Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 30 de agosto de 2011

AB “WARAO” (PC-22)

Entrega oficial nocturna efectuada en astillero Navantia. (©) Miguel Gómez, Cádiz.
No passado dia 22 efetuou escala em Tenerife o AB “WARAO” (PC-22), como costuma ser habitual em a viagem de entrega para a armada de Venezuela dos navios construídos em Cádiz.
O AB “WARAO” (PC-22), o segundo da sua classe, está desenhado e construído com a última tecnologia em equipas e sistemas, capaz de executar atividades de vigilância e proteção da Zona Económica Exclusiva asim como proteção do tráfico marítimo.
Tipo Buque: Patrullero Oceánico
Tonelaje: 2.450 tons

Eslora: 98,9 metros.
Manga: 12,6 metros.
Propulsión: (4) MTU 12V2000 M50B
Velocidad Máxima: 24 nudos.
Autonomía: 3500 mn 18 Nudos.
Tripulación: 72 miembros.
Astillero: Navantia Puerto Real
Fabricación: Puerto Real, Cádiz
Entrega: Agosto 2011
M.M.S.I.: 775901000

Trata-se do segundo dos quatro navios do tipo Avante 2200, encarregados pelo governo venezuelano à empresa estatal espanhola, em novembro de 2005. O primeiro patrullero da série, o Guaiquerí (PC-21), foi entregue o passado 14 de abril. Com respeito a, os dois últimos, conheceu-se que o Yecuana (PC-23) será entregue no próximo mês de setembro e o Kariña (PC-24), em novembro.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.
El día 23, después de una escala de poco más de 24h parte con destino La Guaira.

"YM GREAT" em Boston

Depois de ter sofrido a furia do furacão Irene, o porto de Boston voltou à normalidade, com o seu habitual movimento a ser registado e partilhado connosco pelo Amigo Paulo Peixoto. Desta vez o navio apresentado é um imponente porta-contentores "YM GREAT" da Yang Ming, manobrando com a ajuda de rebocadores ontem dia 29 de Agosto.
Nome: YM GREAT
IMO: 9267156
MMSI: 357458000
Ind. Chamada: H3GY
Bandeira: Panama
Boca: 40 mts
Comprimento: 279 mts
Calado: 13.3 mts
Ano: 2004
T.A.B: 66 332 tons
T.A.L.: 25 247 tons
D.W.T: 67 270 tons
Operador: Yang Ming Marine Transport
Capacidade: 5 500 teus.
(©) Copyrights fotos: Paulo Peixoto,Boston USA.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

domingo, 28 de agosto de 2011

O novo proprietário do ferry "Atlântida" é o Governo da Venezuela

Segundo consta no site SEA-WEB o novo proprietário do ferry "Atlântida" é o Governo da Venezuela, segundo os dados que lá constam o navio mudou de proprietário no dia 26 de Maio de 2011.
Segundo o mesmo site o navio mantém o mesmo nome mas não refere o novo porto de registo nem a bandeira, sendo que este se refere ao Governo da Venezuela como sendo o Grupo proprietário, proprietário registado e operador do navio, sendo que também lá consta que o preço do navio foi 36 milhões de dólares.
A ser este o verdadeiro destino secreto do "Atlântida" a alusão a armadores russos e nacionais terá sido apenas uma manobra de diversão, pois já algum tempo que se esperava que este navio fosse comprado pelo "tio" Hugo Chavez, que o havia referido aquando da sua visita aos ENVC.
(©) Copyright foto: José Modesto, Matosinhos.
(©) Copyright texto: MM Bettencourt, Graciosa.
Pesquisa: Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Captura de página do site www.sea-web.com
Reedição do post- 1 de Setembro 2011
Segundo as notícias que vão surgindo em vários órgãos de comunicação social e nomeadamente a Rádio Geice FM ( Viana do Castelo), esta informação patente no site Sea-Web, não será correcta, referindo a mesma rádio que este negócio com a Venezuela está posto de parte. Por enquanto vou esperar pelas cenas dos próximos capítulos, mas acho estranho os dados do referido site.
Ao ler as noticias na Rádio Geice, verifico que este é um tema muito actual e a viagem do "Atlântida" de Viana do Castelo até Lisboa ( base do Alfeite), têm suscitado curiosidade pelo facto do navio ter atingido uma velocidade de 18,9 nós, sendo que segundo parece o plano de reestruturação dos estaleiros prevêem a venda do navio por 25 milhões de euros, cerca de 50 % do seu custo.
Tentarei dentro do possível ir acompanhando esta "viagem" do "Atlântida", mas aconselho aos meus estimados visitantes o site da Rádio Geice FM de Viana do Castelo.

sábado, 27 de agosto de 2011

Emigração de cruzeiros.

Durante o verão, os navios de turismo praticamente desaparecem da Macaronesia Oriental, emigrando principalmente ao Mediterráneo e ao Norte da Europa.
Após três semanas de ausência de cruzeiros no porto de Tenerife, retoma-se a atividade com a presença do P & O Azura e do MSC Melody, que às 0800h já se encontravam no dique Sul. O primeiro procedia de Las Palmas dirigindo-se para SC a Palma e Lisboa. O Melody por sua vez chega de Tánger e zarpa para Madeira.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

Ferry "Atlantida" preparado para partir dos ENVC

Tal como havia surgido em vários orgãos de comunicação social, o ferry Atlântida está de partida hoje dos ENVC, rumo ao porto de Lisboa, como podemos observar no programa Localizatodo. Agora a grande dúvida será saber qual o seu destino definitivo, falando-se em armadores Russos e nacionais, havendo mesmo quem afirme que o destino será os Açores, algo que na minha opinião será muito pouco provável. Interessante o facto de o portal do porto de Lisboa ainda não constar qualquer informação relativa a esta chegada, o que prova que esta é uma viagem envolta em grande secretismo. Espero sinceramente que seja uma solução boa para os ENVC.
(©) Copyright imagens: Captura do progr. Localizatodo.
Reedição do post- 28 Agosto
Atlântida em Lisboa e na viagem atingiu os 18,9 nós!!!
O ferry "Atlântida"  chegou hoje dia 28 de Agosto, ao porto de Lisboa,  aliás à hora (9 horas Açores)que escrevo este esta reedição do post vejo no programa Localizatodo o "Atlântida", manobrando para atracar no Alfeite.
Não me foi possível acompanhar a viagem, mas alguns Amigos meus fizeram-no e dizem-me que o programa Localizatodo registou uma velocidade de 18,9 nós numa determinada altura ao largo de Matosinhos, mas por pouco tempo, depois desse registo a velocidade registada pelos meus Amigos ficou-se pelos 15 nós. Já ontem ainda antes da viagem  o Amigo do "Link", deixava um alerta em relação à velocidade do "Atlântida", que poderia atingir os 18 nós em virtude de uma nova pintura no casco submerso feita em silicone, que poderia contribuir para um aumento da velocidade.
No portal do porto de Lisboa no registo de entradas consta que o Atlântida parte em Setembro para Alto-Mar, enfim ficamos certamente todos curiosos para perceber como acaba esta complexa história.
Independentemente do futuro do navio, acho que toda esta história devia levar a uma profunda reflexão de todos nós, para que situações destas não voltem a acontecer, mas não sei porquê acho que vão continuar e não é preciso ser bruxo.

Rebocador "Magothy" em Boston

Fotografia  do rebocador do estado de Maryland, "Magothy", a fazer servico ontem  dia 26 Agosto no porto de Boston fretado por uma empresa do estado.
(©) Copyright texto e foto: Paulo Peixoto, Boston.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sete Cidades o navio e a paisagem

(©) Copyright foto: Bruno Rodrigues, Pico.
Uns dias atrás o Amigo António Simas, enviou-me uma série de fotos de uma visita à Sete Cidades, prometi a mim mesmo que quando recebe-se uma foto do navio "Sete Cidades" iria colocar juntamente com o navio as fotos do lugar que lhe dá o nome. Como o Amigo Bruno Rodrigues teve a gentileza de me enviar umas fotos do navio ao abrigo da ilha montanha, juntei as fotos dos dois Amigos e aqui fica o resultado.
(©) Copyright fotos: António Manuel Dias de Simas, S. Miguel.

Ferry "Nossa Senhora da Graça" ( ex Ilha Azul) já partiu de Lisboa

Segundo o portal do Porto de Lisboa, o ferry "Nossa Senhora da Graça" ( Ex Ilha Azul) partiu dia 18 de Agosto rumo à sua nova casa o arquipélago de Cabo Verde, o navio pertence agora ao armador Diallo & Macedo, empresa de Cabo Verde, Boa Sorte!
(©) Copyright foto: 1ª Ricardo Martins, Lisboa / Blog Mytakkes

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ferry "Atlântida" parte sabado dos ENVC

(©) Copyright foto: L. Ré / blog The Pilot Boat.
Hoje surgiu a noticia na "Visão" de que o ferry "Atlântida" que se encontra  nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo desde de 2009 (altura em que foi rejeitado pelo Governos dos Açores), estará agora de partida  sendo que o seu destino será para já o porto de Lisboa,  essa partida terá lugar no próximo sábado pelas 13 horas locais. Segundo a "Visão" desconhece-se mais pormenores, sendo que se tem falado em armadores nacionais e russos.
Veremos se depois da retoma da construção naval nos ENVC com a construção dos dois navios asfalteiros, estes também resolvem esta situação podendo desta forma aliviar a difícil situação na empresa e quem sabe evitar o despedimento de trabalhadores do referido estaleiro.
(©) Copyright foto: José Modesto / Blog José Modesto.

"Messologi" em Boston

Mais um bonito registo do Amigo Paulo, da passagem pelo porto de Boston do porta-contentores da Maersk  Line "Messologi".

IMO: 8819964
MMSI: 372322000
Ind hamada: 3EIM6
Bandeira: Panama
Boca: 32
Comprimento: 294 mts
Calado: 10.7  mts
(©) Copyright fotos: Paulo Peixoto, Boston, USA.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nasceu a Portos dos Açores, SA

(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: António Simas, Ponta Delgada.
Foi hoje publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores o "Decreto Legislativo Regional N.º 24/2011/A, de 22 de Agosto" que aprova o novo sistema portuário dos Açores,  criando a Portos dos Açores, SA, resultado da fusão das 3 Administrações Portuárias existentes até agora  e que faziam parte da Portos dos Açores SGPS, a APSM,SA ( Administração dos portos de S. Miguel e Santa Maria) a APTG,SA ( Administração dos Portos de Terceira e Graciosa) e a APTO, SA ( Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental).
No diploma hoje publicado pode-se ler o seguinte: "A circunstância de se optar pela fusão das três Administrações Portuárias Regionais e pela sua incorporação na PA não significa que se pretenda seguir um modelo centralizado de gestão portuária, sem ter em conta as características específicas das várias ilhas e das suas infra-estruturas portuárias", tendo por isso sido criado em vez das anteriores Administrações portuárias 3 Direcções-Gerais com a mesma jurisdição das anteriores Administrações e que passam a ser denominadas de: DGPSM- Direcção Geral dos Portos de S. Miguel e Santa Maria, DGPTG- Direcção Geral dos Portos da Terceira e Graciosa e a DGPTO- Direcção Geral dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental. Cada membro do conselho de administração da PA, incluindo o presidente, exercerá as funções de director-geral numa das três  direcções-gerais.
Fonte: Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores.
(©) Copyright foto: Miguel Nóia, Horta.

Contrução do porto de cruzeiros da Horta- Fotos

 Algumas fotos obtidas pelo Amigo Bruno Rodrigues relativas ás obras de construção do porto de cruzeiros e ferrys da Horta. As fotos são referentes ao dia 19 de Agosto.
(©) Copyright fotos: Bruno Rodrigues, Horta ( blog-Azores Cruise Club)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

N/F "Express Santorini" nas Flores

 No post de hoje vamos fazer uma viagem até a linda ilha das Flores no "Express Santorini". Se a viagem é um pouco longa,  em contra partida é compensada pela beleza da ilha, sendo também possível aproveitar a estadia para visitar a  pequena mas bonita ilha do Corvo. Já tive a oportunidade de fazer esta viagem, na altura no "Golfinho Azul" e posso dizer que visitar as duas ilhas vale a pena.
Aqui ficam algumas fotos generosamente obtidas,  pela Amiga Susana Vaz,    aquando da última viagem do "Express Santorini" á ilha das Flores, este voltará novamente à ilha para a sua última escala a 5 de Setembro. Obrigado Susana!
(©) Copyright fotos: Susana Vaz ( Express Santorini)