quarta-feira, 22 de junho de 2016

Projecto Younicos/Graciosa -Transporte e montagem dos aerogeradores da ENERCOM









© Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Recentemente num curto espaço de tempo o porto da Graciosa, registou 4 estreias, infelizmente algo pouco habitual. Duas dessas estreias o N/M "Corvo", e o N/M "Vectis Eagle", tiveram relacionadas com a implementação do projecto da empresa alemã Younicos, que em parceria com a EDA,  tem como objectivo dotar a ilha do primeiro sistema mundial de energia híbrida, tornando esta praticamente independente de fontes de energia não renováveis, eliminando o recurso a combustíveis fósseis. 
O sistema, que representa um investimento de 25 milhões de euros, estará concluído ainda este ano, vai permitir que mais de 65% da energia da ilha seja proveniente de um sistema eléctrico com geração de energia a partir de um parque eólico com 5,4MW e de uma central fotovoltaica de 500 kW, em combinação com baterias de energia (2,5 MW) e com a central termoeléctrica existente. A gestão desta energia será feita por um inovador sistema de software desenvolvido pela empresa alemã Younicos.
A estação fotovoltaica e a estação de baterias já se encontram concluídas, estando agora em construção o parque eólico composto por 5 aerogeradores da empresa alemã ENERCOM, que conta com a colaboração da empresa,  LASO-Transportes, para o transporte dos componentes das torres, e com a Idelgrua para a elevação.








Sem comentários: