Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

EU-CargoXpress

A Acciona Transmediterranea lidera um consorcio em que participam outras empresas espanholas e europeias, que está a executar um projecto experimental de uma navio de carga, intermodal e competitivo, e que por sua vez contribua para um transporte marítimo ambientalmente sustentável.
EU-CargoXpress é um projecto que faz parte do Sétimo Programa- Quadro da EU para a investigação e desenvolvimento tecnológico, iniciou-se em Setembro e terá a duração de 3 anos.
Interessante a polivalência da estrutura superior que desempenha a função de ponte, grua giratória para a descarga de contentores e outras cargas e utilização como vela.
(©) Copyright imagens: EU-Cargoxpress

2 comentários:

barconauta disse...

A estrutura move-se muito...Mas a ideia está boa. aquilo com umas portas laterais, e uma grua como as que alguna navios da maersk utilizam, mas com adaptação para ser semelhante a esta, em lança, seria um projecto interessante.

Manuel disse...

Amigo Ricardo, é muito interessante este projecto, de facto tens razão a estrutura têm diversas utilizações, e move-se bastante, é um navio futurista. Mas o que estou a pensar é se este tipo de navio ( catamaran) seria por exemplo adequado ao mar dos Açores.
Cumprimentos e volta sempre
Manuel