segunda-feira, 15 de julho de 2013

"NRP Viana do Castelo" no Caniçal



Apresentamos um interessante registo relativo à estreia do, NRP "Viana do Castelo", no arquipélago da Madeira, mais concretamente a sua chegada ao porto do Caniçal. Registo esse gentilmente enviado por um leitor Amigo, Obrigado!
O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e foi aumentado ao efectivo dos navios da Armada em 30 de Dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional.
PATRONO
Viana do Castelo, cidade desde 1848 e vila desde 1258, teve origem num aglomerado agro-piscatória na margem direita da foz do Rio Lima, descendente dos povoados castrejos dos montes circundantes, particularmente, do de Santa Luzia, onde se conservam restos de um castro.
O objectivo do foral de D. Afonso III foi o de criar um aglomerado urbano, de expressão mercantil marítima, junto à foz do Lima.


Tipo de navio: Navio-patrulha oceânico
Classe: Viana do Castelo
Deslocamento: 1 850 tons
Comprimento: 83.10 mts
Boca: 12,95 mts
Calado: 3,82 mts
Propulsão Motores a diesel
2 veios com hélices de passos variáveis
 Velocidade: 26 nós
Autonomia: 5000 milhas
Tripulação: 38 militares (5 oficiais, 8 sargentos, 25 praças)
Fonte: Marinha Portuguesa. Mais INFO AQUI



1 comentário:

Pedro M. Freitas disse...

Tive oportunidade de ver ao vivo e achei um navio robusto e interessante. Oxalá haja um dia condições para adicionar mais navios deste tipo à Marinha pois podem vir a ser muito utilitários na ZEE que temos e que ainda podemos vir a ter, tal como um NavPol seria também muito utilitário mas pelos vistos já é sonhar muito.