quarta-feira, 1 de abril de 2015

NOVO NAVIO dos TMG, “ESPIRITO SANTO” e NOVAS ROTAS




© Renders: Damen Shipyards.

O Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira, aprovado pelo Governo dos Açores no passado mês de março, na sequência da decisão da Administração dos Estados Unidos da América em reduzir significativamente a sua presença militar e civil na Base das Lajes, prevê uma afetação significativa de verbas para investimento na ilha Terceira.

Nesse plano, o EIXO 3 – CRESCIMENTO ECONÓMICO E MELHORIA DA ATRATIVIDADE DA ILHA, cujo principal objetivo é “incrementar a atratividade para investidores e projetos a desenvolver na Ilha Terceira”, conjugado com o EIXO 6 – TURISMO, com o objetivo de “promover uma estratégia integrada de promoção turística da ilha Terceira” incentivou a empresa Transportes Marítimos Graciosenses (TMG) a alterar a sua “filosofia” de transporte, até agora, em vigor na empresa.

Assim, e aproveitando em simultâneo as verbas disponíveis no novo Quadro Comunitário de Apoio, os TMG iniciaram a renovação da sua frota de navios, com a aquisição na Noruega de um novo navio de transporte de passageiros e carga rodada (RO/RO), com apenas quatro anos de idade, para substituir o velhinho navio “Espírito Santo”.
A chegada do novo navio ao Porto da Praia da Vitória está prevista para o início do próximo mês de maio e a cerimónia de batismo, com o mesmo nome - ESPÍRITO SANTO, está agendada para o dia 10 de junho próximo. O início das viagens regulares ocorrerá na segunda-feira seguinte, dia 15 de junho.

Esta embarcação vai fazer ligações regulares exclusivamente no “novo” triângulo comercial e turístico composto pelas ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge. A carga será exclusivamente carga rodada e as ligações serão feitas a partir do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, depois de construída a rampa RO/RO, entretanto já colocada a concurso pela empresa Portos dos Açores. Até lá, a ligação será assegurada a partir do Porto da Praia da Vitória e terá um toque em Angra do Heroísmo para embarcar e desembarcar passageiros.




Nota: Este post foi a tradicional mentira do dia 1 de Abril. O mérito da elaboração do mesmo foi do Amigo, João M. Bettencourt Mendonça. O post  deixa agora de ser uma mentira, e passa a ser uma ideia para reflexão. 

15 comentários:

João Gonçalves disse...

O nosso querido amigo MMB adora o 1A.
Excelente notícia!

antonio sáez disse...

Querido amigo:
Espero que no se trate de uma brincadeira con motivo 1 Abril.

De confirmarse sería excelente noticia para el nuevo triángulo.
Espero que editor me acompañe en viaje para disfrutarlo.
Abrazo.

Mário Silva disse...

Boas Manuel...

a "boca" foge para a verdade, escrever o que lhe vai na alma...

Ildefonso Ávila disse...

O que não é mentira é o Express Santorini a caminho de Lisboa, chegada prevista dia 6 de abril. Cumprimentos.
Ildefonso Ávila

Anónimo disse...

Daqui a um ano falamos sobre o mm assunto da mm maneira que andamos a falar desta empresa à anos e continuam a fazer o que lhes dá na gana.

Rui Carvalho disse...

Caro MMCB

Sei também de fonte segura que a empresa que tem o nome da tua ilha vai também comprar a TRANSINSULAR - Transportes Insulares, tudo dinheiro do PREIT oferecido pelos Camones.
Excelentes notícias para a ilha Terceira e para o seu HUB.

Abraço

ErrE

Manuel Bettencourt disse...

Caros Amigos,

Um grande abraço para todos vós, adoro este dia :)

Manuel

João Bettencourt Mendonça disse...

Caro Manuel

Julgo que não ofendemos ninguém com esta nossa brincadeira do 1 de abril, mas se a ideia servir para reflexão, tal como retificaste no post, considero este dia muito produtivo.

A todos, desejo que os restantes dias sejam cheios de muitas verdades.

Anónimo disse...

Como abriram o espaço aereo, deveriam fazer tambem a abertura do espaço maritimo para o transporte de mercadoria, pessoas e viaturas. assim a concorrencia so tras beneficios e tambem ganham as empresas pequenas em vez de os lucros iram todos para os grandes

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante,

Tudo é possível, não me importo de ver um sistema diferente daquele que gosto ou defendo, o importante é que esse sistema seja uma mais valia para todos nós!

Um Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Caro Manuel,
Gostei muito deste "seu" artigo e da solução que este apresenta. Faço o desafio de no futuro, e se possível, fazer um post nos mesmos moldes, mas para os Açores.
Abraço

Anónimo disse...

Manuel, podia-me só dizer qual é o navio que está no post.
Cumprimentos

Manuel Bettencourt disse...

Caros Visitantes,

Aqui fica o link sobre o navio, ou melhor alguma informação sobre a construção deste navio.

http://www.releases.gov.nl.ca/releases/2013/tw/1216n02.htm

Quanto à sugestão não é uma boa ideia, vou tentar, será um bom desafio:)

Abraço e Feliz Páscoa
Manuel

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=IiV2ErTzonc

Construído nos estaleiros da Damen ;)

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado!
Abraço e Feliz Páscoa
Manuel