Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ShoreTension - Sistema de amarração dinâmico

 © Copyright foto e fonte: ShoreTension, Dynamic Mooring System
Cada vez mais os terminais marítimos são construídos em áreas expostas e os navios atracados enfrentam condições climáticas cada vez mais adversas. Além disso, as exigências crescentes sobre a acessibilidade e a operacionalidade dos terminais  impor maiores exigências e condições de atracação. Para reduzir o impacto das condições atmosféricas adversas, é  normalmente necessário implementar medidas dispendiosas, como por exemplo, quebra-mares (independente).
O sistema dinâmico, "ShoreTension",  proporciona alta pré-tensão e reduz a carga nos cabos de amarração. Juntamente com o sistema de defensas, o movimento dos navios é significativamente reduzido. O contínuo crescimento do tamanho dos navios coloca desafios fundamentais para a segurança das operações de atracação e acostagem. Devido às grandes áreas vélicas, por exemplo,  de navios porta-contentores, ro-ro e navios de cruzeiro, os cabos  de amarração são expostos a cargas elevadas sob condições de vento e ondulação severas. A solução seria utilizar mais cabos e mais longos. O sistema dinâmico, "ShoreTension", foi desenvolvido para aumentar a capacidade de atracação de navios de grande porte. O ShoreTension proporciona alta tensão no cabo de amarração,  e gere os  os picos de carga sem exceder a carga mínima de ruptura do cabo.


1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Cá está um dos meus Amigo Manuel.