quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

N/M "Espírito Santo"

O navio " Espírito Santo" é um dos três navios da frota dos TMG, Lda. que fazem o transporte de carga geral entre as ilhas do grupo central do arquipélago açoriano, este pequeno navio é uma presença (salvo algumas excepções) bi-semanal no porto da Graciosa, operando dentro da normalidade á 2ª-feira e 5ª-feira, a maior parte da sua carga tem origem na ilha Terceira, onde carrega o cimento, depois de ensacado e palétizado pela Cimentaçor, o gás que é transportado em botijas colocadas em caxiers, as rações também elas produzidas, ensacadas e palétizadas nas fábricas na ilha Terceira, fertilizantes, etc, assegurando assim uma forte ligação económica e social entre estas duas ilhas. Clicando nos links poderá apreciar a chegada ao porto da Praia da Vitória de alguma desta carga.
Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

4 comentários:

Jordão disse...

Parabéns pelo aniversário (atrasados). Tenho aprendido muitas coisas da nossa Terra e do Mar que nos rodeia aqui. Que continue por muito e bons ano assim.

Cumprimentos

Manuel Bettencourt disse...

Caro Jordão, Obrigado pela sua visita, comentário e pela simpática felicitação, fico contente que goste de cá vir.
Aproveito para desejar a Si e á sua Familia UM FELIZ NATAL.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Anónimo disse...

Os meus cumprimentos e apreço
para os TMG. Até acho que o nome devia se mudado para "Bombeiros do Grupo Central". Sempre que há falhas de navios de carga, encalhes, "raspadelas" no fundo,etc., aí estão os TMG a apagar os "fogos" e a desenrascar os fornecimentos e o escoamento de produtos de ilhas isoladas!
Boas Festas
João Marques-Lisboa

Manuel Bettencourt disse...

Caro João Marques, Obrigado pela visita e comentário, fez uma interessante análise dos TMG, o que prova que os comentários valorizam o post, de facto eles desempenham um papel importante ligando as ilhas do grupo central.
Desejo a Si e á sua Familia UM FELIZ NATAL.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel