segunda-feira, 6 de julho de 2009

Navios do dia

N/M "Paulo da Gama"
O N/M "Paulo da Gama" foi o primeiro a operar hoje no Porto da Graciosa, este navio da frota do armador Português Transportes Marítimos Graciosenses, Lda. foi construído na antiga Alemanha Democrática, em 1972 para Rej Johansen, Oslo Noruega, sendo então o nº 11 de uma encomenda de vários navios feita pelo Rej Johansen, originalmente foi baptizado de "Joett" depois mudou de nome e passou-se a chamar "Spenning" e depois "Broa" nome com o qual os TMG Lda. o adquiriram em 1997 tendo então sido renomeado de Paulo da Gama e registado na delegação Marítima de Santa Cruz da Graciosa.
De salientar que dos navios que habitualmente escalam o porto da Graciosa em operações comerciais apenas os 3 navios dos TMG são propriedade Portuguesa.
Ro/Pax "Express Santorini"
O segundo navio do dia foi o "nosso" já habitual "Express Santorini", pela primeira vez tive o prazer de ver e ler a nova revista de bordo da Atlanticoline, onde se refere que o movimento de passageiros em 2008 foi de 81 700 passageiros, e que a titulo de curiosidade as rotas com maior fluxo foram S.Miguel-S.Maria-S.Miguel; S.Miguel-Terceira-S.Miguel; Terceira-Graciosa-Terceira.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Açores.

Sem comentários: