Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

segunda-feira, 29 de abril de 2013

"MSC Poesia", em Ponta Delgada






© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel 
 Alguns belos  registos fotográficos do nosso Amigo António Simas, que relatam a passagem hoje pelo porto de Ponta Delgada do navio de cruzeiros "MSC Poesia".
Nome: MSC Poesia
IMO: 9387073
Ind. chamada: 3EPL4
MMSI: 355931000
Bandeira: Panamá
Operador: MSC Crociere SpA
T.A.B. 92 627 tons
T.A.L. 64 502 tons
D.W.T. 10 561 tons
Ano: 2008
Estaleiro. Aker Yards SA
Comprimento: 293 metros
Boca: 37,05 metros
Calado: 7,7 metros
Passageiros: Cabines, 1275; camas, 3013; tripulação, 987.
Potência : 78 855 hp
Velocidade máxima: 23 nós; Velocidade de serviço, 22,5 nós.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

N/M "AMSTERDAM", na Praia da Vitória


Ocupando o lugar vacante no cais após a saída do N/M "PERELIK", este N/M "AMSTERDAM" permitiu-nos assim fazer aqui registo da sua passagem pelo porto da Praia da Vitória. Veio de Ponta Delgada onde descarregou parte da sua carga de palmiste e bagaço de algodão, e manifesta um total de 5.569 toneladas, para o recebedor UNICOL importa dizer, destes produtos destinados à fabricação de rações para animais. Sobra referir que o total de cereais/aditivos para rações descarregados a granel neste porto em 2013 atinge após 5 navios o valor de 27.074 toneladas.
DADOS TÉCNICOS:

Nome: AMSTERDAM.
Data e Hora da entrada: 24.04.2013 - 08:00
Indicativo de chamada: V2FM7.
Nº IMO: 9347621.
Porto de registo: St. John´s.
Bandeira: Antigua & Barbuda.
Ano de construção: 2007.
Comprimento f. a f.: 129,38 Mts.
Boca máxima: 19,00 Mts.
Porte (DWT): 11.201 Tons.
Arqueação bruta: 8.407 Mtons.
Arqueação líquida: 4.215 Mtons.
Calado máximo à entrada: 8,00 Mts.
Estaleiro: Daehan Shipbuilding Co. Ltd. - Yeosu - Nº H502.
Último porto: Ponta Delgada.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 3.994 Tons. de Palmiste + 1.575 Tons. de Bagaço de Algodão.
Recebedor: UNICOL.
Auxiliar de proa: 500 Kw.
Potência da Máquina Principal: MAK - 1x6M43-4S/SA/iLV - 5.400 Kw.
Armador: Athen Nordica Schiffahrts (Mar Ship Bereederungs GmbH).
Agência: Thomé de Castro Sucrs. Lda. - José Soares.
Nome do Comandante: Eduard Podvyssots´ky.
Piloto de Serviço: Henrique D'Almeida.


 N/M "Furnas" e N/M "Madeirense 3", fazendo companhia ao N/M "Amsterdam"



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Canal Welland - Navios navegam por cima de túneis, por baixo de pontes, ou lado a lado com os automóveis




O nosso Amigo e habitual Colaborador deste blog, Paulo Renato, regularmente envia-nos belas imagens do Canal Welland, Canadá, desta vez publicamos mais um conjunto de fotos muito diferentes do que habitualmente estou habituado a ver. Nas belas fotos, os navios navegam por cima de túneis, por baixo de pontes, ou lado a lado com os automóveis,  este canal é uma bela obra de engenharia! 


O Canal Welland, fica situado no Canadá, liga o Lago Ontário ao Lago Erie, têm uma extensão de 43,5 km, sendo composto por 8 comportas com 24,4 mts de largura, 233,5 mts de comprimento, onde podem navegar navios com um calado máximo de 8,5 mts e com um comprimento máximo de 225,5 mts. Este canal e as suas comportas têm como objectivo vencer a diferença de altitude entre o Lago Ontário e o Lago Erie, que é de 99,5 mts.
Para além dos vários tipo de pontes, este canal tem a particularidade de ser atravessado por túneis, quer ferroviários quer rodoviários. Para visualizar várias imagens aéreas do Canal Welland, das suas pontes, comportas e túneis, clique AQUI para aceder a mais imagens do movimento do Canal Welland  aceder á Etiqueta Canadá.
(©) Copyrigh fotos: Paulo Renato, Canadá.


Troika de cruzeiros ontem em Ponta Delgada


Uma troika de navios de cruzeiros visitou ontem o porto de Ponta Delgada, esta constituída por "Crown Princess", "Island Sky" e "Delphin". Os dois primeiros atracados no terminal Portas do Mar, enquanto o "Delphin", atracou no caís comercial. Apesar do nevoeiro, o cenário das  fotos proporcionado pela troika é bem bonito!
© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.




terça-feira, 23 de abril de 2013

Não há Sata mas há Santo



Mais cedo do que estava programado a Atlânticoline,  iniciou hoje com o ferry "Express Santorini", a sua operação ferry , com uma viagem extraordinária  entre S. Miguel e Terceira, afim de embarcar cerca de 200 passageiros retidos na ilha Terceira, devido ao facto de dois voos terem sido desviados de Ponta Delgada para as Lajes, facto originado pelas condições meteorológicas. Numa altura em que os funcionários da Sata fazem greve (Respeito o direito à greve), apetece-me perguntar, se houvesse transporte marítimo de passageiros e carga rodada todo o ano haveria tanto impacto com a greve da Sata? 
Vídeo RTPAçores.
(©) Copyright fotos: Carlos Medeiros, Terceira.

"Express Santorini", recolhe 200 passageiros de voos da SATA retidos na ilha Terceira desde segunda-feira

O Governo dos Açores decidiu enviar esta terça-feira à ilha Terceira o navio Express Santorini para recolher cerca de 200 passageiros de dois voos da SATA que na segunda-feira não puderam aterrar em Ponta Delgada devido às condições meteorológicas. Leia o artigo completo no Açoriano Oriental
Fonte: Açoriano Oriental
© Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.
Captura: Localizatodo

segunda-feira, 22 de abril de 2013

"Express Santorini", e Cª em Ponta Delgada


 (©) Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.
 O navio ferry, "Express Santorini", já se encontra em Ponta Delgada,  preparando a logística para dar inicio no dia 2 de Maio  à operação ferry da Atlânticoline, com a viagem temática dedicada à maior Festa religiosa dos Açores, o Senhor Santo Cristo dos Milagres. Seja Bem-Vindo aos Açores Amigo "Santo"!
Embora o meu destaque vá para o N/F "Express Santorini", apreciando as imagens  observamos o caís comercial do porto de Ponta Delgada, bem preenchido, não fosse a segunda-feira o dia programado pelos armadores nacionais para a chegada dos porta-contentores da linha dos Açores, provenientes de Lisboa e Leixões. 
Mais próximos do "Express Santorini", o navio de cruzeiros, "Black Watch", na sua proa, e no caís interior das Portas do Mar o, "Island Sky".

Navio de cruzeiros "Island Sky", em Santa Maria






O navio de cruzeiros "Island Sky", chegou hoje ao porto de Vila do Porto, pelas 7:30 horas, e largou rumo a Ponta Delgada pelas 13 horas. O navio completou assim o seu périplo pelas nossas ilhas, esperemos que futuramente as escalas aumentem de número e que as nossas ilhas e o seu comercio possam tirar mais valias da presença dos seus passageiros.
(©) Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria.

N/P "Delphin", na Praia da Vitória e N/P "Island Sky", em Angra do Heroísmo

Hoje o Porto da Praia da Vitória, recebeu  a visita do navio de cruzeiros "Delphin", que chegou proveniente do Porto das Velas, tendo atracado no caís -10. Se hoje a ilha Terceira contava com a visita dos cruzeiristas vindos no "Delphin", ontem contou com a presença do "Island Sky", que para felicidade dos amantes de navios de Angra do Heroísmo, atracou no porto Pipas.
O meu Agradecimento ao Colega e Amigo Carlos Medeiros, pela cedência das fotos que relatam estas duas escalas.
 Nome: Delphin
IMO: 7347536
Indicativo de Chamada: C6ZV6
Numero de MMSI: 311067500
Bandeira: Bahamas
Porto de Registo: Nassau
Ano de Construcao: 1975
Data de Entrada ao Activo: 15/01/1975
Estaleiro: Oy Wartsila Ab- Turku, Finlandia. Casco#1212
Construcao de Casco: Ferro
Numero de Conves: 3
Comprimento Fora a Fora: 156,27 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 134,02 metros
Boca Maxima: 22,05 metros
Pontal: 16,31 metros
Calado: 6,20 metros
Arqueacao Bruta: 16,214 toneladas
Arqueacal Liquida: 5,865 toneladas
Porte Bruto: 2,697 toneladas
Numero de Cabines: 235
Numero de Camas: 554
Numero de Tripulantes: 250
Potencia de Maquinas Principais: 18,014 hp (13,250 kw)
Velocidade de Servico: 21,00 nos
Potencia de Geradores Auxiliares: 3,816 kw
Potencia de Combustivel: 210,00 toneladas
Numero de Thrusters: 1
Nomes Anteriores: Byelorussiya (1975-1993) e Kazakhstan II (1993-1996)
"Island Sky" atracado no porto Pipas, Angra do Heroísmo
 Nome: Island Sky
Imo: 8802894
Ind chamada: C6TQ2
MMSI: 311 743 000
Bandeira: Bahamas
Porto de registo: Nassau
Operador: Noble Caledonia
Ano: 1992
Estaleiro: Nuovi Cantieri Apuania
T.A.B./ T.A.L.: 4200 / 1263 tons
Comprimento: 90,36 mts
Boca: 15,30 mts
Calado: 4,05 mts
Capacidade: 57 cabines-114 camas-72 tripulantes
Potência da máquina principal: 4840 hp
Velocidade: 15,5 nós

Sugestão para o Porto de Ponta Delgada, por Tiago Sousa

Acedendo ao pedido nosso Amigo Tiago Sousa, publico um desenho da sua autoria, que incorpora algumas sugestões para obras a executar no Porto de Ponta Delgada. Agradecemos a participação dos nossos Visitantes, no espaço de comentários, é de fácil acesso e não necessita de qualquer registo, Obrigado!
© Imagem GoogleSat / Desenho Tiago Sousa.

domingo, 21 de abril de 2013

Visita virtual ao porta-contentores "Eugen Maersk"

(©) Copyright fotos e captura: Maersk Line.
Para quem gosta de porta-contentores, e de navios de uma forma geral, a Maersk Line, disponibiliza aos seu fans, uma visita virtual ao navio, "Eugen Maersk" um dos 7 irmãos do "Emma Maersk" (Aceder AQUI)
9321524  EBBA MAERSK
9321548 EDITH MAERSK
9321500 ELEONORA MAERSK
9321536 ELLY MAERSK
9321483 EMMA MAERSK
9321495 ESTELLE MAERSK
9321550 EUGEN MAERSK
9321512 EVELYN MAERSK




N/M "PERELIK" na Praia da Vitória



(©) Copyright texto e fotos: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.
 A escala deste N/M "PERELIK" fica marcada pela velha história do cidadão que comprando um carro novo se esqueceu que este não cabia na porta da garagem, e agora se amargura se lhe roubarão os pneus ou riscarão a pintura. Significa isto que, "alguém" importante no processo de fretamento deste (e de outros) navio se está a esquecer (ou velhacamente, não) que o porto da Praia da Vitória não tem os meios adequados (reboques) para operar navios de pequeno-médio porte, acima de 10.000 toneladas, em qualquer condição meteorológica. Não é aceitável para quem quer ser a "Singapura do Atlântico" desleixar estes pormenores e estar preocupado em outros investimentos avultados de rentabilidade duvidosa e sem qualquer cabimento na missão de uma Administração Portuária, enfim !!! Posto isto, antecipada a manobra de 2ª Feira devido às más condições meteorológicas, importa dizer que este é o quarto navio de cereais/aditivos da ano 2013, manifestando 6.076 toneladas de milho Búlgaro para o recebedor Terceirense Rações, o que eleva o total descarregado destes produtos neste porto da Praia da Vitória para as 21.505 toneladas.
 Nome: PERELIK.
Data e Hora da entrada: 20.04.2013 - 17:30
Indicativo de chamada: 9HRZ5.
Nº IMO: 9132507.
Porto de registo: Valetta.
Bandeira: Malta.
Ano de construção: 1998.
Comprimento f. a f.: 142,14 Mts.
Boca máxima: 22,23 Mts.
Porte (DWT): 13.887 Tons.
Arqueação bruta: 10.220 Mtons.
Arqueação líquida: 5.123 Mtons.
Calado máximo à entrada: 8,60 Mts.
Estaleiro: Varna Shipyard AD - Varna - Nº 713.
Último porto: Varna.
Próximo porto: Ponta Delgada.
Tipo de carga: 6.076 Tons. de Milho.
Recebedor: Terceirense Rações.
Auxiliar de proa: Não tem.
Potência da Máquina Principal: B&W 1x7S35MC-2S/SA/iLV - 4.900 Kw.
Armador: Perelik Maritime (Navigation Maritime Bulgare).
Agência: BENSAUDE Ag. Navegação - João Martins.
Nome do Comandante: Aleksandar Stefanov Velinov.
Piloto de Serviço: Guilherme Bettencourt.