Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 19 de março de 2011

O espectacular "Rolldock Sun" na Horta

Está desde ontem no porto da Horta, Faial, o espectacular navio "Rolldock Sun", pertencente à empresa holandêsa Rolldock Shipping, B.V., que tem sede em Roterdão, sendo especializada em cargas pesadas e  ou volumosas. O "Rolldock Sun" transporta uma draga de nome "Quibian I" (dimensões de 116mx19m) que exige grande precisão no carregar/descarregar ( modo flo-flo), pois o espaço livre entre o costado da draga e as paredes interiores do navio, é de apenas  5 cm.
O "Rolldock Sun", é um navio de cargas pesadas mutilfuncional, oferecendo aos seus exigentes clientes 3 modos de carga:  Ro-Ro ( Roll-on Roll-off, a carga entra e sai dos porões na horizontal ou quase horizontal e geralmente sobre rodas (como os automóveis, autocarros e camiões, ou sobre outros veículos), o LoLo ( Lift-on Lift-off, neste modo o carregar/descarregar, da carga é efectuado por gruas), e o modo FloFlo (Float-on Float-off, o navio submerge para  o embarque da  carga( navios barcaças etc) .Para além deste 3 modos de carga este navio têm a característica de a sua rampa roro poder ser ajustada de acordo com a cota do local de carga/descarga.
Este multifuncional navio é o primeiro de uma encomenda de 8 navios gémeos, efectuada pela Rolldock, e que serão construídos na India, o seu irmão mais novo o "Rolldock Sea"( vídeo), está previsto ser entregue durante este mês, enquanto que o navio nº 3 - "RollDock Sky", será em Dezembro de 2011, o navio nº 4- "Rolldock Star", será em Agosto de 2012, o nº 5- Outubro de 2012, o nº 6- Fevereiro de 2013, o nº 7- Junho de 2013, e o nº 8 será em Outubro de 2013.Este espectacular "Rolldock Sun", é digno de fazer parte da nossa lista de Navios Singulares, aliás já é um velho conhecido do blog, graças ás suas passagens por Santa Cruz de Tenerife.
Para além das carecterísticas, que podemos observar nas duas imagens, este navio possuí duas gruas Liebherr com uma capacidade de elevação de 350 tons cada, e em operações em tandem de 700 tons, sendo também um navio com uma velocidade interessante pois atinge os 18 nós, velocidade essa fornecida por dois motores Wartsila 9L32 de 9000 KW, estando também equipado com um bow-thruster de 700 KW.
(©) Copyright imagens: Rolldock Shipping.
(©) Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.
Vídeo: Youtube/RLDK2Lnt

Um Agradecimento Especial ao Amigo Miguel Nóia, pelas fotos de tão espectacular navio, e pela Simpática Colaboração.

3 comentários:

César João disse...

Espectáculo!

Manuel disse...

Amigo Cesar, encanta-me este tipo de navios, infelizmente não os vejo pessoalmente.
Abraço,
Manuel

Unknown disse...

Vi hoje ,dia 13/11/16 ,passar em frente a Ilha do Mosqueiro ,no Estado do Pará,Brasil ,o lindo navio Azul Rolldock Sea. Veio deixar no porto de Belém ,2 navios rebocadores. lindo e enorme. Paulo couto couto face book