domingo, 30 de setembro de 2012

N/P "Delphin", no novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da Horta




 (©) Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.
Na sexta-feira, dia 28 do corrente mês, o novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da Horta, recebia o seu primeiro navio de cruzeiros o "Delphin", da operadora alemã Passat Kreuzfahrten, ficando associado desta forma à história futura de navios de cruzeiros neste terminal. O navio chegou proveniente do Porto da Praia da Vitória e largou ontem dia 29 rumo ao Porto de Ponta Delgada onde fará escala hoje domingo.
A excelente reportagem fotográfica do nosso amigo e colaborador, Miguel Nóia, demonstra que o tempo colaborou e que os 305 passageiros do "Delphin", puderam apreciar a magnifica paisagem  da baía da Horta, que está está oficialmente integrada na rede mundial das baías mais belas do mundo.
O "Delphin", foi construído em 1974 nos Estaleiros Wartsila Turku, Finlândia  com o nome original de "Byelorussiya", nome de uma das republicas que constituíam a antiga URSS, sendo o primeiro da sua série (Byelorussiya),  composta por 5 navios do tipo "cruiseferry", sendo actualmente um dos 4 ainda em actividade.  Foi lançado à água a 6 de Março de 1974,  e entrou ao serviço a 15 de Janeiro de 1975 para a  Black Sea Shipping Company, em serviço doméstico no mar negro.
Em 1986, o navio sofreu uma profunda remodelação e é convertido em navio de cruzeiros nos estaleiros alemães Lloyd Werft.
Nome: Delphin
IMO: 7347536
MMSI: 311067500
Ind. chamada: 6ZV6
Porto de registo: Nassau
Bandeira: Bahamas
T.A.B.: 16,214 tons
T.A.L: 5,865 tons
D.W.T. : 2,697 tons
Ano de construção: 1975
Estaleiro: Wartsila, Turku, Finlândia casco nº 1212
Comprimento: 156.27 mts
Boca: 22.05 mts
Calado: 6.20 mts
Potência da máquina principal: 13,250kW (18,014hp)
Velocidade: 21 nós
Bowthruster: 1
Capacidade:  cabines 235; camas 554; tripulação 250
Operador: Passat Kreuzfahrten GmbH







sábado, 29 de setembro de 2012

"Vision of the Seas", em Ponta Delgada





O terminal de cruzeiros Portas do Mar recebeu na passada quinta-feira(27-9), em escala inaugural,  o navio de cruzeiros "Vision of the Seas",  da conhecida Royal Caribbean Cruises International. Aqui ficam algumas belas imagens do amigo e Colaborador António Simas.
(©) Copyright fotos: António M. Dias de Simas, S. Miguel.

N/P "Delphin", na Praia da Vitória





 Fotos referentes ao N/P "DELPHIN", que efectuou a sua primeira escala no porto da Praia da Vitória, na passada 5ª-feira, dia 27 de Setembro, entrou às 08:00 horas e saiu às 17:00 horas, rumando ao porto da Horta.
Para  informação especifica sobre movimento de cruzeiros nos Açores, visite o Blog "Azores Cruise Club", editado pelo amigo Bruno Rodrigues.
(©) Copyright fotos: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um dia movimentado no porto da Graciosa







Dois dias da semana se destacam relativamente ao movimento de navios no porto da Graciosa, a 2ª-feira e 5ª-feira, contribuindo para tal as escalas dos TMG, os ferrys, e por vezes a Boxlines. Contudo esta última 5ª-feira (dia 27), superou o habitual, tendo operado 4 navios, e um com dupla entrada.
O primeiro navio do dia foi o regressado "Espírito Santo" (depois varagem para manutenção na Praia da Vitória), de seguida  era a vez do  porta-contentores "Ponta do Sol", da Boxlines,  este para uma escala mais rápida do que habitual, de forma a permitir a entrada do navio tanque "Chem Daisy", que operou numa primeira fase até ás 16 horas,  tendo largado nessa altura de forma a permitir a operação do ferry "Express Santorini", efectuando este a sua penúltima escala na Graciosa no âmbito da operação ferry 2012. Com a saída do  "Express Santorini"   reentrava novamente  o N/T "Chem Daisy", afim de concluir a descarga de combustíveis.
(©) Copyright fotos: A. Bettencourt e MM Bettencourt, Graciosa.












