Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 31 de março de 2011

Porto de Tenerife, cheio "a tope".

Insignia, llegando. En la parte superior silueta del MSC Fantasia.
Insignia en puerto. Costa Fortuna llegando de América.
Uma jornada como a de ontem se deu poucas vezes de tão excecional movimento de navios. Às duas da tarde o porto albergava nove barcos de passageiros, dos quais cinco eram cruzeiros de grande porte (*). As cifras em conjunto dos cruzeiros são espetaculares . Mais de 15.000 visitantes, quase 500.000 tons. de deslocação e um comprimento que superava em conjunto os 1.300 metros. O primeiro em sair fué a "pequeno" Insígnia (de 30.000 tons) às 1600h, depois às 1700h o Prinsendam, chegado dantes de ontem de madrugada (ver aqui), a seguir o Costa Fortuna (procedente de Funchal). Às 1800h marcha o MSC Fantasía e, às 1900h o Independence OTS, chegado de Lisboa.
(*) Junto dos ferries Tauce, Timanfaya y Teide e o HSC Bencomo.
Salida del Prinsendam. Fantasia, Fortuna y Tindaya .
(©) Pepe Marrero (Autoridad Portuaria, Tenerife).
No recorte de LTodo podemos apreciar a situação dos navios de passageiros em águas do arquipélago, ontem às 2330h. 1 Insígnia, 2 C. Fortuna,3 MSC Fantasia, 4 Prisendam, 5 e 6 os gémeos Bela e Blu da Aida. 7 é o HSC Bentago em Agaete. O 8 corresponde com a situação do grande Independence OTS, 9 o pequeno Fran, enquanto o 10 corresponde-se com em V. Tauce e o HSC Bonanza na ilha do Hierro.
(©) www.Vistaire.es Tenerife. Obtenida desde micro Zepelin teledirigido.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Safehaven Marine - As novas lanchas de pilotos da APTO

 Na newsletter do mês de Fevereiro, do estaleiro irlandês, Safehaven Marine, surge na sequência da anterior confirmação de ser este o estaleiro vencedor do concurso internacional, que visa a construção de 4 lanchas de pilotos para a APTO, as primeiras imagens do incicio das referidas construções. As lanchas de pilotos da APTO, são o modelo Interceptor 38/11,5 mts, sendo o casco um Genesis 38, da autoria do proprio estaleiro.
(©) Copyright fotos: Safehaven Marine, Irlanda.
Fonte: Newsletter-Safehaven Marine, Irlanda.

N/D "Ilhéu da Mina", na Graciosa

 O N/D "Ilhéu da Mina", não é um visitante muito frequente, mas é sempre bem vindo,  desta vez trouxe uns quantos metros cúbicos de areia para a empresa local Gracitrans. Certamente tal como nos outros anos voltará para repôr o areal da praia, mas apenas quando o Sol deixar de ter envergonha.
N/D "Ilhéu da Mina" no porto da Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

terça-feira, 29 de março de 2011

MSC Poesia, navegando no Tejo

Raramente publico fotos de navios de cruzeiros, muito menos se eles escalam o porto de Lisboa, mas como achei esta foto muito bonita decidi abrir uma excepção e aqui fica o "MSC Poesia", navegando sob a ponte 25 de Abril.
(©) Copyright foto: Rui Minas Agostinho, Lisboa / Cruise Ships Fotos

"Ilha Azul" e Cª em Lisboa

 O ex-"nosso", "Ilha Azul", na doca nº1 do estaleiro Naval Rocha em Lisboa, preparando-se para mudança de imagem e de nome como já havíamos noticiado a 25 de Fevereiro, se calhar será mais correcto dizer que os estaleiros Naval Rocha, se preparam para fazer uns AFINANÇOS, nas cores e nome do conhecido ferry, espero que não fique lá 8 meses em Afinanços, já que é preciso em Cabo Verde.
(©) Copyright fotos: Rui Minas Agostinho, Lisboa.
(©) Copyright fotos: Ricardo Martins, Lisboa.
Deixo aqui uma Saudação aos Amigos Ricardo e Rui Agostinho, pela Colaboração que vão dando a este blog.

domingo, 27 de março de 2011

"Bonanza cavalga de novo"

