Mais um vídeo que demonstra o forte temporal que se abateu sobre o porto de Ponta Delgada, no dia 27 de Setembro. O filme publicado é da autoria do Sr. Cmdte. Francisco Borralho,que abordo do seu N/M "Furnas" foi registando momentos impressionantes. Agradeço a Simpatia e Generosidade do Sr. Cmdte Franscisco Borralho, em partilhar com todos nós o seu filme.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
N/M "Madeirense 3" zarpando de Ponta Delgada
N/M "Madeirense 3" zarpando do porto de Ponta Delgada dia 28 de Setembro, depois de ter enfrentado no dia anterior o forte temporal que se abateu sobre o porto micaelense ( Vídeo).
(©) Copyrights fotos: António M Dias de Simas, S. Miguel.
O Ministério da Defesa pediu ao Governo dos Açores para interceder no caso do concurso público lançado pela empresa Atlânticoline para a construção de dois ferries
O Ministério da Defesa pediu ao Governo dos Açores para interceder no caso do concurso público lançado pela empresa Atlânticoline para a construção de dois ferries porque os critérios excluem os estaleiros de Viana do Castelo e qualquer empresa nacional.
“Num procedimento que infelizmente é já recorrente, a empresa Atlânticoline, SA repete o lançamento de concursos para a construção de navios cujos requisitos inviabilizam, pura e simplesmente, a possibilidade de os ENVC [Estaleiros Navais de Viana do castelo], mas também de qualquer empresa nacional, a eles concorrer", lê-se num carta dirigida ao secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, a que a agência Lusa teve acesso.
Paulo Braga Lino invoca o "difícil momento que o país e as suas empresas atravessam", a situação dos ENVC e "o interesse nacional e regional" para solicitar a intervenção do Governo açoriano.
"Certo de que acompanhará a preocupação que aqui expresso, solicito a V. Exª sejam desenvolvidas as iniciativas entendidas por convenientes, que permitam eliminar a restrição, a nosso ver injustamente, introduzida nestes concursos, bem como assegurar a sua não repetição futura, assim contribuindo para a manutenção e desenvolvimento de tão importante indústria nacional", escreve o secretário de Estado na mesma carta, que tem data de quinta-feira.
Em causa está o concurso público que a Atlânticoline abriu na semana passada para a construção de dois navios para operar nas ligações entre Faial, Pico e S. Jorge, nos Açores.
Neste concurso, com um valor de 18,72 milhões de euros, a empresa manteve as condições que existiam no anterior, entretanto encerrado por desistência do único estaleiro convidado a apresentar proposta, e que suscitaram críticas dos estaleiros nacionais e um apelo do presidente da Câmara de Viana do Castelo para que o Governo português intercedesse.
Paulo Braga Lino explica na mesma carta que não estão em causa as "considerações técnicas" do caderno de encargos, mas que é "discutível a decisão de limitar a participação de empresas de cuja experiência não conste, designadamente, a construção e entrega, nos últimos 3 anos, de pelo menos 2 navios monocasco, com comprimento de fora a fora mínimo de 30 metros, no valor unitário igual ou superior a €7.000.000,00".
É esta restrição que exclui as empresas nacionais do setor, diz o secretário de Estado, acrescentando que existem "por certo" outras formas de "assegurar a garantia pretendida".
"Esta situação, que é contrária a princípios de solidariedade nacional e regional, prejudica, objetivamente, como V. Exª bem compreenderá, a economia e o tecido empresarial e tecnológico portugueses, impossibilitando as nossas empresas de concorrerem a tais concursos", acrescenta o secretário de Estado.
Paulo Braga Lino refere-se especificamente ao caso dos ENVC, considerando que "é do superior interesse da empresa, dos seus trabalhadores e do país poder assegurar a sua participação em concursos que tenham por objeto a construção de navios”.
“Essas oportunidades de negócio assumem importância relevante para a empresa, considerando o impacto positivo que podem ter na sua situação económico-financeira, devendo por isso ser consideradas de interesse regional e nacional", escreve.
Render: Atlânticoline / Texto: Agência Lusa.
Porto da Graciosa com novo empilhador "Amigo do ambiente"
Resultado de um concurso levado a cabo ainda pela APTG, SA, que visava a aquisição de equipamentos de movimentação horizontal, destinados aos portos sob sua jurisdição ( Porto da Praia da Vitória e Porto da Graciosa), foi entregue na passada 4ª-feira uma dessas máquinas no porto da Graciosa.
A referida entrega foi efectuada pelo representante da empresa FÁCIL, Sr. Filipe, tendo o Sr. Melvino Lourenço, como representante da DG-PTG, recebido o novo equipamento .
Para além de ser um empilhador moderno e com muitas vantagens operacionais, o destaque deste equipamento, um empilhador "Clark Gen EX 25" , vai para o facto de ser uma máquina "Amiga do ambiente", pelo facto de ser eléctrico, eliminando a emissão dos sempre indesejável gases tóxicos, e por reduzir ao minimo a sua manutenção ( óleos e filtros) . O facto de o porto da Graciosa proceder à consulidação/ desconsulidação de contentores de alguns transitários, vem esta máquina também contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável para os intervenientes na referida operação.O "Clark Gen EX 25" têm uma autonomia de operação continua de 5 horas, uma capacidade de elevação de 2,5 tons, vem equipado com deslocação lateral de garfos e posicionador, semi-cabinado etc. ( Mais detalhes ver Aqui).
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosaquinta-feira, 29 de setembro de 2011
Temporal no porto de Ponta Delgada ( vídeo)
O porto de Ponta Delgada enfretou um forte temporal no passado dia 27 do corrente mês, o vídeo que publico é da autoria do Sr. Comandante, António Piedade, que a partir do seu "Madeirense 3" efectou o referido registo, Agradeço a Simpatia e Generosidade do Sr Comandante, na partilha do referido vídeo com os nossos Estimados Visitantes.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Até breve Amigo Santorini
Hoje o N/F "Express Santorini" efectuou a sua última escala no porto da Graciosa, terminando assim a operação ferry no que à minha ilha diz respeito. Felizmente a operação decorreu dentro da maior normalidade tal como já havia acontecido com a operação de 2010, mas a seu tempo farei um post sobre a operação ferry de 2011 e perspectivando a operação de 2012.
Neste post, que penso ser de um simples "Até Breve" quero expressar ao Amigo Cmdte, Stefanos Papadopoulos ( e sua tripulação) e à Amiga Comissária, Susana Vaz ( e Staff), o meu Respeito, Admiração e Amizade que tenho por Vós, espero que o Inverno seja breve e Deus me traga a Felicidade de nos voltarmos a encontrar no porto da Graciosa no próximo ano, Até Breve!
A "Familia" Santorini- Foto de Cpt Stefanos Papadopoulos.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
N/T "Chem Daisy" refugiado na costa norte de S. Miguel
Enquanto o porto de Ponta Delgada vivia momentos de sobressalto devido ao temporal que o assolou, o N/T " Chem Daisy" optou por se refugiar na costa norte da ilha (ao largo de S. Vicente Ferreira), evitando assim a "turbulência" que se registava no porto micaelense.
(©) Copyrights fotos: antónio M. Dias de Simas, S. Miguel.
O ferry "Espírito Santo"
Pequeno ferry "Espírito Santo", dos Transportes Marítimos Graciosenses, no porto da Graciosa( 26-9-11).
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Temporal encerra porto de Ponta Delgada
O forte temporal que afectou a ilha de S. Miguel, afectou a operacionalidade do porto de Ponta Delgada, tendo este sido encerrado à navegação. Devido à forte agitação marítima e ao vento, foi necessário recorrer aos rebocadores para manter os navios ao caís, tendo inclusive se registado a queda de alguns contentores ao mar.
(©) Copyrights fotos: António M. Dias de Simas, S. Miguel.
Um foto muito ilucidativa do dia no porto de Ponta Delgada, uma gentil partilha do Amigo José Borges, Obrigado.
(©) Copyrights foto: José Borges, Ponta Delgada.
O americano "Geysir" na Praia da Vitória
Algumas fotos do porta-contentores "Geysir", operando no porto da Praia da Vitória. Este navio é presença regular no porto terceirense, uma vez que é responsável pelo abastecimento do destacamento militar norte-americano estacionado na Base das Lajes.
(©) Copyrights fotos: Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
N/M "BLUE CARMEL" na Praia da Vitória
No espaço de três semanas escalaram o porto da Praia da Vitória dois gémeos verdadeiros, este N/M "BLUE CARMEL" e o N/M "BLUE NOTE" (ver aqui) constituindo algo que no alcance da nossa memória é inédito. Este último declara 4420 toneladas de trigo francês carregado em Rouen para fabrico do bom pão e finos bolos terceirenses. Constitui o 22º navio de cereais/aditivos da época 2011.
DADOS TÉCNICOS:Nome: BLUE CARCEL
Data e Hora da entrada: 26.09.2011 - 08:30
Indicativo de chamada: V2ER5
Porto de registo: St. John's.
Bandeira: Antígua & Barbuda.
Ano de construção: 2009.
Comprimento f. a f.: 89,96 mts.
Boca máxima: 15,58 mts.
Porte (DWT): 4.798 tons.
Arqueação bruta: 3.845 Mtons.
Arqueação líquida: 1.590 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,10 mts.
Último porto: Rouen.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 4.420 Tons. de Trigo.
Recebedor: Moagem Terceirense.
Auxiliar de proa: 250 KW.
Potência da Máquina Principal: 2.040 KW.
Armador: Blue Carmel GmbH Co KG.
Agência: BENSAUDE Agência de Navegação - João Martins.
Nome do Comandante: YURY KABAK.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida.
(©) Copyrights texo e fotos: Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.
N/M "Corvo" no porto das Velas
Foto do N/M "Corvo" operando no porto das Velas, ilha de S. Jorge, na passada sexta-feira (23-9-11), um registo e gentil partilha de Ricardo Gonçalves, Obrigado!
(©) Copyrights foto: Ricardo Gonçalves, Velas.
O projecto pioneiro da Younicos para a ilha Graciosa
A experiência é pioneira. A ilha Graciosa, vai submeter-se a uma revolução verde.Pode vir a ser a primeira região insular do mundo, livre de CO2.
Os seus 4500 habitantes vão usar exclusivamente energias renováveis, principalmente solares, mas também eólicas. É um projeto ambicioso, liderado pela companhia alemã, Younicos, companhia, sedeada em Berlim, e que pretende fornecer energia limpa para as ilhas.
Fonte: Euronews.
domingo, 25 de setembro de 2011
N/T "MENCEY" em Tenerife
Continuando no segmento dos navios tanque, publico duas fotos do N/T "MENCEY", um "hermano" Canário do "Chem Daisy", melhor explicado, este tal como o "Chem Daisy", faz abastecimento das ilhas mais pequenas do arquipélago Canário.
Nome: Mencey
IMO: 9280146
Ind. Chamada: EAPV
Bandeira: Espanha
Porto de registo: Santa Cruz de Tenerife
T.A.B.: 4599 tons
T.A.L.: 3791 tons
D.W.T.: 6937 tons
Ano: 2004
Estaleiro: RMK Tersenesi, Tuzla, Turquia, casco 56
Operador: Petrogas, Canárias.
Comprimento: 109, 54 mts
Boca: 17,22 mts
Calado: 7 mts
Motor principal: Cat 8M32 , 5221 hp
Bowtrhruster: 476 hp
(©) Copyrights fotos: António Sáez, Tenerife.
N/T "EXCELLO" na Praia da Vitória
Fotos referentes ao N/T "EXCELLO" na sua escala do dia 24 de Setembro no porto da Praia da Vitória para descarga de cerca de 9000 toneladas de fuelóleo, para o recebedor BENCOM, destinando-se essencialmente à produção de energia termoeléctrica para a Ilha Terceira. Esta forma de produção representa segundo a EDA-Empresa de Electricidade dos Açores 90,5 % do total, sendo os restantes produzidos por gasóleo - 0,4 %, hídrica - 0,8 % e finalmente eólica 8,3 %. Com as novas torres eólicas desembarcadas (ver aqui) espera-se reduzir um pouco mais a dependência da ilha nos combustíveis fósseis. (©) Copyrights texto e fotos: Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.
sábado, 24 de setembro de 2011
N/T "Chem Daisy" no porto da Graciosa
Algumas fotos do N/T "Chem Daisy" no porto da Graciosa, chegou ontem procedente de Ponta Delgada, seu porto de carga e partiu hoje pela manhã rumo ao porto da Horta. Espero-o por cá brevemente, de todos os navios tanque que por cá passaram na missão de abastecimento inter-ilhas este é o meu preferido, para ser um navio perfeito apenas mudava a côr de azul para verde ( uma côr ecológica).
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Subscrever:
Comentários (Atom)








































