domingo, 1 de março de 2015

N/M "Fernão Magalhães", o meu primeiro navio


N/M "Fernão Magalhães", o meu primeiro navio
N/M "Fernão Magalhães", atracado no Porto Pipas, Angra do Heroísmo.

No dia 1 de Março de 1995, faz hoje 20 anos, foi o meu primeiro dia de trabalho no porto da Graciosa, na altura sob a jurisdição da extinta J.A.P.H..  Apadrinhando o meu primeiro dia estava em porto o, N/M "Fernão de Magalhães", dos Transportes Marítimos Graciosenses, Lda.   navio que recordo com saudade. Por essa razão esta foto oferecida pelo meu Amigo Mestre Manel, tem um grande valor sentimental, partilho-a aqui com a sua autorização já que a mesma faz parte da sua colecção particular.
O navio "Fernão Magalhães", perdeu-se por encalhe na baía de Angra durante o forte temporal que assolou os Açores a 25 de Dezembro de 1996.
Nome: Fernão Magalhães
IMO: 7043776
Ind. Chamada: CSVP
T.A.B.: 396 tons
D.W.T.: 420 tons
Ano de construção: 1971
Porto de registo: Santa Cruz Graciosa
Bandeira: Portugesa
Proprietário/Operador: Transportes Marítimos Graciosenses, Lda
Estaleiro constructor: J.M. Kleivest Baatbyggeri-Foldjjorden, Noruega-casco º168
Nomes: Fryzer; Fryzer Askot; Aukaskjaer; Bio.
Comprimento: 36,48 mts
Boca: 8,03 mts
Calado: 3,14 mts
Potência da máquina principal: 629 hp marca G.M.
Perdido por encalhe a 25 Dezembro de 1996.
(©) Copyrights foto: Colecção de José M. R. Costa, Terceira ( Mestre Manel).

5 comentários:

EstivadoresAveiro disse...

Amigo Manuel,

hoje calha-me a mim deixar aqui saudades portistas.
hehehehehe....

Abraço

O.Miguel

Manuel Bettencourt disse...

Boas Orlando,
Não te sintas culpado por seres portista, ninguém é perfeito. Existem defeitos bem piores :)

Um abraço leonino
Manuel

F. Henriques disse...

Amigo Manuel lembro-me bem deste navio e do outro que era de madeira idêntico ao Espirito Santo antigo, tudo de bom para a Ilha Graciosa.

Manuel Bettencourt disse...

Boas amigo Fernando Henriques,
Por cá tudo bem, obrigado. E pela ilha de S.Jorge?
Quando olho para esta foto, penso que vinte anos passaram a abrir e fechar de olhos.
Abraço
Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Boas amigo Fernando Henriques,
Por cá tudo bem, obrigado. E pela ilha de S.Jorge?
Quando olho para esta foto, penso que vinte anos passaram a abrir e fechar de olhos.
Abraço
Manuel