Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 8 de março de 2016

HSC "Alkioni", na frota da Atlânticoline em 2016

Foto: www.ferriesingreece.com
O HSC "Alkioni",  irá juntar-se ao ferry, "Express Santorini", na operação de 2016 da Atlânticoline. Trata-se de um catamaran em alumínio, construído no Japão em 1994. Na altura da sua construção era o maior navio de alumínio do mundo e o primeiro Hight Speed Craft  projectado para transportar grandes camiões (11 tons por eixo), o "Hayabusa" (primeiro nome) foi  classificado pela Sociedade Naval de Arquitectos Japoneses,  como "Navio do Ano" em 1995.
Interessante referir que este navio dado as características das suas duas rampas de popa ( quase 17 metros de comprimento), pode operar sem a necessidade de haver rampa ro-ro no caís.
 Este hight speed craft, substituí assim o habitual,  "Hellenic Wind", que muitos passageiros classificavam como pouco confortável na navegação. Será interessante durante a operação verificar o comportamento deste catamaran no mar dos Açores.
Foto: asiandragonintl.com/inventory
Foto: www.arxipelagos.com/forum/
Nome: Alkioni
Tipo: HSC/Catamaran
Ano de construção:  1994
Estaleiro: KAWASAKI HEAVY INDUSTRIES, Japão
Reconstruído: Em 2006 -Estaleiro Salamis, Grécia
IMO No.: 9106211
Indicativo de chamada:  SVAF7
Bandeira: Grécia
Porto de registo: Piraeus
Comprimento: 99,78 metros
Boca: 19,98 metros
Calado: 3,19 metros
T.A.B.: 3330 tons
D.W.T.: 398 tons
Capacidade viaturas: 173
Capacidade passageiros: 1125
Máquina: 2x3616 & 2x3612 Caterpillar at 1000 RPM 5585 kw 4120,9kw
Potência Total: 25180 BHP
Propulsão: Waterjets - 4 sets KAWASAKI KPJ169A
Velocidade de serviço:  15 nós 1,000 litros (two engines)
                                      17 nós 1,450 litros
                                      20 nós 1,850 litros
                                      22 nós 2,300 litros
                                      25 nós 3,500 litros
Velocidade máxima com carga: 30 nós
Velocidade máxima sem carga: 35 nós
Duas rampas de popa para viaturas, uma rampa de popa para passageiros, ar condicionado, excelentes poltronas para os passageiros, são mais algumas das características de HSC.

12 comentários:

Elvio Drumond Leão disse...

Boas Manuel, considero uma boa opção, visto esse tipo de navio ser muito confortável e versátil, sendo no meu entender o tipo de navio ideal para ligações curtas.
Grande abraço
Elvio

SeeShips disse...

Espero que passe por Lisboa para a classificação. E era bonito ver um navio assim Azul, uma cor bonita :-D
Cumprimentos Manuel!

Ildefonso Ávila disse...

Bom dia
Aqui fica uma reportagem de uma viagem feita no Alkioni, que encontrei no youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=mWPpFwadBRk

Um abraço

Ildefonso Ávila

Manuel Bettencourt disse...

Caros Visitantes,

Obrigado pela visita e comentários.

Para já o que de facto me chateia é a cor! Devia ser verde :)

Quanto ao vídeo logo que possível vou ver.

Abraço
Manuel

Atlantico.Faróis disse...

Viva Manuel!

Pelo que é possível visualizar numa das fotos vê-se passageiros no exterior, resta saber se é só em manobras em que a velocidade é pouca, para ficar "preso" já bastava o H.W.

Nestas ilhas tão bonitas e navegar sem poder tirar pelo menos um "retrato" não faz muito sentido, então para quem fuma até dava dó...

Vamos aguardar!

Anónimo disse...

Sr. Manuel

Que raio de proa é esta ?
Será que é o ideal para os mares dos Açores ?
Será que vamos ter pernas e braços partidos ?
Espero bem que não !
Mas prevejo muito desconforto para que lá viajar.

MC

CM

Manuel Bettencourt disse...

Caros amigos,

Quanto ao fumo tenho solução :) Proibir fumar!
Quanto à proa, como não toca na água não faz mal :)

Amigos temos de esperar para ver as primeiras impressões dos passageiros.

Um abraço
Manuel

F. Henriques disse...

Amigo Manuel gostei dos vídeos e julgo que navegará melhor ,quanto á cor gostaria mais se fosse vermelho. Abraço

CAP CRÉUS disse...

Era meter uma águia no casco e estava óptimo.
Quanto ao conforto na navegação, nada como experimentar em condições digamos, mais adversas.

Abraço

Manuel Bettencourt disse...

Caros Amigos,

Que falta de gosto brutal! Uma águia e um navio pintado de vermelho???

Sugiro consulta imediata a um psicólogo :)

Abraço e Parabéns pelo campeonato!
Manuel

Anónimo disse...

Será que cabe na rampa ro-ro do cais das Portas do MAr ? Ou vai ser como o outro que não operava lá embora esta rampa seja novinha em folha !!!

Anónimo disse...

Olá Sr.Manuel,
O barco "Alkioni" é mais rápido do que o "Hellenic Wind" ??
Obrigado. :)