Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O mais rápido veleiro do mundo, O Maxi-Trimaran, "Spindrift 2", na Horta


O MAIS RÁPIDO VELEIRO DO MUNDO, O MAXI-TRIMARAN “SPINDRIFT 2”, LARGA DA HORTA (AÇORES) EM QUALIFICAÇÃO DE 1000 MILHAS DO SKIPPER YANN GUICHARD PARA A ‘ROTA DO RUM’, EM SOLITÁRIO 

O mais rápido veleiro do mundo – e simultaneamente o maior trimaran existente –, “Spindrift 2”, largou na tarde desta terça-feira da Marina da Horta (Açores) com o skipper Yann Guichard em navegação solitária rumo a França, no âmbito da sua qualificação para a próxima edição da ‘Rota do Rum’.
Com 40 metros de comprimento e 23 de largura, construído em fibra de carbono, o “Spindrift 2” fez uma stop-over de cerca de 50 horas na ilha do Faial, para desembarque de cinco dos tripulantes, reparações num dos lemes dos flutuadores, que se havia quebrado após colisão na última sexta-feira com um contentor à deriva no Atlântico Norte e para descanso da equipa.
Este singular veleiro, com 47 metros de altura de mastro e entre 713 e 1050 m2 de área vélica, foi lançado à água em 2008, em Lorient (França), sob a denominação “Banque Populaire V” e até 2013 alcançou seis recordes de velocidade no mar, dos quais os mais destacados são a travessia do Atlântico Norte (em 2009), entre Nova Iorque e o Cabo Lizard, no sudoeste de Inglaterra (2921 milhas náuticas percorridas em 3 dias, 15 horas, 25 minutos e 48 segundos) e a volta ao mundo para equipas, sem escalas e sem assistência (21.760 milhas, ou seja, 40.300 quilómetros, concluídos em 45 dias, 13 horas, 42 minutos e 53 segundos), feito que lhe permitiu conquistar o «Troféu Júlio Verne», batendo, em 2012, por cerca de três dias, o recorde anterior do “Groupama 3”, também trimaran, que datava do ano de 2010.
Com a denominação inicial este maxi-trimaran também fixou em 908,2 milhas náuticas (1682 km) o recorde de distância máxima percorrida em 24 horas, o que foi conseguido a uma média de 37,84 milhas náuticas/hora (com picos de 47,17 nós!), enquanto já como “Spindrift 2” viu homologado, em novembro de 2013, o recorde de travessia entre Cádiz, Espanha, e Salvador da Baía, Brasil, no tempo de 6 dias, 14 horas, 29 minutos e 21 segundos.
Agora Yann Guichard, skipper da embarcação há cerca de um ano e meio, prepara-se para participar na afamada ‘La Route du Rhum’, que larga de Saint-Malo, França, rumo a Pointe-à-Pitre, Guadalupe, Antilhas Francesas, a 2 de novembro próximo, numa competição transatlântica quadrienal para navegadores solitários, que se realiza ininterruptamente desde 1978.
Na sua paragem destes dias no porto da Horta o “Spindrift 2” mudou o leme do flutuador de estibordo, uma peça de 3,5 metros de comprimento que foi transportada de Vannes, França, para os Açores num avião propositadamente deslocado para o arquipélago para acorrer a esta avaria do maxi-trimaran, ocorrência que também fez viajar às ilhas um staff de apoio de uma dezena de técnicos e outros colaboradores daquela ‘racing-team’.
Reconhecida internacionalmente como escala obrigatória nas travessias de iates no Oceano Atlântico Norte, no sentido oeste/leste (Caraíbas/Europa), e com uma frequência, todos os anos, de mais de 1000 veleiros envolvidos em grandes aventuras de alto-mar, a Marina da Horta teve por dois dias no seu cais principal aquele que terá sido o mais destacado visitante desde a inauguração da infraestrutura, em 1986. O “Spindrift 2”, comandado pelo navegador Yann Guichard, já voltou, entretanto, às ondas e aos ventos...

Horta, 26 de Agosto de 2014
Dr. Luís Prieto / Portos dos Açores, SA

PS:A largada do maxi-trimaran "Spindrift 2" da Horta foi adiada, por razões de ordem técnica.
O veleiro chegou a zarpar do porto da ilha do Faial, para o exterior da baía da Horta, esteve duas horas em preparativos para deixar o skipper Yann Ghichard a solo, mas regressou à Marina, ao que parece devido a problemas na roda de leme.
Se as dificuldades forem ultrapassadas em tempo útil, este iate único, recordista de velocidade nos mares, deixa aos Açores na quarta-feira, 27 de agosto.



4 comentários:

tiago matos disse...

Aqui estava um investimento para os Açores vento na falta :)

Manuel Bettencourt disse...

Boas Tiago,
o pior vai ser o guito para comprar o trimaram, não deve ser baratinho :)

Abraço,
Manuel

Luís Prieto disse...

Parece que só o leme que agora foi substituído na Marina da Horta custa qualquer coisa como € 200.000,00 (por extenso, para não haver dúvidas: duzentos mil euros!!!).

Abraço,
Luís Prieto

Manuel Bettencourt disse...

Caro Dr. Luís Prieto,

Obrigado pelas notas de imprensa!

Meu Deus 200 000!? Incrível!Estou sem palavras!

Um Abraço
Manuel