segunda-feira, 14 de abril de 2014

"Express Santorini", já passou pelas "Colunas de Hécules"

© Copyright imagem: Localizatodo.
© Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.
O ferry, "Express Santorini", já passou pelas "Colunas de Hécules", e  navega rumo a Lisboa, onde é esperado amanhã. No dia 22 de Maio inicia-se a operação ferry nos Açores.

"Colunas de Hércules era o nome dado aos promontórios que existem no estreito de Gibraltar, um em África (conforme as versões, o monte Hacho ou o monte Musa) e outro na Europa (o rochedo de Gibraltar).

O nome provém da mitologia grega, em que se conta que Hércules, para realizar um de seus doze trabalhos, teria necessidade de transpor um estreito marítimo. Dispondo de pouco tempo, resolveu abrir o caminho com seus ombros ligando assim o mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. De um lado, ficou um grande rochedo, mais tarde chamado Gibraltar (monte Calpe) e do outro lado o monte Hacho ou o monte Musa (Abília ou Ábila), o primeiro situado em Ceuta e o segundo a alguns quilómetros para oeste. Os dois montes depois de separados passaram a ser denominados "Colunas de Hércules", ou "Pilares de Hércules".

Este marco foi ultrapassado pelos fenícios e por suas rotas marítimas, quando buscavam matéria-prima para a manufatura de tecidos, vidros e outros produtos para comerciar no Mediterrâneo em geral e no Egito em particular." In Wikipédia


2 comentários:

antonio sáez disse...

Summer is coming to Açores (once more), fortunately!

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Saez,

Venha para cá também, vamos dar um passeio em el Santo!

Salu2
Manolo