Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O regresso do N/M "EOT SPAR" ao porto da Praia da Vitória



© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
Registo do regresso do N/M "EOT SPAR" ao porto da Praia da Vitória após uma longa ausência (28.04.2012/Ver AQUI). Curiosamente no espaço de 15 dias o destacamento americano recebeu a visita de três dos seus conhecidos navios porta contentores, a saber "GEYSIR", "TRANSATLACTIC" e agora este "EOT SPAR". Aguardaremos pois, com com alguma expectativa, para ver qual o navio do trio que regressará em breve para mais uma escala de abastecimento.
Nome: EOT SPAR.
Tipo de Navio: Navio Ro/Ro de Carga Geral.
IMO: 8813025.
Indicativo: WDE9193.
MMSI: 338589000.
Bandeira: Estados Unidos da América.
Porto de Registo: Annapolis, Maryland.
Matrícula: 1097317.
Operadores: Round Bay Holdings LLC- Wilmington, Delaware, EUA.
Classe: American Bureau of Shipping.
Ano de Construção: 1990.
Data de Entrada ao Activo: 02/02/1990.
Estaleiro: Orskov Christensens Staalskibsvaerft A/S- Frederikshavn, Dinamarca. Casco#169.
Comprimento Fora a Fora: 91,52 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 84,99 metros.
Boca Máxima: 16,83 metros.
Pontal: 6,91 metros.
Calado: 4,25 metros.
Deslocamento: 4,683 toneladas.
Arqueação Bruta: 2,762 toneladas.
Arqueação Liquida: 828,00 toneladas.
Porte Bruto: 3,095 toneladas.
Número de Tripulantes: 13.
Gruas: 1X 40,00 toneladas, 1X 27,00 toneladas.
Potência de Maquinas: 2,400 kW (3,264 hp), 900,00. 2 hélices CP, 225,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,00 nos.
Potência de Geradores Auxiliares: 1,639 kw.
Número de Thrusters: 1.
Nomes Anteriores: Sysette (1990-1993), Maersk Deccan (1993-1994), Mekong Harmony (1994-1996), Sysette (1996-1997), Thyra Moller (1997-2000), e Strong Patriot (2000-2009).
Último Porto: Richmond, Virginia, EUA.
Próximo Porto: Las Palmas, Ilhas Canárias.

2 comentários:

tiago matos disse...

Estes navios (não sei se existe um termo certo) com a casaria na proa fascinam-me.

Anónimo disse...

Com essa rampa ele poderia transportar carga rodada