Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O mágnifico "OSA GOLIATH" em Ponta Delgada


A bonita cidade de Ponta Delgada, e o seu porto tiveram a prazer de contarem nos dias 17 e 18 de Dezembro com a presença do magnifico navio “ OSA GOLIATH” em escala técnica.
O espéctacular navio foi contruido nos estaleiros Drydocks World – Petama Yard, Indónésia, e entregue pela Handel Maritime, SA á Mexican Company Oceanografia, é o maior navio da sua classe actualmente, estando em construção um irmão gémeo o "OSA SAMSON"com entrega prevista para 2010.
O grande destaque deste navio vai para a sua poderosa grua Offshore, LIEBHERR MTC 78 000, com uma capacidade de elevação a 35 metros de raio de 1600 tons, e com possibilidade de rotação de 360 graus, para além desta grua o navio possui mais duas gruas Liebherr CBO-3600-100.Nome: OSA GOLIATH
Comprimento : 180 mts
Boca: 32 mts
Potência da MP: 21 000 KW
Thrusters: 3x 3333 KW, 2 x 2400 KW,2x1355 KW
Gruas: 1 x 2000 MT, 2 x 100 MT
Velocidade máx. 14 nós
Força de tracção: 250 tons
Acomodação: 296 pessoas
Bandeira : Panamá
Esta grua a primeira deste modelo entregue pela Liebherr , foi contruida e entregue pela fábrica de Rostock, Alemanha, a montagem da grua colocou grandes desafios aos Engenheiros projectistas da Liebherr, por exemplo os levantamentos de algumas peças precisaram ser planeados de tal forma que a pressão exercida sobre o solo da superfície do cais não fosse ultrapassada, para os içamentos a Liebeherr utilizou guindastes da própria fábrica.
Para os içamentos pesados foram utilizadas duas gruas portuárias Liebherr LHM 600 ( cap. máx. 208 tons cada) em operação conjunta, a montagem da grua exigiu levantamentos espéctaculares, primeiramente foi montada a parte inferior da plataforma giratória com aproximadamente 370 tons a parte mais pesada, de seguida foi colocada a casa das máquinas com aproximadamente 240 tons, depois a parte inferior do mastro com cerca de 250 tons, a parte superior pesa cerca de 160 tons e teve que ser elevada a 43 metros do nível do chão, a ultima parte a ser montada foi a lança com 87 metros que foi montada com precisão milimétrica nos pontos de pivotagem. Graças á precisão do planeamento do projecto, a equipa de 50 elementos técnicos executou a montagem em apenas 23 dias.(©) Copyright fotos: 1ª a 3ª António Simas, Ponta Delgada; 4ª a 7ª LIEBHERR / Fonte: LIEBHERR

8 comentários:

Anónimo disse...

É na realidade um navio espectacular. Gostava no entanto que alguém entendido na matéria me explicasse como se equilibra o navio quando a grua actua ao levantar pesos a 90º de BB ou EB.
Cumprimrntos
João Marques-Lisboa

Manuel disse...

Caro João Marques, Obrigado pelo comentário, eu tambem gostava que alguém nos desse uma ajuda a compreender essa questão, por exemplo na etiqueta contrução de navios tenho um post sobre um navio em construção o "BOREALIS" que terá uma grua com capacidade de 5000 tons sobre a popa e 4000 tons em rotação, tambem gostava que alguem nos ajuda-se a compreender como se compensa esse peso sobre um bordo.
Desejo-lhe um FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO para si e sua Familia.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

JOSÉ MODESTO disse...

A construção naval tem destas coisas...Impressionante este navio.

Saudações Marítimas
José Modesto

CART 3494 - Xime e Mansambo DEC71/ABR74 & camaradas da Guiné disse...

Muito embora não seja um expert na matéria!... Acho que a maneira como se faz o equilibrio para estes navios poderem pegar em determinados pesos, é feito compensando, a água nos tanques próprios para o efeito, ou seja: transferindo automáticamente a água de um determinado tanque para um outro oposto, querendo isto dizer que se for içar um peso de 5000 t terá de trafegar água para sentido contrário para o equilibrio do navio.

Sousa de Castro

Manuel disse...

Boas Amigo Sousa Castro, acho que tem razão, já no youtube uma animação do funcionamento do sistema de lastro que faz a compensação, convem é que seja bem calculado se não ...
Um Abraço
Manuel

CART 3494 - Xime e Mansambo DEC71/ABR74 & camaradas da Guiné disse...

Os cálculos são feitos através de um sistema automatizado. Não pode ser de outra maneira.
AB,
A. Castro

Nilton G disse...

Leis da fisica srs,mas coisas mais interessantes vemos e fica ???,menino imã quem explica?
um amigo ateu professor de biologia
questionou-me sobre algumas coisas e eu disse que lhe responderia se responde-se a uma pergunta minha primeiro,quem nasceu primeiro? o ovo ou a galinha ? tive que fugir dele ficou bravo

Manuel disse...

Boas Nilton, Obrigado pela tua visita comentário e email, ainda hoje vou responder, vou tentar falar com os meus amigos de Tenerife, depois falamos por email.
Um Abraço e volta sempre
Manuel