Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

N/M "ANTIGUA" - Porto da Praia da Vitória

Esteve prometido para antes do Natal, talvez por causa das prendas, mas a malta da descarga já cá o tem. Um suplemento extra pró Carnaval, talvez. Dantes eram 5 ou 6 por ano, agora é quando calha, será da crise? Fica por cá pelo menos três dias, até saírem as 600 ou 700 toneladas de peixe, atum a atum de mão em mão. Embora seja um "chaço", são sempre giros estes navios. Data: 11.01.2010 - 22:00
Nome: ANTIGUA
Indicativo de chamada: PJEE
Nº IMO: 8812813
Tipo de Navio: FRIGORÍFICO
Porto de registo: WILLEMSTAD
Bandeira: ANTILHAS HOLANDESAS
Ano construção: 1991
Estaleiro: Juliana Constructora Gijonesa - Nº 325
Comprimento fora a fora: 105,35 Mts.
Boca: 16,03 Mts.
Porte: 4468 Tons.
Arqueação bruta: 4190 Tons
Arqueação líquida: 1948 Tons.
Calado máximo: 5,8 Mts.
Máquina Principal: B&W 6L35MC - 3354 KW
Auxiliar de Proa: N/A
Último porto: LAS PALMAS
Carga: ATUM CONGELADO
Armador: SEATRADE B.V.
Agente: THOMÉ DE CASTRO, SUCRS.
Piloto de serviço: MIGUEL CONCEIÇÃO
Copyright fotos: Duarte Lourenço, Terceira.
Copyright texto: Rui Carvalho, Terceira.

2 comentários:

Augusto disse...

Há já muitos anos que não trabalho na descarga de peixe congelado.
Sou do tempo em que passavamos estropos finos no rabo de cada peixe.Um a um.Depois o guindaste içava e saíam ao molho de cabeça para baixo.Ou então atirados um a um para a rede que depois era engatada no gato do guindaste.E o frio Manuel?
Bons tempos amigo,porque era mais novo.

Abraço do Augusto.

Manuel disse...

Caro Amigo Augusto, nunca estive dentro de um navio frigorifico, devem ser bons para trabalhar no verão, com aquele fresquinho.
Um Abraço
Manuel