Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 31 de maio de 2011

Tinamar navega para Vigo.

O Volcán de Tinamar viu finalizados os trabalhos de pintura e acondicionamiento, que se vieram efetuado ao longo deste mês de Maio em Astander. Aproveitando a maré alta abandonou hoje às 1400h a bonita baía santanderina. Nestes momentos navega a uns 24 nos rumo Oeste, à altura do porto asturiano de Gijón. Espera-se que chegue amanhã a primeira hora a Barreiras em Vigo, onde nos próximos dias será entregue ao seu armador, após realizar alguns ajustes em estaleiro, podendo navegar para Canárias a final de semana. A viagem inaugural a Funchal está previsto para o oito de Julio (data provisória adiantada pela naviera).
(©) Fotos facilitadas por N. Armas, Canarias.
Datos: Puerto Santander y LTodo.

Incêndio no porto de Gibraltar.

ARDE EL SEGUNDO DEPÓSITO DE COMBUSTIBLE.
Hace poco más de una hora se ha originado un incendio en un tanque de combustible de la empresa Shell en las instalaciones de suministro del área de cruceros del puerto de Gibraltar. Según informa GBC TV, el incendio se provocó al efectuar operaciones de soldadura en dicho tanque. El operario -gravemente herido- ha tenido que ser evacuado de urgencia a la unidad de quemados de Sevilla.
El crucero Indepen dence OTS atracado en ésa zona, debió salir de inmediato de puerto. En la actualidad los bomberos con ayuda de remolcadores intentan extingir el fuego, mientras que enfrían el tanque inmediato para impedir su propagación.
Gibraltar es un activo centro de bunkering, gracias a que el combustible goza de impuestos reducidos. La actividad de bunkering parece que cumplen las normas internacionales;pero, en la zona inmediata se efectua transvases de combustibles barco a barco desde las llamadas "gasolineras flotantes" (buque muchas veces de un sólo casco), con el riesgo que ello supone. Las autoridades españolas han presentado numerosas protestas con respecto a esta última actividad.
Independence OTS. Imagen de Archivo (©) A. Sáez, Tenerife.
Info: Diario Sur, Algeciras y GBC TV, Gibraltar.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

HSC "Hellenic Wind" em Ponta Delgada

Bonitas fotos registadas pelo Amigo António Simas, do HSC "Hellenic Wind", atracado no porto de Ponta Delgada, mais precisamente no caís de cruzeiros Portas do Mar a 23 de maio 2011.
(©) Copyrights fotos: António M. Dias de Simas, S. Miguel.

domingo, 29 de maio de 2011

Estreia do N/T "CHEM DAISY" no porto da Graciosa

 Ontem dia 28 de Maio foi a estreia do N/T "CHEM DAISY", no porto da Graciosa, aliás neste caso trata-se de uma dupla estreia, pois para além do navio ser novo por cá, este também é o primeiro com sistema de Azipods a manobrar no nosso porto, e de facto os seus dois azipods garantem uma boa capacidade de manobra, notando-se ser rápido na  rotação sobre o seu eixo.
Este é como sabemos o substituto do N/T "Eberhart Essberger" e tal como este será operado pela Transinsular, espero pois que desempenhe a sua função com éficácia tal como tem acontecido até aqui,  não me lembrando de ter havido rupturas de combustíveis. Bem-vindo!
Dados técnicos:
Data e hora da entrada: 28-5-11 / 13:00 horas.
Nome: CHEM DAISY.
Nº IMO: 9479644.
Ind. chamada: 9HA208.
Tipo: Oil chemical tanker type II.
Sociedade classificadora: Bureau Veritas.
Bandeira: Malta.
Porto de registo: Valletta.
Ano construção: 2010.
Estaleiro: Cicek Tersanesi, Turquia, casco 48.
Lançamento à água: 2010-10-26.
Porte ( D.W.T.): 3074 tons.
T. arqueação bruta: 2105 tons.
T. arqueação líquida: 904 tons.
Comprimento f. a f.: 84,98 mts.
Boca: 12, 60 mts.
Calado: 5,40 mts.
Potência da máquinas: 2x 1278 hp ( Mistubishi).
Sistema propulsão: 2 azipods.
Bowthruster: 1
Velocidade: máx. 13 nós, serviço 11,5 nós.
Operador: Transinsular.
Agência: Nelly e Filha, lda.- Brites Rosário.
Piloto de serviço: Entrada- Henrique D´Almeida/ Saída- Rui Carvalho.
Comandante: Bugrahan Simsek, Turquia.
Navios irmãos: Brezzamare; Chem Violet; Frecciamare.
(©) Copyrights fotos: 1ª a 8ª MM Bettencourt; 9ª e 10ª Emanuel Sousa, Graciosa.
Vídeo: Canal TheMM1971/ youtube.

