A ilha Terceira vai passar a dispor, a partir do próximo mês de Janeiro, de ligações marítimas directas, para o transporte de mercadorias, de e para o continente, anunciou esta manhã, na Praia da Vitória, o Secretário Regional da Economia.
De acordo com Vasco Cordeiro, em declarações à comunicação social, no final de uma reunião de trabalho com representantes das empresas Box Lines, Transinsular e Mutualista Açoreana, essas ligações “terão uma periodicidade quinzenal”, o que permitirá “uma importante valorização da ilha Terceira”. De facto, acrescentou, “estamos assim a dar a melhor resposta possível à sua capacidade exportadora e, por essa via, a reforçar também a capacidade exportadora da economia regional”.
Segundo o Secretário Regional da Economia, o lançamento das ligações marítimas directas entre a Terceira e o Continente é o resultado “de um trabalho que veio sendo desenvolvido pelo Governo dos Açores, no sentido de sensibilizar os armadores para a importância desta valorização da Terceira, algo que constituía também uma aspiração das principais entidades da própria ilha”.
Entre as vantagens resultantes desta decisão, Vasco Cordeiro, destaca “a diminuição do tempo que a mercadoria recebida ou expedida a partir da Terceira terá nas viagens para o mercado continental”. “Julgo que esta é uma medida que terá grande impacto na capacidade exportadora regional”, concluiu.
Como tinha vindo a referir em post´s anteriores, avizinhava-se uma reestruturação da frota e de escalas na linha dos Açores, dando razão ás informações que circulavam, contudo para além da acima referida escala quinzenal da ilha Terceira directamente com o continente, existe muitas questões que nesta altura se ouvem nomeadamente redução de escalas e um ajustamento da frota, vamos esperar um pouco mais para que se comece a defenir o novo figurino.
Fonte e foto: Gacs
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa; António Simas, S. Miguel; Mário Silva, Santa Maria.
De acordo com Vasco Cordeiro, em declarações à comunicação social, no final de uma reunião de trabalho com representantes das empresas Box Lines, Transinsular e Mutualista Açoreana, essas ligações “terão uma periodicidade quinzenal”, o que permitirá “uma importante valorização da ilha Terceira”. De facto, acrescentou, “estamos assim a dar a melhor resposta possível à sua capacidade exportadora e, por essa via, a reforçar também a capacidade exportadora da economia regional”.
Segundo o Secretário Regional da Economia, o lançamento das ligações marítimas directas entre a Terceira e o Continente é o resultado “de um trabalho que veio sendo desenvolvido pelo Governo dos Açores, no sentido de sensibilizar os armadores para a importância desta valorização da Terceira, algo que constituía também uma aspiração das principais entidades da própria ilha”.
Entre as vantagens resultantes desta decisão, Vasco Cordeiro, destaca “a diminuição do tempo que a mercadoria recebida ou expedida a partir da Terceira terá nas viagens para o mercado continental”. “Julgo que esta é uma medida que terá grande impacto na capacidade exportadora regional”, concluiu.
Como tinha vindo a referir em post´s anteriores, avizinhava-se uma reestruturação da frota e de escalas na linha dos Açores, dando razão ás informações que circulavam, contudo para além da acima referida escala quinzenal da ilha Terceira directamente com o continente, existe muitas questões que nesta altura se ouvem nomeadamente redução de escalas e um ajustamento da frota, vamos esperar um pouco mais para que se comece a defenir o novo figurino.
Fonte e foto: Gacs
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa; António Simas, S. Miguel; Mário Silva, Santa Maria.
2 comentários:
Ora, é impressão minha ou Ponta Delgada vai perder uma ligação quinzenal à custa da Terceira? Cheira-me que não é uma noticia lá muito boa para São Miguel. Sim, porque ninguém está a pensar que em altura de crise manter-se-ão as ligações que já existem passando por lá e acrescentar ainda mais uma directa para a Terceira. E atenção, isto se não houver cortes no geral.
Se calhar percebi mal, e o que vão passar a fazer é que uma das ligações quinzenais em vez de ter PDL como 1º e último porto, passam a ter a Praia da Vitória como 1º e último porto mas passando na mesma por PDL e Horta, e assim PDL manteria na mesma essa ligação, só que já não era directa? Penso que será isso.
Enviar um comentário