Quando se começava a testar algumas rampas ro-ro recentemente construídas, nos Açores, um facto para além de outros se destacava, a dificuldade de o HSC "Hellenic Wind" (ex Viking) operar nessas rampas. Não quero com isto dizer que as rampas estejam mal construídas, apenas referir que este tipo de navio utiliza rampas dedicadas e adequadas ás suas características, exemplos disso a rampa flutuante que este fast ferry utilizava em Liverpool, e que podemos observar nas fotos do Sr. Ryan McGirr, um fã da Steam Packet Company e do HSC "Viking", e a rampa especifica que o irmão "Speedrunner IV" utiliza na Grécia . Mas diga-se que o facto do HSC "Hellenic Wind" dificilmente poder utilizar o tipo de rampas que estão sendo construídas, não é limitativo para a sua operação nos Açores ( carros e passageiros), pois a sua rampa lateral é bastante funcional ( na minha opinião), aliás acho que dificilmente teremos nos Açores rampas ro-ro que sirvam para todos os tipos de ferrys, e também penso que nas rampas ro-ro que estão sendo construídas tão cedo não irá circular carga rodada ( digo eu). "Speedrunner IV" e a sua rampa na Grécia.
Rampa ro-ro terminal da Fred Olsen no porto de Santa Cruz de Tenerife, Canárias.
Rampa ro-ro terminal da Fred Olsen no porto de Santa Cruz de Tenerife, Canárias.
Rampa ro-ro terminal da Naviera Armas no porto de Santa Cruz de Tenerife.
(©) Copyright fotos: 1ª, 2ª e 3ª, Ryan McGirr, Liverpool; 4ª Sérgio Ferreira, Funchal; 5ª e 6ª, António Saez, Tenerife.
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