quinta-feira, 26 de março de 2015

Comunicado da Portos dos Açores, SA - Estaleiro Naval da Madalena do Pico



Na sequência de notícias difundidas ao longo dos últimos dias, em diferentes órgãos de comunicação social locais e regionais, sobre eventuais atrasos na reparação do Estaleiro Naval da Madalena do Pico, a Portos dos Açores, S.A. tem a esclarecer o seguinte:

1. Os trabalhos de reparação e reabilitação do sistema de alagem de embarcações no Estaleiro Naval da Madalena do Pico estão a decorrer já desde o passado mês de janeiro.
2. O guincho de tal sistema foi já reparado na ilha de São Miguel e deve ser  instalado no seu devido local na próxima  semana, após o que serão feitos os ensaios de carga e ajustamentos dos sensores.
3. Está, por outro lado, também já  concluída a construção de três novos carros de alagem.
4. Começaram anteontem, dia 24 de março,  os trabalhos de reparação e/ou substituição dos carris da rampa de varagem, com início da furação das lajetas para fixação dos novos chumbadouros.
5. Já foram, entretanto, encomendadas as buchas químicas necessárias para o efeito, aguardando-se a sua chegada do exterior.
6. Conforme informação do empreiteiro, prevê-se que, se as condições de agitação marítima e a visibilidade no mar o permitirem, a conclusão dos trabalhos deva ocorrer até ao final do próximo mês de abril.
7. É de notar que, em outubro de 2014, o Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Pescas, procedeu à limpeza do poço da ‘báscula’ de transferência de embarcações e, posteriormente, foi efetuada uma peritagem ao Estaleiro Naval da Madalena, que concluiu que a estrutura daquele equipamento apresentava condições de segurança para a alagem de embarcações, embora carecesse de uma intervenção antes das operações de arriagem.
8. Desta forma, em novembro último, o Governo Regional promoveu outra intervenção nos Estaleiros Navais da Madalena que incluiu o reforço da estrutura metálica da referida báscula.


Horta, 26 de março de 2015


O Departamento Jurídico, Administrativo
e de Comunicação da Portos dos Açores, S.A.

Sem comentários: