sábado, 7 de agosto de 2010

Os ferrys e as festas

Ontem como habitualmente ás sextas-feiras registamos a escala dos dois ferrys operados pela Atlântico Line, o primeiro ao fim da manhã foi o HSC "Hellenic Wind", e ao fim da tarde o"Express Santorini", os dois em conjunto trouxeram mais de 900 passageiros e mais de 140 viaturas, todo este movimento deve-se ao facto de se realizar por estes dias as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que oferecem um programa interessante e diversificado, desde a parte religiosa, com a tradicional e muito concorrida procissão, até aos concertos ( The Gifth, GNR, Hands on Approach), exposições, desporto, e como não podia faltar as touradas, quer as tradicionais de corda, quer as de praça ( cavaleiros, João Moura, Tiago Pamplona, Rui Lopes, Miguel Moura e o Matador Pedrito de Portugal).
Se ao olharmos para estes números e tivermos em conta que a ilha Graciosa terá cerca de 4700 habitantes, facilmente se perceberá o impacto positivo deste aumento de pessoas na nossa ilha, isto claro sem contar que também muitos terão usado o avião como meio de transporte. Esta é uma das grandes vantagens do serviço ferry, "transformar o mar que nos separa numa ponte que nos une", é minha convicção que o serviço ferry ainda poderá oferecer muito mais á economia das ilhas, faltando para isso a conclusão das rampas, e depois disso vontade política para resistir a certos interesses que não verão com bons olhos a evolução do transporte ferry nos Açores.
Para aqueles que nos visitam por estes dias que se divirtam e tenham uma Boa Estadia.
Copyright fotos: A. Bettencourt, Graciosa.
Copyright texto: MM Bettencourt, Graciosa.

4 comentários:

Paulo Farinha disse...

Caro amigo Manuel
Eu acredito que não se intimidará com a resistência de certos interesses, em especial quando a Naviera Armas começar a frequentar os Açores.
É provável que do mesmo modo que aconteceu na Madeira, uma resistência inusitada à Naviera Armas de poucos madeirenses, do IPTM, dos armadores portugueses e por parte de um jornalista, que escreve para o DN Madeira e comentador da RTP Madeira, é muito provável que tal aconteça nos Açores.
Mas conte comigo, para a divulgação de possíveis resistências, no meu Blogue.
Um abraço
Paulo Farinha

Manuel Bettencourt disse...

Caro Amigo Paulo, Obrigado pelo comentário, tenho uma dúvida será que a Armas irá efectuar ligações todo o ano? pergunto porque como sabe as ligações ferrys nos Açores são sanzonais, e isso em termos de logística deverá complicar a tarefa da Armas, a não ser que a carga chegue ao ferry em Ponta Delgada via porta contentores.
Vamos esperar para ver o que o futuro nos reserva.
Abraço,
Manuel

Paulo Farinha disse...

A Naviera Armas operará nos Açores regularmente todo o ano no Porto de Ponta Delgada, recebendo carga das outras ilhas, por exemplo através da ENM.

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado pelo esclarecimento, parece-me que se aproximam algumas mudanças por cá.
Abraço,
Manuel