Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

domingo, 13 de setembro de 2015

N/M "CEMENT COURIER" na Praia da Vitoria


© Copyright fotos: Cte Miguel Conceição, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
Algumas fotos referentes à escala do navio cimenteiro "CEMENT COURIER" no porto da Praia da Vitória. Lamentavelmente é apenas o terceiro navio do ano, pois a mudança na política da CIMPOR para o seu terminal na ilha Terceira passa por produzir cimento em São Miguel e transporta-lo em contentores para as restantes ilhas dos Açores, naquilo que é a morte lenta deste entreposto, mas enfim, compete à CIMPOR definir o que é melhor para a empresa e não o melhor para a ilha Terceira. Só por curiosidade, em 2010 recebemos 24 navios cimenteiros no terminal, dois por mês, o que dá para perceber bem a quebra nas escalas.

Nome: CEMENT COURIER.
Tipo: Cimenteiro.
IMO: 8118190.
Indicativo: V2GS6.
MMSI: 304073000.
Bandeira: Antigua e Barbuda.
Porto de Registo: St. John's.
Donos e Operadores: Westerdyck Reederei GmbH & Co.- Muenster Westf, Alemanha.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1982.
Estaleiro: Honda Zosen- Saiki, Japão.- Casco#696.
Comprimento Fora a Fora: 96,63 metros.
Boca: 16,01 metros.
Calado: 6,40 metros.
Arqueação Bruta: 3,344 toneladas.
Porte Bruto: 7,166 toneladas.
Potencia de Maquina: 2,795 kW (3,800 hp), 245,00 rpm. 1 hélice FP.
Velocidade de Serviço: 12,00 nos.
Potencia de Maquinas Auxiliares: 637,00 kw.
Potencia de Geradores Auxiliares: 960,00 kw.
Nomes Anteriores: Sumise Maru No. 10 (1982-05/2002), Big Fountain (05/2002-05/2005), Big Cem (05/2005-05/2015).

Sem comentários: