Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Algumas novidades sobre a reorganização da frota de porta-contentores insulares

 Como anunciado recentemente, os tempos difíceis que se avizinham levaram a que os Armadores nacionais que operam nas linhas de Açores e Madeira, reorganizassem a frota e escalas. Uma das decisões que se ouvia à muito e referente à Box Lines, tinha a ver com a retirada do N/M "Ruby", da linha dos Açores, numa primeira fase ouvia-se rumores que o navio deixaria a frota da Boxlines, mas a decisão do Armador madeirense passa por coloca-lo na linha da Madeira, substituindo o N/M "Christina I", enquanto que o afretamento do N/M "Ponta do Sol" à concorrente Transinsular, visa substituir o N/M "Ruby" na linha dos Açores juntando-se ao N/M "Madeirense 3".
Como todos nós  sabemos a Transinsular assegura uma ligação quinzenal entre Ponta Delgada e Caniçal, essa importante ligação era até agora efectuada pelo "Ponta do Sol", mas em virtude de este estar em breve afecto à Boxlines, será o N/M "Sete Cidades" a assegurar a ligação entre os dois arquipélagos, sendo que esta ligação mantém-se na semana ímpar,  semana que agora também passa a ser a que permite ligação à ilha das Flores, a ilha passa então a poder exportar gado para a ilha da Madeira, algo que penso ser positivo para a economia da ilha.
(©) Copyright fotos: Sérgio Ferreira e João Abreu, Madeira; Rui Agostinho, Lisboa; JJCM, Barcos+ Navios; César João, Flores 

3 comentários:

BERMAXO disse...

Buenas tomas de estos buques portacontenedores saludos

J. Lacerda disse...

Manuel: No caso da Boxlines e o Christina I na Madeira será mais a substituição "da parte do Christina I" que cabia à Boxlines visto que a Portline continuará a operar o navio nesta linha sendo que o navio é da Portline, correcto? Ou seja aumentam o nº de navios e ligações semanais entre o Continente e a Madeira, até ver... Duvido é que a Portline mantenha um navio daquele tamanho só para si nesta linha e não volte ao anterior Port Douro ou Port Tejo como no outro post sugeri.

Manuel disse...

Boas Bermaxo, são bonitas fotos dos meus Amigos.
Abraço,
Manuel

Boas J. Lacerda, como lhe disse não sei o que vai acontecer ao Christina I, sei apenas o que a tripulação do Ruby me disse, que é a colocação do navio em 2012 na linha da Madeira.
Em conversa com o Amigo Francisco, este disse-me que também se ouve falar em alterações na linha da madeira, mas nada de concreto, temos que esperar.
Um Abraço,
Manuel