domingo, 22 de abril de 2018

Navio escola norueguês, "Sørlandet", na Marina da Horta

Fonte: Stiftelsen Fullriggeren Sørlandet
Fotos:Gentimente cedidas por um amigo.
Bonitas imagens obtidas dia 19 de Abril, relativas à passagem pela Marina da Horta do navio escola norueguês "Sorlandet", propriedade da Fundação  "Stiftelsen Fullriggeren Sørlandet".
A construção do veleiro, "Sørlandet" foi iniciada em 1925 no estaleiro Høivolds Mek, na cidade de Kristiansand, na costa sul da Noruega, com base em uma subvenção de 25.000 libras do armador O.A.T. Skjelbred, e completada em 28 de maio de 1927. De 1927  a 1981 o veleiro regista uma história interessante, que passa pelos anos da 2ª Guerra Mundial até à sua restauração nos fins dos anos 70. (Ver Aqui)
Em 1981 foi criada a fundação   "Stiftelsen Fullriggeren Sørlandet" que é proprietária e operadora do navio desde então. De 1980 a 1983, Sørlandet era o único navio norueguês de treinamento de vela, e o primeiro aberto a homens e mulheres de todas as idades e nacionalidades.
Desde 1982, que este veleiro fez várias travessias do Atlântico, visitando portos nos EUA, no Canadá e no Caribe. Em todos esses anos,  realizou uma série de cruzeiros de verão no norte e no mar Báltico e visitou portos no continente europeu. 
Em 2015, a Fundação estabeleceu seu próprio colégio de ensino médio, A + World Academy. A escola é uma escola secundária preparatória da universidade, e as aulas são ministradas a bordo enquanto o navio navega para locais diferentes em todo o mundo. A escola tem uma capacidade de 60-62 alunos nas séries 11 e 12.
Nos dois primeiros anos da escola, eles realizaram uma circunavegação. O ano letivo começou em Kristiansand, Noruega em agosto de 2015 e viajou para Hong Kong via Portugal, Marrocos, Ilhas Canárias, Cabo Verde, Tobago, Curaçao, Colômbia, Panamá, Galápagos, Ilha de Páscoa, Taiti, Nova Caledônia, Fiji, Indonésia e Cingapura. . O ano letivo terminou em junho de 2016. O segundo ano escolar começou em Hong Kong em agosto de 2016 e viajou para Kristiansand, Noruega via Vietnã, Brunei, Indonésia, Ilhas Christmas, Sri Lanka, Maldivas, Maurício, África do Sul, Namíbia, Santa Helena, Brasil , Dominica, Porto Rico, EUA, Açores, França e Holanda.
No ano letivo de 2017/2018, os estudantes estão navegando de Kristiansand, na Noruega, para Kristiansand, na Noruega, pelo Mediterrâneo e Caribe.
A fundação supervisiona a A + World Academy em seus escritórios em Kristiansand.



Sem comentários: