Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Novos navíos Armas.

Saliendo de la ría de Santander auxiliado por Clara B.
Llegada ría de Vigo. (©) Javier Alonso, Vigo.
No dia 29 de Dezembro 2010 finalizaram os trabalhos de pintado do Volcán del Teide nos astilleros de Astander. Vemos ao navio com a sua nova imagem, baixando por ría santan derina auxiliado pelo rebocador Clara B. Após o seu travesía pelo Mar Cantábrico entra às 0800h do dia 30 em ria-a de Vigo, onde embarca pessoal de H. Barreiras para efetuar provas de mar ao sul das ilhas Cíes. Em ditas provas atinge uma velocidade de 28,4 nos.
Este navio servirá a partir de Março o enlace Canárias Huelva. Ao finalizar os trabalhos de construção do seu gémeo, o V. de Tinamar, entrará em substituição do V. Tijarafe na linha Canárias Portimão (via Funchal). A compañia não clarificou se terá uma extensão às Açores. Segundo indica JC Díaz Lorenzo, tal vez tenhamos que esperar à próxima construção, planeada ao efeito, de um navio de dimensões mais reduzidas. Armas encarregou a astilleros de Bilbao um pontón adequado à rampa dos novos ferries.
Em relacionamento com os novos navios devemos fazer notar que dispõem de uma proa redesenhada mais adequada para navegar estas rotas em época de inverno.
(©) Imágenes facilitadas por N. Armas. Fuentes: N. Armas y Diarios Nacionales.
(©) Copyright texto y captura LTodo: Antonio Sáez, Tenerife.

11 comentários:

Anónimo disse...

Então quer dizer que não vamos ter os Volcan tijarafe nos Açores!

amg disse...

nos "Açores", não; em Ponta Delgada ... talvez. Mas tenho dúvidas. É que este armador que opera no Atlântico não tem navios multicasco....

Bom Ano, amigo Manuel.

antonio sáez disse...

Naviera Armas no ha comunicado sus planes respecto a las Azores. Está tratando la financiación para construir un buque más pequeño. Veremos si se filtra información al respecto. Gracias por su interés

Manuel disse...

Caro Amigo António (amg) também acho que este armador a navegar para os Açores será apenas para PDL, mas as minhas miores dúvidas vão para as questões logisticas, como por exemplo onde irá atracar? parque para os trailers? quem irá trazer os passageiros até PDL? como chegará carga rodada das outras ilhas até este ferry? virá nos porta-contentores?.
Quero dizer que seria mais fácil a Armas operar nos Açores se existi-se um serviço ferry ligando todas as ilhas todo o ano.
Mas se calhar a Armas apenas se interessa pelo mercado de S. Miguel.Bem temos que esperar para ver o que acontece.
Um Bom Ano também para Si e sua Familia,
Um Abraço,
Manuel

gonçalo costa disse...

O Armas tem que vir para PDL... dou só um exemplo, estou a pensar comprar um carro novo e pedem-me cerca de 800€ para ser descarregado em PDL, se já existisse ferry, com carga rodada, o carro era descarregado em Lisboa dava umas voltas de ferias no continente e depois pagava menos de 200€ para o pôr em PDL....isto é so um exemplo do que de positivo pode ser a vinda do Armas para os Açores....

Manuel disse...

Boas Gonçalo, tens razão, mas as minhas duvidas são em relação a questões logísticas, mas eles lá saberam poderar e resolver essas questões.
Quanto ao preço do carro, é uma questão de tentares negociar com os armadores, pode ser que consigas um preço melhor.
Abraço,
Manuel

DavidB disse...

Respondendo ao Gonçalo : O armas nao tem autorizaçao de transportar carros sem matricula , por isso os preços de carros novos nos açores tal como aconteceu na Madeira nao mudariam .
Mais sempre podes ir ao continente comprar um carro novo e vir com ele (matriculado) no armas .
Aqui na Madeira muita gente aproveitou o armas entre muitas coisas para trazer carros usados e maquinaria para revenda ou para consume propio

Mudando de assunto, parece que a minha teoria sobre a soluçao para as ligaçoes Funchal/PontaDelgada ser num ferry mais pequeno sera a mais provavel .
Uma coisa que estive a pensar , so ira haver continuaçao da linha por ex para a ilha Terceira se o Armador conseguir fazer todas estas ligaçoes incluindo a Madeira numa semana .
O ferry tem de chegar a Madeira no mesmo dia da semana que chegara o Ferry que vem do continente para poder haver troca de mercadorias e passageiros .
Mais aqui levanta-se um problema a Madeira tem de ter uma 2º ligaçao com o continente e esta ligaçao nao pode incluir canarias, para o ferry chegar do continente descargar a carga e passageiros , cargar nova carga e passageiros ( Madeira +Açores) e voltar para o continente.

Mais como o Armas traio a Madeira levando o novo ferry para a linha de Huelva eu acho que vai demorar muito a concretizar-se , com muito pena minha que via esta nossa uniao como salvaçao da economia da Madeira e dos Açores .
Mais como o Armas cheiro €€€€ foi para Huelva .

Manuel disse...

Meu Caro Davidb, Obrigado pelo seu comentário, muito interessante, e bem explicado. Já tive mais esperança em ver o Armas nos Açores, se vejo na minha opinião algumas dificuldades logísticas, vão certamente surgir mais algumas.
Pensando na ligação comercial entre os Açores e Madeira, que actualmente é feita pela Transinsular, acho que a Boxlines poderia no futuro ter uma palavra a dizer uma vez que é um armador Madeirense e que opera nas linhas insulares, contudo também seria preciso saber se existe movimento de carga, para novas ligações.
Como bem diz o Davidb, temos que esperar por novas consruções do Armas, e isso ainda está longe.
Abraço,
Manuel

DavidB disse...

Pelo que li o Estaleiro de Vigo tem contratato para fazer mais 2 Ferrys para o Armas , estes seriam gemeos e seriam mais pequenos que o Teide/Tinamar.
Tambem li que o 1º destes Ferrys começara a ser feito no 2º Semestre deste ano .

Ja´ que gosta bastante de barcos e Ferrys como eu aconselho a ver este forum vai delir com tanta informaçao e imagens

e´ muito bom e muito completo e so mostra como Portugal esta´ atrasado relativamente a Espanha

http://fotosdebarcos.com/index.php

nao se esqueça de ver a parte referente a Ferrys

http://fotosdebarcos.com/viewforum.php?f=23&sid=8480ce00712f1cb03f667effa0594a8a

Manuel disse...

Mais uma ez Obrigada, pelos links, e pela sua informação. Considero que os comentários fazem parte do post, e neste caso os seus e felizmente dos outros que aqui comentam, são mais valias para este blog.
Vou ver bem este tema e talvez faça um post.
Abraço,
Manuel

antonio sáez disse...

En Julio 2010 en ocasión de la botadura del V Teide el pres de N Armas hizo declaraciones a madeira travelnews que revelan parcialmente las intenciones de la Naviera. http://www.madeiratravelnews.com/?p=1466

No se cita expresamente a Azores, pero el 3er buque por encargar a Barreras va a ser más pequeño (menos de 140mts). Una posibilidad es que el Tinamar cubra Canarias Funchal Potrimao. La nueva línea a Lisboa (o Sines o Setúbal) puede ser con el Tijarafe -o el nuevo 3er buque- desde PDL -Fnc- Lsb. sin pasar por Canarias. Fnc tendría así dos conexiones con el continente -una el sábado y otra en 3ªF (ejemplo)y Azores una-.
Está prevista la botadura del Tinamar para este 20 de Enero. Esperemos nuevas declaraciones de Armas, y la concreción de las características del nuevo buque. Saludos a los participantes en el blog (redactores y comentaristas).