terça-feira, 23 de julho de 2013

HORTA – LES SABLES 2013 / Sébastien Rogues/“GDF Suez” vence a segunda etapa e triunfa na regata

HORTA – LES SABLES 2013 

Sébastien Rogues/“GDF Suez” vence a segunda etapa e triunfa na regata

A dupla francesa Sébastien Rogues / Fabien Delahaye, com o veleiro “GDF Suez”, ganhou a segunda etapa e venceu em termos de classificação final a quarta edição da regata Les Sables / Horta / Les Sables para iates da Classe ’40 (veleiros com 12 metros de comprimento), que se conclui em França até esta quarta-feira, 24 de julho.
A equipa vencedora terminou o percurso entre a ilha do Faial e a cidade de Sables d’Olonne em 7 dias, 14 horas, 50 minutos e 14 segundos – praticamente mais dois dias que o tempo despendido na primeira parte da competição –, numa etapa que forçou agora a frota, devido ao posicionamento do anticiclone dos Açores, a navegar bem mais a Norte que a rota ideal, chegando parte dos iates a entrar mesmo em águas da zona económica exclusiva da… Irlanda.
Sébastien Rogues, que havia tido como co-skipper na primeira etapa Armel Tripon, acumulou em competição um total de 13 dias, 08 horas, 26 minutos e 42 segundos, tendo navegado 2.981,82 milhas náuticas, medidas sobre o fundo do mar, a uma velocidade média de 9,27 nós.
À chegada a Sables d’Olonne os restantes dois lugares do pódio na etapa foram ocupados pelos gauleses Goulven Royer / Bertrand Buisson, em segundo, no veleiro “Earwen” (havia sido terceiro na Horta), com 7 dias, 17 horas, 58 minutos e 55 segundos de viagem, e, em terceiro, o italiano Gaetano Mura, a fazer dupla, no veleiro “Bet 1128” (sexto na Horta), com Samuel Munard, equipa que perfez o tempo de 7 dias, 18 horas, 20 minutos e 06 segundos.

Nas contas finais da prova, somados os tempos das duas etapas, o veleiro “Earwen” fixou-se na segunda posição, com 13 dias, 15 horas, 08 minutos e 07 segundos, atrás do vencedor “GDF Suez”, enquanto o terceiro lugar foi arrebatado pela dupla Halvard Mabire / Miranda Merron, do “Campagne de France”, com um tempo global de 13 dias, 22 horas, 37 minutos e 56 segundos.
A quarta posição global desta edição de 2013 da regata Les Sables / Horta / Les Sables foi ocupada pelo veleiro alemão “Red”, do skipper Mathias Blumencron, que fez equipa com Axel Strauss na primeira etapa e com Volker Riechers na segunda tirada da prova e que concluiu a course no tempo de 13 dias, 23 horas, 42 minutos e 34 segundos.
A encerrar o ‘top 5’ desta competição situou-se o já mencionado “Bet 1128”, do velejador da ilha da Sardenha Gaetano Mura, com o tempo acumulado de 14 dias, 00 horas, 59 minutos e 18 segundos, navegador que teve como co-skipper o arquiteto naval de algumas das embarcações mais competitivas em prova (“GDF Suez”, “Bet 1128” e “Mare”), Samuel Munard.
O veleiro alemão “Mare”, de Jorg Riechers / Sébastien Audigane, foi a grande deceção da segunda etapa desta prova, que chegou a liderar durante parte do percurso, acabando por desistir quando estava a cerca de 100 milhas náuticas da linha de chegada, numa altura em que se posicionava já longe da disputa pelos primeiros lugares, em 12.º da tabela classificativa.

Recorde-se que a regata Les Sables / Horta / Les Sables é uma competição da Classe ’40 que se destina a equipas de dois velejadores e se realiza de dois em dois anos, desde 2007, sendo organizada pela municipalidade francesa de Sables d’Olonne, cidade de onde parte em cada quadriénio a famosa “Vendée Globe”, circum-navegação à vela para navegadores solitários, sem escalas e sem assistência, em embarcações monocasco de 18 metros, tida como a mais dura do calendário náutico mundial.
Na edição deste ano a Les Sables / Horta / Les Sables (prova oficial do calendário da Federação Francesa de Vela) envolveu um total de 18 veleiros, 39 velejadores – de entre eles, 21 são navegadores a tempo inteiro ou profissionais das industriais navais ou do comércio marítimo – e 5 senhoras (3 das quais skippers). Representados nesta competição estiveram 6 países (França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos da América e Austrália) e 7 diferentes arquitetos/construtores navais (franceses, britânicos e norte-americanos), destacando-se os gauleses Groupe Finot e M. Lombard, cada um com 5 embarcações em prova.

Horta, 23 de Julho de 2013

Luís Prieto
(Comissão Náutica Municipal da Horta - Açores)

Para informações técnicas, outros pormenores e entrevistas, contactar:
Armando Castro [Marina da Horta] 



CLIP_ArriveeLesSables2_Earwen por overlapprod

Sem comentários: