Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 20 de abril de 2010

N/M "COSA" na Praia da Vitória




Não me lembro se é uma estreia, mas a Sêmea de Trigo não é uma carga que apareça por cá frequentemente. As 2.499,37 toneladas descarregadas pelo N/M "COSA" (Soa-me logo à Cosa Nostra do "Padrinho Coppola") correspondem ao 6º navio de cereal/aditivos da época 2010, que se espera superior à do ano transacto dada a crise originada pelo prolongado Inverno que continuamos a sofrer.
Data e Hora de Entrada: 19.04.2010 - 07:00
Tipo de Navio: Graneleiro
Indicativo de Chamada: V2OR2
Número IMO: 7116781
Porto de Registo: St. John's
Bandeira: Antigua & Barbuda
Ano de Construção: 1972
Comprimento Fora a Fora: 101.17 mts.
Boca Máxima: 16.00 mts.
Porte (Dwt): 6.340 tons.
Arqueação Bruta: 4.255 tons.
Arqueação Líquida: 2.215 tons.
Calado Máximo à Entrada: 7.90 mts.
Último Porto: Roterdão (Holanda)
Próximo Porto: Ponta Delgada
Potência da Máquina Principal: 3.800 Hp.
Potência do BowThruster: Não Tem.
Carga: Sêmea de Trigo Granulada
Armador: Criterion Marine GmbH & Co. KG
Agência: Thomé de Castro, Sucrs., Lda. - José Soares
Nome do Comandante: Franko Marinkovic
Piloto de Serviço: Henrique D'Almeida
(©) Copyright fotos e dados: Henrique D`Almeida, Praia da Vitória.
(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Praia da Vitória.

6 comentários:

Anónimo disse...

este navio ou alguns similares ( 3? )como o Apollo que escala frequentemente Ponta Delgada foi construido pelos estaleiros de Viana em 1971-72, os cascos, que depois foram rebocados e concluidos na Holanda. Lembro-me da saída do Erika Fisser acabado de construir e com o casco pintado num primário encarnado.Tinham todos o nome ...Fisser.

Manuel disse...

Caro Visitante Obrigado, pela visita e pelo seu informativo comentário e interessante, ficamos a saber algo mais sobre os nosso ENVC, Obrigado.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Rui Carvalho disse...

Meus Caros

Embora o Armador seja a Criterion Marine, o navio pertence à Fisser & v. Doornum GmbH & Co., conforme nos foi possível compreender.
Quanto ao estaleiro de construção, o que a página da Fisser nos diz é:
Built / Rebuilt: 1972 / 1990
Yard: v.d. Giessen / Viana do Castelo.
O que foi dito ao Piloto Henrique Almeida pelo Comandante do navio, é que o navio foi acrescentado em Viana do Castelo mais uns metros em 1990.
Realmente é um navio antigo, sem Pitch, sem Bow e muito teimoso.

Abraço

Rui Carvalho

Bruno Rodrigues disse...

Caro António,

Embora não haja confirmação oficial: O Polar Star não vem este ano aos Açores. Os passageiros não conseguiram chegar ao navio, devido à nuvem de cinzas que impediu as viagens aéreas. Neste momento o navio continua em Las Palmas de Gran Canaria (http://vtrack.gmn-usa.com/cgi-bin/fleet_setup.pl?fleet=iaato&password=ushuaia). Este ano não há mais cruzeiros à volta das nossas ilhas. Venha 2011!

Cumprimentos,

Bruno Rodrigues disse...

http://www.correiodosacores.net/index.php?mode=noticia&id=27415

Manuel disse...

Caro Amigo Bruno, Obrigado pelo teu link, já estive a ler, infelizmente não sei quando começa as obras da rampa na Graciosa.
Cumprimento e volta sempre
Manuel