sexta-feira, 16 de abril de 2010

Movimento matinal hoje em Ponta Delgada

Graças ás fotos gentilmente enviadas pelo Amigo, Bruno Rodrigues, a quem Agradeço, posso ver e partilhar o movimento matinal de hoje, no Porto de Ponta Delgada.
Começamos pelo regressado e nosso conhecido "Express Santorini", que se encontra desde Domingo atracado em Ponta Delgada, de referir que a operação ferry inicia-se no dia 3 de Maio, com passagem nesse dia pelo Porto da Graciosa, entretanto e a partir de amanhã, o navio "Express Santorini" vai percorrer diversas ilhas dos Açores com uma exposição itinerante a bordo, da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia em colaboração das Direcções Regionais da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, Cultura, da Educação e Formação, Turismo, Ambiente e da Atlânticoline.
Assim, a Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos irá demonstrar o trabalho científico que tem vindo a ser desenvolvido em cada um dos seis Centros de Ciência dos Açores, com a exibição de um filme alusivo a cada um dos Observatórios – o Observatório Astronómico de Santana (OASA), o Expolab, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), o Observatório do Mar (OMA), o Observatório do Ambiente (OAA), e o Observatório Microbiano das Furnas (OMIC).
Serão, também, apresentados diversos painéis temáticos e módulos interactivos que permitem a simulação de experiências laboratoriais, bem como uma exposição de fósseis intitulada “Evolução: Resposta a um planeta em mudança”.
Amanhã, dia 17, o navio estará atracado no porto das Velas em S. Jorge, no dia seguinte em S. Roque do Pico, no dia 19 nas Lajes das Flores, a 20 de Abril estará no porto da Horta, no Faial, no dia 21 na Praia da ilha Graciosa, no dia 22 no Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, e a 23 de Abril no porto de Vila do Porto em Santa Maria, terminando no dia 24 nas Portas do Mar em Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.
A mostra estará aberta a todo o público interessado. A entrada é livre.
Fonte: Gacs.
N/T " Eberhart Essberger", no seu habitual porto de carga antes da sua saída com destino ao porto da Graciosa onde tem entrada prevista amanhã às 8:00 horas ( isto claro se o Deus dos mares assim o permitir).
Navio da Transinsular "Monte Brasil", de entrada no porto de Ponta Delgada, tendo como pano de fundo além da cidade o navio "Norwegian Gem" ( Ver mov. de cruzeiros aqui)

Depois da atracação do "Monte Brasil", era a vez de entrar o "meu" " S. Rafael", da Boxlines Navegação S.A., ao fundo podemos observar em espera o navio da Mutualista Açoreana, "Furnas"

Aspecto da construção da rampa ro-ro das Portas do Mar, aparentemente em bom andamento.

(©) Copyright fotos: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.

6 comentários:

PSV disse...

Caro Manuel,
Passou no sábado, ao anoitecer, um navio de cruzeiros no canal entre São Jorge e o Pico, rumando a SE.
Por acaso não sabe de que navio se trata?
Cumprimentos

Manuel Bettencourt disse...

Caro Piloto Jorgense, Obrigado pela visita e pelo comentário, quanto à tua pergunta não sei responder, quem anda por cá é o Clipper, mas deves estar a referir a outro, vou tentar saber, depois digo-te.
Cumprimentos,
Manuel

Paulo Farinha disse...

Caro Manuel.
Prezo em constatar através da imagem e do texto, a construção da rampa RO/RO, fundamental para o novo ferry da Naviera Armas, que tudo indica, começará a escalar Ponta Delgada provavelmente no final deste ano (Novembro-Dezembro).
O novo ferry tem de comprimento 175m, confirmado pelo Armador.
Um abraço da Madeira
Paulo Farinha

Manuel Bettencourt disse...

Caro Paulo Farinha, Obrigado pelo comentário e visita, eu pensava que seria o Tijarafe a fazer a linha dos Açores Funchal Portimão, e um dos novos substituiria o Tijarafe na linha Portimão- Funchal- Canárias, de qualquer forma a rampa pelos vistos estará pronta dentro de pouco tempo, agora fiquei a pensar no comprimento desse cais interior das Porta do Mar, se alguem poder ajudar agradecia.
Um Abraço e volte sempre,
Manuel

Paulo Farinha disse...

Amigo Manuel
O VT navega com a amurada da proa amolgada por uma onda com cerda de 9 metros, no dia 4 de Janeiro do corrente ano, entre Portimão e a Madeira.
No final deste mês será finalmente substituído pelo Volcan de Tamadaba, para reparação da amurada danificada.
Não é o navio ideal para navegar para os Açores.
O novo ferry tem uma amurada muito mais resistente, podendo verificar pela imagem em destaque no meu Blogue.
Um abraço
Paulo Farinha

Manuel Bettencourt disse...

Caro Amigo Paulo Farinha, Obrigado pelo seu esclarecimento.
Abraço,
Manuel