N/M "TINA C" na Praia da Vitória



A primeira carga de cevada a descarregar no porto da Praia da Vitória no ano 2012 está selada nos porões deste "TINA C", e segundo o seu manifesto declara 4.637 toneladas a granel. Esta cevada destina-se ao recebedor UNICOL com o objectivo de fabricação de rações para animais que irão enriquecer a dieta da fileira de carne e leite das nossas ilhas. O total anual de cereais/aditivos do ano sobe para 62.805 toneladas.  Infelizmente apanhados nas greves do sector portuário, receava-se que devido a sobrestadia de 7 dias esta carga de cevada se tornasse a mais cara alguma vez recebida. Penso que tudo se resolveu a bem pois o objectivo nunca é prejudicar terceiros. No entanto, "Quem semeia ventos, colhe tempestades", sempre !
(©) Copyright texto e fotos: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.
DADOS TÉCNICOS:
Nome: TINA C.
Data e Hora da entrada: 27.09.2012 - 09:00
Indicativo de chamada: 2APY2.
Nº IMO: 9416331.
Porto de registo: Cowes.
Bandeira: Reino Unido.
Ano de construção: 2008.
Comprimento f. a f.: 99,60 mts.
Boca máxima: 14,50 mts.
Porte (DWT): 5.664 tons.
Arqueação bruta: 3.391 Mtons.
Arqueação líquida: 1.963 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,30 mts.
Estaleiro: Construcciones Navales P. Freire SA, - Vigo - Nº 638.
Último porto: Southampton.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 4.637 Tons. de Cevada.
Recebedor: UNICOL UCRL.
Auxiliar de proa: 250 KW.
Potência da Máquina Principal: 1.980 KW.
Armador: Carisbrooke Shipping Ltd.
Agência: Thomé de Castro Sucrs. Lda.- José Soares.
Nome do Comandante: Artur Khalatov
Piloto de Serviço: Miguel Conceição.

N/M "Ponta do Sol" na Folga





Não é normal, e penso que foi a primeira vez que o N/M "Ponta do Sol" recorreu a este fundeadouro da Folga, ilha Graciosa, para "descansar". Independentemente de ser ou não a primeira vez, esta situação permitiu tirar umas fotos do navio com um enquadramento diferente do  habitual.
(©) Copyright fotos: A. Bettencourt e MM Bettencourt, Graciosa.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tomada de posse do novo Adjunto do Capitão do Porto na Graciosa


No passado dia 12 de Setembro, tomou posse como novo Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória o capitão-de-fragata, Paulo Alexandre da Silva Carvalho, substituindo no cargo o capitão-de-fragata Diogo Vieira Branco.
Hoje o novo Capitão do Porto de Angra Heroísmo, deslocou-se à ilha Graciosa, para dar posse ao novo Adjunto do Capitão do Porto em Santa Cruz da Graciosa, cerimónia que decorreu no edifício da Delegação Marítima.
Aproveito este post para Agradecer aos que terminaram  funções, a forma gentil como me trataram, aos que tomaram posse nas novas funções, Desejo-lhes as Maiores Felicidades no desempenho dos suas missões, Sejam Bem-Vindos!
(©) Copyright fotos: Pedro Melo, Graciosa.



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Navios no Canal Welland, Canadá





Um conjunto de belas fotos referentes a alguns navio de passagem pelo já nosso conhecido Canal Welland, Canadá, com destaque para  os  heavy lift. Fotos sempre partilhadas generosamente pelo nosso amigo e habitual colaborador Paulo Renato.
(©) Copyright fotos: Paulo Renato, Canadá.