O N/M "Corvo" no porto da Horta

Belas fotos do navio "Corvo" atracado no porto da Horta.
(©) Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.

sábado, 28 de maio de 2011

"Express Santorini" vencendo o vento

 Ontem o "nosso" "Express Santorini", efectuou a sua segunda escala no porto da Graciosa no âmbito da operação ferry Açores-2011, que é da responsabilidade da Atlânticoline. Nesta sua segunda escala tal como aconteceu no ano passado o "Express Santorini" voltou a encontrar à sua chegada alguma ondulação e vento de NE de 25 nós, incidindo sobre o seu través de bombordo, o que dificulta  a sua manobra de atracação, mas tal como no ano anterior todos esses factores adversos foram mais uma vez vencidos pela capacidade de manobra  do Comandante Stefanos Papadopoulos e pela assessoria do piloto de serviço, neste caso o nosso Henrique D´Almeida. Ficam aqui algumas fotos e dois vídeos referentes à escala de ontem.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
(©) Copyright vídeos: 1º MM Bettencourt; 2º Victor Fonseca / Gracipescas.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vulcões ativos e inativos

O Grimsvötn (©) blog astronomía y física.
Nesta semana foi novamente um vulcão islandés o Grimsvötn o que entrou em grande atividade, com a sua enorme coluna de cinzas afetando novamente à atividade aérea européia, felizmente a emissão se reduziu desde ontem.
A posta em marcha do novo V. del Teide de 2011, que quando não cobre a linha de Huelva, se destina à linha Tenerife - Gran Canaria, ficando inativo em porto de segunda a quinta-feira um dos ferries da compañia (geralmente o Tamasite de 2004 ou Timanfaya de 2006, gémeos de 17.300 tons). Armas dedica seus navios inativos a tarefas pouco habituais (vemos ao Timanfaya carregando material militar no berço de Ribera em Tenerife, enquanto V. Teide manobra para atracar).
Tenerife, 25 Maio: V. Tamasite, V. Tauce e V. Tijarafe.
Curiosamente são os pequenos V. Tauce e V. Tejeda ambos de 1995 e com 9900 tons os que mais atividade despliegan (garantem o transporte de pessoas e mercadorias desde Tenerife (para ilhas ocidentais) e G. Canaria (para ilhas orientais), respetivamente. Vemos ao V. de Tauce saindo desde Tenerife para a ilha do Hierro.
A iminente entrada em serviço, no próximo mês, do V. de Tinamar na linha de Funchal Portimão (ou Lisboa/ Setúbal), ficando o V. Tijarafe de 2008 e 20500 tons, sem tarefa atribuida. Esto forçará à Naviera canaria a abrir novas linhas (ver aqui). A partir de junho Armas, deverá desvelar as linhas de nova criação para uma ótima utilização de toda a sua capacidade de transporte.
V. Tamasite e V. Tauce.
O novo V. de Tinamar: (©) Cpt Díaz Campa, Santander.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

N/M "Sete Cidades" em Santa Maria

 Em virtude do navio "Ponta do Sol" se encontrar em Lisboa, desta vez a escala em Santa Maria, foi efectuada pelo navio "Sete Cidades", também ele da Transinsular, fazendo deste o 3º porta-contentores que observamos no porto mariense, num curto espaço de tempo (anteriormente, Ponta do Sol e Furnas). Um porto que graças ao Amigo Mário temos tido o Prazer  de apreciar o seu movimento, que têm sido diversificado, e com constantes novidades, que podemos rever na Etiqueta deste blog: Porto de Santa Maria.
Sem ter sido programado, pela primeira vez acompanhamos a rotação  de um navio, neste caso o bonito, N/M "Sete Cidades", por 5 portos açorianos( Horta, Pico, Flores, S. Miguel e Santa Maria), ficamos à espera que seja possível voltar a repetir a experiência.
Dados técnicos:
Nome: Sete Cidades.
Nº Imo: 9150432.
Ind. chamada: CSAJ.
Bandeira: Portuguesa.
Porto de registo: Lisboa.
Operador: Transinsular.
T.A.B.: 3979 tons.
T.A.L.: 1941 tons.
Porte (D.W.T.): 4969 tons.
Ano de construção: 1999
Estaleiro: Estaleiros Navais de Viana do Castelo, casco 205.
Lançado à água: 30-10-1999
Comprimento f.f.: 100, 6 mts.
Boca: 16,5 mts.
Calado: 6,31 mts.
Gruas: 2x 40 tons.
Potência da máquina principal: 4721 hp ( Mak).
Bowthruster: 1 x 476 hp.
Tripulação: 12.
(©) Copyrights fotos: Mário Gomes Silva, Santa Maria / Site: http://www.artesanatobaleia.com/

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Veleiro "Salomon" na Terceira e Graciosa

Por mera coincidência, foi-nos possível registar a passagem do veleiro de bandeira suíça de nome "Salomon", pelas ilhas de Terceira ( atracado no porto Pipas, dia 16-5-11) e Graciosa ( fundeado na Folga e Praia, dia 20-5-11).
Este veleiro suíço, foi construído em 1910 na Holanda, como navio de pesca, mais tarde é reconstruído e transformado em navio de carga, durante a sua centenária vida já ostentou vários nomes, desde o original "Lichtstraal", "Tertis", "Jan", "Greta", "Heinze Helmut", "lotte Nagel", "Ursel Beate", "Bartele Rensink" e finalmente "Salomon". Alguns dados do navio: comprimento 45 metros , boca 7 metros, indicativo de chamada HBJS, nº Imo 5212581.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa; João M. Bettencourt Mendonça, Terceira.