(©) Copyright foto e fonte: ESTIVADORES DE AVEIRO
O blog dos Estivadores de Aveiro, avançou com as primeiras imagens de uma tremonha ecológica construída pela empresa com sede em Aveiro, Correcta, e que se destina ao porto de Ponta Delgada. Este novo equipamento que levou sete meses a ser criado representa um investimento da Portos dos Açores no valor de 956 mil euros. Juntado este investimento ao da recente aquisição de uma nova grua portuária, temos um investimento em equipamento para este porto de cerca de 3,8 milhões de euros.
(©) copyright imagem: CORRECTA
23 comentários:
Pois, ponta delgada recebe tudo isto e depois ainda ficam contra a construção da 2ª fase de requalificação do porto da Horta. Enfim...
Caro MMB
A tremonha da Praia da Vitória foi feita por uma empresa Regional como sabes, não é sofisticada e parte da ideia de que não somos ricos.
O grande problema de Ponta Delgada é o princípio em que se gerem, passo a explicar: "Queremos tudo !".
Pois é ! É uma chatice estar a descarregar Clinker e com o vento sujar os vestidos e calças brancas dos turistas dos paquetes nas Portas do Mar.
Um pequeno porto com tantas valências, é de HOMEM !
Ele é cais Militar, Granéis Solidos, Combustíveis, Pesca, Contentores, Passageiros e Marina, tudo no mesmo buraco.
Se compraram esta tremonha por um milhão de euros devido aos paquetes, então pergunto como é que os paquetes poderão dar lucro à PA nos próximos anos ?
Abraço
ErrE
Caros Visitantes, uma só pergunta, alguém sabe que sistema tem esta tremonha, para evitar o pó? será aspiração ou cortina de água como já vi, se alguém poder dar uma ajuda Agradeço.
Abraço,
Manuel
Todo el material que sea bueno para mejorar la calidad de los puertos es bueno,espero que no sea gastar por gastar Saludos
Boas Berto, sim tens razão, dizem-me que terá utilidade, mas não conheço bem as necessidades de Ponta Delgada.
Saludos,
Manuel
Boa Tarde!
Não dissemos que não queríamos que requalificassem o porto da Horta, mas acho que todos têm a mesma opinião ou então estou errado, o porto de Ponta Delgada mais precisamente, o porto comercial precisa de obras quem já esteve lá já viu que aquilo não tem as mínimas condições, de receber cruzeiros ou outros navios que seja de passageiros. Ponta Delgada está a crescer em navios de cruzeiros já esteve lá 3 navios de cruzeiros em 2011, em 2012 tivemos 3 cruzeiros outra vez e em 2013 vamos voltar a receber 3 navios de cruzeiros no dia 23 de Abril e no dia 24 de Abril. Não acham que deviam de fazer 1º umas obras no porto de Ponta Delgada só depois a tal obra para os iates?
Cumprimentos
Caro Visitante, não sou um conhecedor do porto de Ponta Delgada, ou seja não tenho uma perfeita noção das suas dificuldades operacionais.
Mas sou dentro do pouco que vou vendo, sou da opinião que o porto deve ser reorganizado o que certamente implicará obras.
Não sou perito em portos mas a minha humilde opinião é que Ponta Delgada, mais precisamente a parte comercial não está actualizada face ao tipo de operação que lá decorre.
Sei que essa evolução do porto está a ser avaliada.
Uma vez aqui num post relativo à logística de distribuição de combustíveis nos açores referia que podia-se ponderá por exemplo o carregamento do Chem Daisy na PVT, tirando tráfego de PDL.
Contudo não qual a política que será seguida.
Para não haver confusões sou anti duas portas de entrada nos Açores, não vou explicar aqui os pormenores dessa razão, diria que se trata de defender as pequenas ilhas e em especial a minha ( do meu ponto de vista claro)
Cumprimentos
Manuel
Boa Tarde Sr. Manuel
O porto comercial de Ponta Delgada está muito mal organizado é contentores num lado é contentores no outro, depois temos camiões a levar aqueles contentores, quando vem um cruzeiro e quando não tem espaço nas Portas do Mar tem que ir para o porto comercial e aquilo não tem as mínimas condições é pó a voar é camiões a trabalhar é tudo e mais alguma coisa. Deviam de pensar 1º já dá para ver que o turismo de cruzeiros está a aumentar nos Açores principalmente na ilha de São Miguel e não vão fazer nada lá acho que isto está mal.
Cumprimentos.
Essa maquina era boa para moer politicos que fazem asneiras . Trabalhava 24 horas por dia .
o anónimo das 17:39 deve ser meio tó-tó. Entao por receber 3 navios de cruzeiros no cais comercial precisa de obras ? Tivessem feito as portas do mar maiores ou nao tivessem feito uma marina para as gaivotas andarem a cagar no s pontoes. Onde estao os iates ?
Caro visitante (19:10), tem razão, interessante a questão de passageiros e máquinas, um problema de segurança certamente, já pensou se um cruzeirísta tem um acidente devido a isso? Mas a verdade é que isso pode acontecer em qualquer lado, existe muita boa gente que acredita que um navio de cruzeiros e os seus passageiros com compatíveis com vacas, cavalos e afins, é melhor estar calado!!