O HSC Bonanza reinicia o serviço ativo, após dois anos de escassa atividade (substituição do HSC Bentago na rota de Agaete, em Janeiro 2010). Fará quatro travesías à semana desde Los Cristianos (Tenerife) à ilha do Hierro, travesía de 75 mn que cobrirá em duas horas. A mudança do cais Los Llanos ao de Ribera, permite ver uma imagem pouco freqüente: HSC Bentago e HSC Bonanza atracados no mesmo cais.
Vemos hoje também ao V. del Teide, após a sua viagem de "apresentação" em Funchal e Portimão, atracado no pantalán Armas ao lado da emblemática e mais que centenária "Farola do Mar". Outro dos visitantes de hoje, o Saga Pearl II, é o velho Astoria de 1981, que foi comprado em leilão por Saga Cruises no passado ano e luze agora as cores da sua nova naviera, após uma modernização (23 M€ e três meses no estaleiro de Swansea, R.U.). Pelo seu eslora de 165 mts, poderia atracar em Graciosa, mas não sê se os seus 6,11 mts. de calado seriam adequados.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

Fotos aéreas das obras no porto da Horta

Duas interessantes fotos aéreas, relativas ao porto da Horta, com destaque para a obra que ali decorre relativa ao caís de cruzeiros e ferrys.
(©) Copyright  fotos: Miguel Nóia, Faial.

sábado, 26 de março de 2011

N/M "JOHANNA DESIREE" na Praia da Vitória

 O nono (9º) navio de cereais/aditivos para rações é o novíssimo N/M "JOHANNA DESIREE", que descarrega 3000 toneladas de aglomerado de couve nabiça. A época tem-se mostrado interessante pelo número de navios recebidos nestes dois meses e meio de 2011, demonstrando uma certa pujança no que respeita à produção de rações pelas três industrias sediadas na Ilha Terceira. É de certo um óptimo sinal, esperando que os factores de produção se mantenham em valores comportáveis pela lavoura regional.
 DADOS TÉCNICOS:

Nome: JOHANNA DESIREE
Data e Hora da entrada: 23.03.2011 - 17:00
Indicativo de chamada: V2FE5
Nº IMO: 9517238
Porto de registo: St. Ohns.
Bandeira: Antígua e Barbuda.
Ano de construção: 2010.
Comprimento f. a f.: 88,60 mts.
Boca máxima: 12,51 mts.
Porte (DWT): 3.850 tons.
Arqueação bruta: 2.545 Tons.
Arqueação líquida: 1.460 Mtons.
Calado máximo à entrada: 5,10 mts.
Último porto: Roterdão.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 3.000 Tons. de Colza.
Recebedor: UNICOL.
Auxiliar de proa: 288 kW.
Potência da Máquina Principal: 1.520 KW.
Armador: Wolfgang Grimpe Marine Consulting & Co.
Agência: Thomé de Castro, Sucrs. Lda. - José Soares.
Nome do Comandante: Lyednyov Vitally.
Piloto de serviço: Miguel Conceição.
(©) Copyright texto e fotos: Cmdte, Rui Carvalho, Praia da Vitória.

sexta-feira, 25 de março de 2011

N/M "Ruby", a ponte entre a ilha e o continente

 O "nosso" N/M "Ruby", visita-nos com uma frequência quinzenal, este porta-contentores é propriedade da empresa alemã, Briese Schiffahrt, estando afretado pela Box Lines Navegação,SA, seu operador, que o explora actualmente na linha dos Açores.
O N/M "Ruby", tem como ano de construção 2002, tendo sido construído no estaleiros, Qingshan,  em Wuhan, China, foi lançado á água a 22 de Outubro de 2001, ostentando o nome de "Frisia",  em 2002 é nomeado de "Apolo", ostentando esse nome até Setembro de 2003, altura em que é renomeado de "Anja", nome que usa até Junho de 2010, passando então a chamar-se de "Ruby".
Não me canso de dizer que esta é uma ligação fundamental para a economia da nossa pequena ilha,  é minha opinião, que a Box Lines, têm prestado um bom serviço,  aliás outra coisa não seria de esperar de um operador insular, que certamente terá uma diferente sensibilidade em relação a uma pequena ilha que depende deste  para que a sua economia tenha acesso aos mercados do continente Português, Madeira  e  obviamente o resto do mundo.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.