Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 22 de julho de 2009

LHD Juan Carlos I.

Lançamento, Ferrol 2008. (La Vanguardia)
Em foto de 2008 vemos um momento da botadura do maior navio de guerra que se constrói em Espanha, cuja madrina fué a rainha Sofía o Juan Carlos I. Trata-se de um navio todo serviço "Landing Helicopter Dock" (LHD) -Helipuerto e atraque interior de lanchas desembarco-. O desenho espanhol, ao estar equipado com proa "sky jump", permite operar com aviões stol tipo Harrier. Neste momento, aparte do navio espanhol em fase final, Navantia constrói dois unidade gémeas adicionais Camberra e Sydney por encarrego do governo australiano. As primeiras provas de mar do Juan Carlos I, efectuar-se-ão o 15 de Agosto, procedendo depois a terminar de armar-se. Sua entrega está prevista para Outubro 2009.Em estaleiro (funkofficer).
Características.
* Eslora: 230,82 m
* Manga máxima: 32,0 m
* Manga en flotación: 29,50 m
* Calado a plena carga: 7,07 m
* Desplazamiento máximo: 27.082 tn
* Velocidad máxima: 21 nudos
* Garaje: 2.000 m2
* Tripulación: 243 dotación + 1.200 fuerzas embarcadas

Navantia. Min Defensa J.deVelasco. (ver ampliación infografía).
Fuente: revista atenea.

Sem comentários: