Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 25 de maio de 2013

N/M "FRI SKIEN" na Praia da Vitória




(©) Copyright texto e fotos: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Recolha de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
Depois de em 20 de Fevereiro ter escalado o porto da Praia da Vitória o N/M "FRI PORSGRUNN" (ver aqui), foi agora a vez de o seu gémeo "FRI SKIEN" atracar para carga de aproximadamente 3.000 toneladas de eucalipto em "malotes" com destino ao recebedor  SELBI, S.A. (Celulose Beira Industrial) no porto da Figueira da Foz. Para os menos atentos lembramos que também em 08 de Outubro de 2010 recebemos na Praia da Vitória outro dos gémeos aqui referidos, falamos do N/M "FRI BREVIK" (ver aqui), no entanto ainda esperamos poder por cá registar mais algum dos gémeos, para tal colabore a sorte e a fortuna.
Dados técnicos:
Nome: FRI SKIEN.
IMO: 9148192.
Indicativo de Chamada: ZDGD3.
Numero de MMSI: 236232000.
Bandeira: Gibraltar.
Porto de Registo: Gibraltar.
Ano de Construção: 2000.
Data de Entrada ao Activo: 08/01/2000.
Estaleiro: Scheepswerf Peters B.V.- Kampen, Holanda. Casco#455.
Construção de Casco: Ferro.
Comprimento Fora a Fora: 89,25 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 83,69 metros.
Boca: 13,30 metros.
Pontal: 7,15 metros.
Calado: 5,67 metros.
Arqueação Bruta: 2,780 toneladas.
Arqueação Liquida: 1,587 toneladas.
Porte Bruto: 3,740 toneladas.
Potencia de Maquinas: 2,447 hp (1,800 kw).
Velocidade de Serviço: 12,50 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 548,00 kw.
Potencia de Thruster: 340,00 hp (250,00 kw).
Nomes Anteriores: Polar Sun (2000-2004) e Frisian Sun (2004-2010).



2 comentários:

EstivadoresAveiro disse...

Olá Manuel,
permitam-me que dê a minha opinião em relação à maneira como os atados são engatados. Acho que com o chamado "aparato" rectangular com os 4 cabos caidos na direção das cintas de aço dos atados de toros, era bem mais facil e não esta sempre a enrolar os cabos quando vem desengatados.
http://estivadoresaveiro.blogspot.pt/search/label/Fotos?updated-max=2012-10-08T19:15:00%2B01:00&max-results=20&start=58&by-date=false
Podem ver aqui na nossapagina alguns exemplos.


Abraço
O.Miguel

Manuel disse...

Boas Orlando,

Eu vou ficar calado para quando for à Terceira não levar uma tareia do pessoal, mas digo-te que gosto do sistema tipo spreader com os cabos!
Mas...

Abraço,
Manuel