Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 11 de março de 2011

Navio semi-submersível Fjord em Tenerife.

O mais destacado desta quarta-feira no porto de Tenerife em cargueiros, foi o navio semi-submersível Fjord (ex Boa Barge), da empresa Fairstar especialista em grandes ónus. Procede da zona do rio Escravos na Nigéria, onde realizou transportes específicos entre as zonas petrolíferas deste importante produtor do golfo da Guiné. Continua em fondeo na zona exterior do dique do Leste. Também escalou em Tenerife o passado 28 de janeiro, na sua viagem de ida. Compartilha porto com o navio Costa Concordia (de 2006, 3780 pax e 1100 trip com 290 m. de comprimento e 120.000 tons), que lhe serve de enquadramento ao seu passo para o fundeadouro.
Length over all 159.24 metres. Length b.p. 157.80 metres.
Breadth over all 45.50 metres.
Free deck space 131.80 x 45.50 metres.
Superficie libre en cubierta de carga: 6.000 m2.
Depth moulded 9.00 metres.
Design draft 6.26 metres.
Displacement at design draft 37,700 tonnes.
Deadweight 24,500 tonnes. Deck load 25 tonnes p/m2.
Intersections between bulkheads 560 tonnes.
Submerge depth 11 metres above deck. Speed Over 12 knots
.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

Sem comentários: