel