Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 27 de fevereiro de 2010

N/M "APOLO" na linha dos Açores


Apolo foi uma das divindades principais da mitologia greco-romana, um dos deuses olímpicos. Filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções, e possivelmente depois de Zeus foi o deus mais influente e venerado de todos os da Antiguidade clássica. Era temido pelos outros deuses e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo. Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. Além disso era o deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do Equilíbrio e da Razão, o iniciador dos jovens no mundo dos adultos, estava ligado à Natureza, às ervas e aos rebanhos, e era protetor dos pastores, marinheiros e arqueiros.
Pois Apolo é também o nome do navio da frota da Boxlines Navegação, SA, que faz a linha da Madeira, contudo a partir do dia 19 de Março dará inicio á ligação entre o continente português e os Açores juntando-se assim ao S. Rafael nesta linha, sendo substituído por outra embarcação na linha da Madeira. O N/M "APOLO" irá realizar a seguinte rota:LIS/PDL/PVT/PIC/PDL/LIS, enquanto o N/M "S. RAFAEL", fará a rota:LIS/LEI/PDL/HOR/PVT/GRA/LIS/LEI.
Nome: APOLO
Nº IMO: 9261994
Ind. chamada: DBNW
DWT: 5550 tons
Ton. bruta/ Líquida: 4454/1986 tons.
Comprimento: 100, 6 mts
Boca: 18,8 mts
Caládo: 6,65 mts
Velocidade: 15,4 nós
Maquina principal: Mak 9M 32C, 4320 KW a 600 rpm
Bow thruster: 350 KW
Gruas: 2 x 40 tons
Estaleiro: Qingshan Shipyard, Wuhan / China
Data da entrega: 07/ 2003
Acomodação: 13 pessoas em 13 cabines
Porto de registo: Leer
Bandeira: Alemã
Fonte: Wikipédia/(©) Copyright fotos: 1ª Blog Farinha ferry;2ª Willem Kroon.

6 comentários:

Rui disse...

Caro Manuel Maria

Já desde algum tempo que se previa que fosse o APOLO a substituir o malogrado São Gabriel, confirmando-se agora eventualidade.
É um navio gémeo dos outros dois e do FURNAS, e já esteve nos Açores substituindo uma docagem, penso que do São Gabriel se não me falha a memória.

P.S. - O São Rafael também vai sair beneficiado, depois telefono.

Abraço

Rui Carvalho

Manuel disse...

Amigo Rui, Obrigado pelo teu comentário,agora fiquei curioso com o S. Rafael.
Abraço Rui e volta sempre
MAnuel

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo Manuel.
Como a foto demonstra, escala regular em Leixões.

Saudações Marítimas
José Modesto

Manuel disse...

Amigo José
É verdade a ultima foto foi tirada no terminal de contentores de Leixões. Já agora aproveito para lhe Agradecer as fotos que me enviou do porto de Leixões.
Abraço e volte sempre
Manuel

Anónimo disse...

Parece que o S Gabriel vai ser declarado "total constructive loss"devido aos danos no fundo da casa maquina,veio,etc.Ou sucata ou para vender ao desbarato aos gregosse é que vale a pena!

Manuel disse...

Caro Anónimo, Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário,fico triste se tal vier a acontecer, mas a Briese lá sabe o que é mais acertado fazer.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel