quinta-feira, 29 de abril de 2010

Rampa ro-ro do Porto de Ponta Delgada

Fotos relativas ás obras que decorrem ( 27- Abr.) da construção da rampa ro-ro do porto de Ponta Delgada.
(©) Copyright fotos: Bruno Rodrigues, Ponta Delgada.

10 comentários:

Paulo Farinha disse...

Estou acompanhando a construção desta rampa, que está tomando forma de rampa, visível na imagem.
Um ferry de 175m cabe no local?

antonio sáez disse...

No es problema que la proa sobresalga algunos metros. El ancho de la rampa sí debe superar a la de popa del ferry. Antonio. Saludos.

Bruno Rodrigues disse...

Fica aqui a nota que desconheço o tamanho do cais interior. Já estiveram lá Ilha Azul, Viking (agora Hellenic Wind) e Santorini, assim que me lembre.

Paulo Farinha disse...

Ok!
Saludos

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Esta nova febre, e todos os anos há uma nova, da construção de rampas em todos os portos dos Açores que ainda não as têm, como se fosse uma panacéia (Deusa grega da cura) para o transporte inter-ilhas significa apenas que a operação da Atlanticoline vai custar mais 7 milhões de Euros, no mínimo.
O triste da história é que as rampas são necessárias e estruturantes para os portos, aumentando as suas valências, no entanto, a colocação e a dimensão das rampas nos principais portos da Região dá a entender que foram feitas para que os verdadeiros ferry's transatlanticos as NÃO POSSAM UTILIZAR.
É triste, sómente triste...!

Abraço

Rui Carvalho

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Rui, tens razão é preciso ter visão e pensar nas cotas e nas dimensões nas zonas de construção das rampas, pois essas rampas no futuro poderão servir para outro tipo de navios,os ro-ro ou navios de cargas pesadas como por exemplo o Storm que esteve na Madeira a descarregar um transformador para a empresa de elécticidade Madeirense, é sem dúvida uma mais valia para um porto uma rampa ro-ro, mas como dizes temos que pensar no futuro.No meio disto tudo uma pergunta para que futuro marítimo nós navegamos?
Abraço,
Manuel

gonçalo costa disse...

O problema é que eu não acredito que um camião TIR possa fazer manobras nas portas do mar uma obra grandiosa mas ineficiente para a utilização de carga rodada ...

Manuel Bettencourt disse...

Caro Gonçalo, Obrigado pelo teu comentário, eu infelizmente ainda não tive possibilidade de visitar as Portas do Mar, uma bonita obra, mas também observando as fotos acho que tens razão, penso que não há espaço para estacionar em parque os camiões,mas não sei se estou correcto.
Cumprimentos e volta sempre
Manuel

gonçalo costa disse...

Era bom que o Governo Regional, ou alguma autoridade responsavel, esclarece-se qual a verdadeira capacidade e operacionalidade da nova rampa Ro RO e caso se confirme os meus receios, de não dar para camiões TIR, começar a fazer uma nova rampa para estas novas situações no cais Sul aproveitando a "quebra " mais ou menos a meio do paredão . Isto tudo para remediar uma obra,as portas do mar, mal projectada e com falta de visão , pelo nosso Governo Regional....

Manuel Bettencourt disse...

Caro Gonçalo, eu não conheço esta zona não tenho ideia do espaço, por isso não me vou prenunciar muito sobre o assunto, mas o meu pensamento está próximo do seu.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel