A bonita cidade de Ponta Delgada, e o seu porto tiveram a prazer de contarem nos dias 17 e 18 de Dezembro com a presença do magnifico navio “ OSA GOLIATH” em escala técnica.
O espéctacular navio foi contruido nos estaleiros Drydocks World – Petama Yard, Indónésia, e entregue pela Handel Maritime, SA á Mexican Company Oceanografia, é o maior navio da sua classe actualmente, estando em construção um irmão gémeo o "OSA SAMSON"com entrega prevista para 2010.
O grande destaque deste navio vai para a sua poderosa grua Offshore, LIEBHERR MTC 78 000, com uma capacidade de elevação a 35 metros de raio de 1600 tons, e com possibilidade de rotação de 360 graus, para além desta grua o navio possui mais duas gruas Liebherr CBO-3600-100.Nome: OSA GOLIATH
Comprimento : 180 mts
Boca: 32 mts
Potência da MP: 21 000 KW
Thrusters: 3x 3333 KW, 2 x 2400 KW,2x1355 KW
Gruas: 1 x 2000 MT, 2 x 100 MT
Velocidade máx. 14 nós
Força de tracção: 250 tons
Acomodação: 296 pessoas
Bandeira : Panamá
Esta grua a primeira deste modelo entregue pela Liebherr , foi contruida e entregue pela fábrica de Rostock, Alemanha, a montagem da grua colocou grandes desafios aos Engenheiros projectistas da Liebherr, por exemplo os levantamentos de algumas peças precisaram ser planeados de tal forma que a pressão exercida sobre o solo da superfície do cais não fosse ultrapassada, para os içamentos a Liebeherr utilizou guindastes da própria fábrica.
Para os içamentos pesados foram utilizadas duas gruas portuárias Liebherr LHM 600 ( cap. máx. 208 tons cada) em operação conjunta, a montagem da grua exigiu levantamentos espéctaculares, primeiramente foi montada a parte inferior da plataforma giratória com aproximadamente 370 tons a parte mais pesada, de seguida foi colocada a casa das máquinas com aproximadamente 240 tons, depois a parte inferior do mastro com cerca de 250 tons, a parte superior pesa cerca de 160 tons e teve que ser elevada a 43 metros do nível do chão, a ultima parte a ser montada foi a lança com 87 metros que foi montada com precisão milimétrica nos pontos de pivotagem. Graças á precisão do planeamento do projecto, a equipa de 50 elementos técnicos executou a montagem em apenas 23 dias.(©) Copyright fotos: 1ª a 3ª António Simas, Ponta Delgada; 4ª a 7ª LIEBHERR / Fonte: LIEBHERR
8 comentários:
É na realidade um navio espectacular. Gostava no entanto que alguém entendido na matéria me explicasse como se equilibra o navio quando a grua actua ao levantar pesos a 90º de BB ou EB.
Cumprimrntos
João Marques-Lisboa
Caro João Marques, Obrigado pelo comentário, eu tambem gostava que alguém nos desse uma ajuda a compreender essa questão, por exemplo na etiqueta contrução de navios tenho um post sobre um navio em construção o "BOREALIS" que terá uma grua com capacidade de 5000 tons sobre a popa e 4000 tons em rotação, tambem gostava que alguem nos ajuda-se a compreender como se compensa esse peso sobre um bordo.
Desejo-lhe um FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO para si e sua Familia.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel
A construção naval tem destas coisas...Impressionante este navio.
Saudações Marítimas
José Modesto
Muito embora não seja um expert na matéria!... Acho que a maneira como se faz o equilibrio para estes navios poderem pegar em determinados pesos, é feito compensando, a água nos tanques próprios para o efeito, ou seja: transferindo automáticamente a água de um determinado tanque para um outro oposto, querendo isto dizer que se for içar um peso de 5000 t terá de trafegar água para sentido contrário para o equilibrio do navio.
Sousa de Castro
Boas Amigo Sousa Castro, acho que tem razão, já no youtube uma animação do funcionamento do sistema de lastro que faz a compensação, convem é que seja bem calculado se não ...
Um Abraço
Manuel
Os cálculos são feitos através de um sistema automatizado. Não pode ser de outra maneira.
AB,
A. Castro
Leis da fisica srs,mas coisas mais interessantes vemos e fica ???,menino imã quem explica?
um amigo ateu professor de biologia
questionou-me sobre algumas coisas e eu disse que lhe responderia se responde-se a uma pergunta minha primeiro,quem nasceu primeiro? o ovo ou a galinha ? tive que fugir dele ficou bravo
Boas Nilton, Obrigado pela tua visita comentário e email, ainda hoje vou responder, vou tentar falar com os meus amigos de Tenerife, depois falamos por email.
Um Abraço e volta sempre
Manuel
Enviar um comentário