Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 4 de maio de 2013

N/F "Express Santorini"-Estreia da rampa ro-ro do Porto da Graciosa




 
 

Ontem ás 12 horas, o navio ferry, "Express Santorini", efectuou a sua primeira escala no porto da Graciosa referente à operação ferry da Atlânticoline, que ontem se iniciou. O grande destaque da escala de ontem vai obviamente para a estreia da rampa ro-ro do porto da Graciosa, ficando o, "Express Santorini", associado à história da nossa rampa.  A rampa é um instrumento que pode vir a ter um papel muito importante no fomento de um mercado interno abrangendo e aproximando todas as ilhas.
Com a rampa não se resolve todos os problemas, resolverá aqueles que os políticos quiserem, mas o importante é que a ferramenta existe e que aos poucos todos nós tenhamos a consciência das potencialidades da sua utilização sem restrições. Felizmente no primeiro dia podemos registar o embarque de uma autocarro de forma tão fácil como estacionar na garagem, o futuro começou ontem, o que vamos ser capazes de fazer dele, isso é uma outra história.
Sendo este dia quanto a mim tão importante não poderia deixar de ser assinalado sem uma simbólica festa (sem convites), não apenas referente à alegria da estreia da rampa, mas também à Amizade. Ao meu Amigo Cmdt Stefanos, à sua tripulação e Staff, Votos de uma boa operação!
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt; Kevin Cunha; Noné; Vangelis
Vídeo: MM Bettencourt.
 
 
 
 






12 comentários:

cacra disse...

Excelente foto-reportagem! Está cada vez melhor o seu blogue. Parabéns

Manuel disse...

Caro cacra, obrigado pelas suas simpáticas palavras, como tudo na vida uma vez conseguimos aquilo que pretendemos outras vezes não, ou seja cada dia aprendemos algo e o blog serve mesmo para eu aprender!
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Parabéns a ti e a todos os graciosenses que ambicionavam ter mais este equipamento ferramenta, que utilizado num sistema integrado de transportes poderá ser uma mais valia para a economia da ilha e dos Açores.

Abraço

ErrE

Anónimo disse...

O Governo regional estava a bordo deste navio no regresso do Pico devido à greve da SATA.

http://www.azores.gov.pt/GaCS/Noticias/2013/Maio/Governo+dos+A%C3%A7ores+regressa+a+Ponta+Delgada+por+via+mar%C3%ADtima+devido+%C3%A0+greve+da+SATA.htm

Fico admirado de nenhum membro do governo ter vindo cortar a fita ou cortar o bolo, pois qualquer celebração é motivo para o governo se meter pelo meio.

Quanto ao uso das rampas, esqueçam a de PDL. Esta manhã, o cais exterior das Portas do Mar estava cheio com um navio de cruzeiros. Quando chegou de Santa Maria, o Santorini foi para o cais interior onde está a rampa ro-ro? É claro que não. É vê-lo aqui no porto comercial:

https://imageshack.us/photo/my-images/826/pdl04052013.jpg/

Manuel disse...

Amigo Rui, obrigado pelas tuas simpáticas palavras, como escrevi podemos até não utilizar a ferramenta mas ela está disponível, agora depende também de nós reivindicar a sua utilização sem limitações.
Abraço
Manuel

Caro visitante, obrigado, eu soube na altura de cortar o bolo que havia o Governo a bordo, se tivessem saído seriam bem vindos à "festa", afinal esta pequena ilha tenta receber bem as pessoas, mas calculo que não sairam pelas mesmas razões que não foi oficialmente inaugurada a rampa!
Cumprimentos
Manuel

antonio sáez disse...

Muchas felicides a los graciosenses por la puesta en marcha de la rampa, y en especial me alegro por Manuel, persona que siente y disfruta como propios los avances de SU puerto y de SU isla.
Me gustó ver juntas, en este feliz estreno, a las personas de la comunidad portuaria, a las cuales tuve oportunidad de conocer en mi visita ésa bonita isla.
Es evidente que en la comunidad incluyo a los cpts/cdts Carvalho y Stefanos, que son graciosenses de adopción.
Abrazos, Antonio.

Victor Insular disse...

Parabéns pela estreia e por mais este passo em direção ao futuro.
Boa reportagem... e já fiquei com fome.

Manuel disse...

Amigo Saez, estou a ver que tem saudades da Irmandade do Porto da Graciosa, o melhor é pensar num regresso à minha ilha!
Um Abraço
Manuel

Amigo Victor Insular, vou tentar dentro das minhas limitações inovar este ano!
Abraço,
Manuel

Ildefonso Ávla disse...

Muitos parabéns, excelente reportagem como é habitual.
Ildefonso

Manuel disse...

Amigo Ildefonso, fez-se o possível para registar o momento e partilha-lo com os amigos e visitantes do blog!

Este ano vou tentar fazer algo diferente!

Abraço
Mnauel

Jorge disse...

Excelente video, excelentes imagens da estreia da rampa ro-ro da Graciosa. Faço votos para que apartir deste ano com o inicio do uso das rampas o Governo comece a pensar seriamente no modelo Ferry anual com carga, pois isso como todos nós sabemos vai fomentar a economia Regional.
Cumprimentos
Jorge Azevedo

Manuel disse...

Boas Amigo Jorge,

Obrigado pela visita. Hoje perguntei quanto custou o transporte do autocarro agora e antes! Nem vou dizer aqui pois foi uma diferença enorme! Para além do preço temos que pensar na facilidade e comodidade do embarque!
O Governo numa altura de crise devia refletir e colocar definitivamente os ferrys ao serviço do desenvolvimento regional, Doa a quem doer!

Abraço,
Manuel