Cumprimentos
Manuel
Caro visitante (22:13) moer políticos na tremonha? hum... acha que ela aguenta uma utilização tão intensiva? Ouvi dizer que carne de político é muito corrosiva :)
Cumprimentos
Manuel
Caro visitante (22:15), não se esqueça que estamos a escrever nem sempre aquilo que queremos dizer é o que escrevemos, parece-me que o nosso comentador se estaria a referir à necessidade de reorganização do porto.
Cumprimentos
Manuel
Anónimo das 22:15
Onde é que estão os cruzeiros, para fazerem, o novo cais de cruzeiros da Horta? Eu cá não vejo nenhum vejo poucos cruzeiros a passar por ai. Sabes em vez de fazer o cais de cruzeiros ainda por cima mal feito, deviam de fazer uma marina tá ai sim já podiam ter os iates todos atracados e não no meio do mar -.-
E não sei qual é o mar de dizer que o porto comercial de Ponta Delgada precisa de obras é a verdade quem passa por lá sabe que não tem as mínimas condições é só contentores e mais contentores. Já viu o que é um contentor, cair por cima de um passageiro? Ah pois é a Horta não recebe 2 ou 3 navios de cruzeiro ao mesmo tempo. As gaivotas estão a cagar a marina das Portas do Mar e as gaivotas, vão cagar o novo cais da Horta :)
É acordar estes políticos para abrir bem os olhos antes de gastar dinheiro à toa.
Cumprimentos
Nada de politiquices de meia tijela, pois bastam os politicos de caca que temos e respetivos jornalistas de serviço a bajularem, sobretudo no a. oriental que de matutino autonomista se transformou em orgão oficioso. Ponta Delgada tem Apenas 70% de todo p tráfego açoreano e todas as semanas há descarga de graneis em quantidade, ou sejam milhares de toneladas;isto não retira a importancia aos outros , mas as evidencias...Para que conste, estiveram a descarregar nos ultimos dias o Souselas de 20.000 ton, o Centa, 7800 dwt e o Slc Elise de 7500.Quanto aos cruyzeiros, os terminais sAO IMPORTANTES , mas NOS aÇORES NAO HÁ,no Verão, paquetes. O esto é conversa
Obriagdo pela particiação, já agora se me permite sabe qual o sistema utilizado na tremonha para evitar o pó?
Cumprimentos volte sempre
Manuel
Caro MMB
Devo também lembrar que só o cimenteiro MADEIRA descarrega na Praia da Vitória 90.000 a 110.000 toneladas de cimento para abastecimento de todo o grupo central dos Açores.
São graneis auto-descarregados, logo não contam para as contas de alguns.
A grua da Praia da Vitória é responsável pela movimentação de 70% dos contentores que por aqui passam, gostaria de saber quantos contentores foram movimentados pela grua de Ponta Delgada este ano e a perspectiva para 2013.
Nada de politiquice quando estão em causa os interesses de São Miguel e a sua massa empresarial.
OK !
aBRAÇO
ErrE
Boa Noite!
Rui Carvalho, quantos menos barcos de carga, tivermos no porto de Ponta Delgada melhor. Estes barcos, além de serem feios também ficam feios num porto. Por mim, as outras ilhas, podiam pegar em todos os barcos de carga que passam por Ponta Delgada e assim requalificavam o porto comercial para cruzeiros :)
Cumprimentos
Caro Visitante, talvez o caís comercial convertido em terminal de cruzeiros e ferry, tivesse sido uma boa opção e em vez da Portas do Mar numa difrente localização um novo caís comercial.
Abraço,
Manuel
Boa Tarde!
Acho que nem precisava de fazer um porto comercial bastava o porto de cruzeiros e de ferrys assim, deixávamos de receber, os barcos de carga cheios de contentores e recebíamos carga rodada pelos ferrys.
Cumprimentos
Boas tarde, sabe bem que a economia depende dos navios mercantes, a ser assim toda a região teria que ter um diferente modelo de transportes, e uma logística também ela diferente.
Com ro-ro não era impossivel, mas prefiro os porta-contentores.
Abraço,
Manuel
Só agora vi esta "tremonha" que deve ser revestida a ouro para custar 1 milhão de euros. A que está em São Jorge (Velas)é praticamente igual a esta, foi construida localmente e custou vinte mil euros.
Cumprimentos e parabéns pelo Blog.
Boas, bem vindo, a de S Jorge custou, 20 mil a da Terceira 60 mil, a de PDL 1 milhão, mas esta é para evitar o pó´! Ainda não percebi como isto funciona.
Cumprimentos e volta sempre
Manuel
Caro Manuel. É por processo de aspiração das poeiras.
Deu saída pelas 13h do porto de Aveiro, no navio Corvo.
Caro Visitante, Obrigado pela informação, estava curioso para saber como funcionava.
Cumprimentos,
Manuel
Enviar um comentário