segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ELECTRA e EUROPA

Porque desde há umas semanas a esta parte não tínhamos notícias das lanchas de piloto "ELECTRA" e "EUROPA", que aguardam atribuição da equipagem (pessoal) e aprestamento final (material) no porto da Praia da Vitória, importa dar aqui uma "pequena luz" sobre os trabalhos e as suas condições actuais. Após viagem à ilha Graciosa para provas de mar, com vento fresco a muito fresco e mar grosso, a lancha "ELECTRA" foi apresentada à comunidade Graciosense, sendo baptizada pela sempre elegante madrinha Sra.Dra. Luísa César. Identificados, como seria de esperar alguns pontos a ser melhorados, regressou à ilha Terceira para juntamente com a sua gémea sofrerem alguns melhoramentos ligeiros que lhes darão muitos mais anos de vida e com certeza pouparão ao erário público muitos milhares de euros em futuras reparações e manutenções. Trabalhos estes que estão em fase final, executados pelos Estaleiros Navais de Peniche (ENP) entre outras empresas regionais tais como a serralharia "ESTRAGA FERROS". Além da já referida e normal espera pela atribuição de equipagem, aguarda-se a emissão dos certificados de navegabilidade, uma vez que os actuais são provisórios e com validade de apenas três meses. Assim é de esperar que na próxima semana, o mais tardar, possa a lancha de pilotos "ELECTRA" regressar à ilha Graciosa e assim acalmar os "olhos" de todos aqueles que sentiram algum "nervosinho miúdo" com a ausência dessa bela embarcação, mas a paciência compensa, pois todos aqueles profissionais que há cerca de dois anos e meio têm vindo a acompanhar o projecto, concurso, construção e aprestamento das lanchas, sabem o que fazer e, fazer o melhor no interesse do "bem público". A todos que aguardam com paciência um sincero obrigado e bem hajam ! Rui Carvalho
(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Terceira/(©) Copyright fotos: 1ª,2ª,5ª e 6ª MM Bettencourt, Graciosa; 3ª e 4ª Henrique Almeida, Terceira.

6 comentários:

cruzeiros disse...

Belos, são os equipamentos, que o navio de pilotos "Electra" detem.
Parabéns e continuação de um exelente trabalho
Jorge Ferreira

Manuel Bettencourt disse...

Caro Jorge Ferreira, Obrigado pela visita e comentário,quanto aos equipamentos da "Electra" deve-se ao trabalho desenvolvido por toda a equipa que acompanhou o processo de construção, em que se inclui os Pilotos da APTG, que tiveram envolvidos em todo o processo de forma entusiástica.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Pedro Baptista disse...

São muito semelhantes às novas lanchas do Porto de Lisboa. Também foram encomendadas a Peniche?

Abraço,
PB

Manuel Bettencourt disse...

Caro Pedro Baptista, Obrigado pela visita e pelo comentário. As duas lanchas de pilotos Europa ( porto Praia da vitória) e Electra ( porto da Graciosa) foram encomendadas pela APTG,SA aos Estaleiros Navais de Peniche, tenho mais fotos com outros pormenores na etiqueta de Pilotagem, se precisar de algo mais esteja á vontade.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Pedro Baptista disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento, caro Manuel.

Entretanto, votos de um Feliz Natal e boas entradas.

Saudações náuticas,

Manuel Bettencourt disse...

Caro Pedro Baptista, eu é que Agradeço a sua visita e comentário, disponha sempre.
Desejo-lhe também para si e para sua Familia UM FELIZ NATAL e UM BOM ANO NOVO.
Cumprimentos volte sempre
Manuel