Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 22 de junho de 2013

"Santa Iria", "Cecília A", "Coral da Horta" e "Lusitânia", nas Lajes das Flores





(©) Copyright fotos: Tito Nóia, Flores.
O nosso Amigo, Tito Nóia, generosamente oferece-nos estas belas imagens do mais ocidental porto açoriano e europeu, o das Lajes, ilha das Flores. Nas fotos observamos o "Santa Iria" fundeado, ele que agora está "desempregado", pois a função que desempenhava a ligação Flores-Corvo, é agora efectuada pelo navio "Lusitânia", da EBP, empresa que também é proprietária do navio, "Cecília A". No meio dos dois navios da EBP  a draga "Coral da Horta". 


4 comentários:

Luís Henriques disse...

Manuel, permita-me a correcção: o porto mais ocidental da Europa é o da Fajã Grande... mas porto comercial certamente é o das Lajes. Muito interessante ver tanto movimento nesse porto... uma situação atípica.
Abraço

Manuel disse...

Luís Henrique, obrigado pela informação sinceramente não sabia, quando escrevi o mais ocidental estava a pensar nos portos comerciais, deduzo que o da Fajã seja um porto de pesca e pequeno, tenho que ir ver no google earth.
Cumprimentos e volta sempre
Manuel

Luís Henriques disse...

O porto da Fajã costumava ser o "backup" do "Ponta Delgada" quando o mar estava mau na costa este (a foto é um exemplo de um desses dias http://historiadosacores.tumblr.com/image/22836736482)
Abraço

Manuel disse...

Obrigado Luís, é uma espécie da folga por cá!
Aprendi mais um pouco sobre as Flores!
Cumprimentos
Manuel