terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"E-Ship 1" um navio Singular

O navio "E-Ship 1", pertence à Enercom, o maior fabricante de turbinas eólicas da Alemanha, trata-se de um navio de carga do tipo RoLo, utilizado para o transporte dos vários componentes das torres éolicas fabricadas pela Enercom,  mas o grande destaque vai para os seus quatro rotores Flettner, de 27 metros por 4 metros de diâmetro que utilizando o chamado Magnus effect,  fornecem 30 a 40% da energia necessária para a sua propulsão, diminuindo assim o consumo de combustivel e a emissão de gases nocivos para a atmosfera.
Em 1920 esta tecnologia foi testada com sucesso pelo alemão Anton Flettner, mas acabou por perder importância face ao aparecimento e desenvolvimento dos motores diesel,  na altura o Eng Flettner, construiu um navio de nome  "Buckau" que possuía dois rotores verticais de 15 metros de altura por 3 de diâmetro, que tal como os do "E Ship 1" utilizam o chamado Magnus effect.
Este interessante e ecológico navio da Enercom tem  130 metros de comprimento,  22,5 metros de boca, 6 metros de calado e  para a sua propulsão dispõe dos 4 rotores Flettner e de 2 motores 3.5 MW diesel, que lhe permite atingir uma velocidade de 17,5 nós. 
Veremos para onde nos leva o futuro, mas tal como em terra se vai aproveitando a energia do vento, no mar, ou melhor nos navios também se tenta optimizar essa força da natureza, como é exemplo este navio e também o sistema SkySails.
(©) Copyright fotos: 1ª e 2ª José Modesto, Leça da Palmeira; 3ª e 4ª ENERCOM.
Fontes: Wikipédia; ENERCOM.

4 comentários:

Daniel Capella disse...

Esse navio estará aqui em Santos em breve, não sei exatamente que dia, mas se der tiro umas fotos dele!

Manuel Bettencourt disse...

Boas Daniel, este dificilmente o verei aqui, vi num artigo que ele carrega ai no Brasil, material eólico. Espero que tenhas sorte, boas fotos.
Abraço,
Manuel

Paulo Caldeira disse...

Boas Manuel,
O E-Ship está cá em Viana do Castelo.
Abraço.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Paulo Obrigado pela visita e comentário, é um navio interessante, gostava de o ver por cá mas penso que será dificil.
Abraço,
Manuel