domingo, 12 de setembro de 2010

Chegada simultânea dos 2 Navios RoRo ao porto da Praia da Vitória





As já provadas capacidades logísticas do porto da Praia da Vitória no que diz respeito à circulação e transbordo de cargas são também evidenciadas em relação aos navios de passageiros inter-ilhas. A sucessão de fotos mostra-nos a chegada simultânea dos RoRo "Express Santorini" e "Hellenic Wind" num dos seus três encontros semanais. Esta operação, facilitada pela configuração dos cais, permite que no espaço de 45 minutos seja feito o desembarque da totalidade dos passageiros de ambos os navios (cerca de 1200 pessoas), de todas as viaturas (cerca de 200) e de toda a bagagem pessoal. Dentro dessa mesma janela de tempo poderão embarcar novamente a totalidade de passageiros, viaturas e bagagem, incluindo todo o transbordo entre navios. Este tipo de operação não se vê nem é possível em mais nenhum porto dos Açores. Sendo esta uma prática habitual no porto da Praia da Vitória desde o início das Operações Ferry há muitos anos, não entendo porque não se dotou o porto das valências necessárias a uma digna recepção de passageiros e suas bagagens ficando-se à espera de um "el-Dourado" chamado Cais de Passageiros do Porto Pipas, que no meu entender não vai nascer e não deverá nascer, pois provém da cabeça de alguém preocupado exclusivamente com um determinado sucesso eleitoral sem olhar aos custos altíssimos e à função utilidade. Desde há muito propomos que se construa um cais paralelo ao actual cais de passageiros, no outro lado da pequena baía, para que sirva a descarga dos navios cimenteiros que tantas restrições têm na sua operação e também para a operação ferry com uma segunda rampa. A gare e parque de estacionamento seriam expandidos para o terrapleno que se encontra a Sul. Temos dito.
Copyright texto: Rui Carvalho, Praia da Vitória
Copyright fotos: 1ª, 6ª, 7ª João Bettencourt Mendonça; 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Rui Carvalho.

2 comentários:

F.Nunes disse...

O governo Açoreano ainda não entendeu que o desenvolvimento das ilhas que compoem o mesmo Arquipelago, passa por criar condições para a logistica deste tipo de navios!!? quero dizer, na criação de terminais para navios deste tipo!!!!!

Manuel Bettencourt disse...

Baos Amigo Francisco, primeiro acho que se devia saber o que queremos do transporte inter-ilha e depois então tomar uma série de decisões que teriam que dotar os portos de condições logísticas para esse tipo de navio.
Abraço,
Manuel